Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Concerto, livro e exposição sobre Álvaro Carneiro na Reitoria

Fotos
Convite - exposição
Convite - recital
Capa da edição da partitura
Exposição (foto de José Gomes/BPB-UMinho)
Exposição (foto de José Gomes/BPB-UMinho)
Apresentação do concerto (foto de Henrique M. Almeida)
Concerto (foto de Henrique M. Almeida)
Miguel Simões e Sander Sittig (foto de Henrique M. Almeida)
Público (foto de Henrique M. Almeida)
07/12/2017 - 12/01/2018
Reitoria, Lg. Paço, Braga
Exposição (foto de José Gomes/BPB-UMinho)
Exposição "Álvaro Carneiro (1909-1986)" de 7 de dezembro de 2017 a 12 de janeiro de 2018, na galeria da Reitoria da UMinho, no centro de Braga, podendo ser visitada nos dias úteis, das 9h00-12h30 e 14h00-17h30. Mostra de cariz bibliográfico e documental para dar a conhecer a vida e a obra daquele músico e compositor bracarense, incluindo um conjunto de publicações e documentos sobre o seu legado e os seus contributos ao serviço da cultura musical.

Iniciativa a assinalar o encerramento das comemorações dos 175 anos da Biblioteca Pública de Braga (BPB), incluindo a 7 de dezembro, às 21h30, no salão medieval da Reitoria, o recital de Miguel Simões (violino) e Sander Sittig (piano) com as obras “Sonata (em Sol Menor) para Violino e Piano” de Álvaro Carneiro, editada nesta mesma sessão, e “Sonata em Lá Maior”, de César Frank (1822-1890). A edição da partitura da "Sonata" de Álvaro Caneiro, cujo original manuscrito, de julho de 1963, foi entregue à BPB com o seu espólio musical, surgiu de uma parceria da BPB com o Município de Braga, tendo o prefácio do compositor João-Heitor Rigaud.

Esta "Sonata" de Álvaro Carneiro foi estreada ao vivo a 5 de maio de 1967, pelo violinista Carlos Fontes e pelo pianista Fernando Jorge Azevedo, no salão nobre da BPB (atual salão nobre da Reitoria da UMinho), numa iniciativa da Pro-Arte. Foi depois tocada em 1974/75 por Elwyn Adams e Marcia Abraham em Gainesville (EUA) e por Moses Sequerra e Madeleine Virlogeux-Henriet em Fano, Arezzo (Itália), Cáceres (Espanha) e Drancy (França).

+Info: www.bpb.uminho.pt, 175anosbpb.pt/bpbuminho
www.bpb.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/Eventos/EventosView.ascx&ItemID=88&Mid=19&lang=pt-PT&pageid=6&tabid=7