Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva | janeiro'2017

Fotos
Braille
Ondina
Línguas Vivas
BLCS jan'2018
03/01/2018 - 31/01/2018
BLCS, Braga
BLCS jan'2018
Programa de atividades de janeiro de 2018 na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, uma unidade detida pela Universidade do Minho e pelo Município de Braga.

PROGRAMA

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS (entrada livre)

03 a 13 janeiro
| Corredor do rés-do-chão
Exposição "Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI)". Publicações em braille, áudio livros, equipamento específico para pessoas cegas e com baixa visão e explicação do seu funcionamento.

03 a 13 de janeiro
| Corredor do rés-do-chão
Exposição bibliográfica “Fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro” José Saramago in "Ensaio sobre a Cegueira" (página 26). Exposição bibliográfica com literatura de ficção que aborda a temática da deficiência da visão, enquadrada no âmbito do Dia Mundial do Braille (4 de janeiro). As obras selecionadas incorporam, como personagens principais ou secundárias, pessoas que possuem deficiência visual, ou até acontece ser este o tema central da obra. As situações descritas podem ser mais metafóricas ou reflexivas, mais mistificadas ou reais. Faça a sua descoberta. Entrada livre.

06 a 31 de janeiro
| Sala de exposições
Projeto artístico “Luz, cor e maçã” de Adriana Henriques. A «tentação da maçã» revela-se na paixão pela estética, no «amor pela arte», na «confidência dos enredos», sem acreditar na maçã como fruto proibido, como pecado original, mas como um carismático fruto do jardim deste universo. Entrada livre.

08 a 31 de janeiro
| Corredor do rés-do-chão
Exposição bibliográfica "Descobrir a obra de Maria Ondina Braga". Organização: BLCS. Entrada livre.

27 de janeiro a 27 de fevereiro
Exposição fotobibliográfica "Lembrar o Holocausto: a memória necessária". Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, das vítimas do genocídio que ceifou a vida de milhões de judeus durante a II Guerra Mundial. Comissária: Maria Noronha (BLCS). Entrada livre.


APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES

25 de janeiro
| 18h30 | Auditório
Apresentação do livro "Memórias de um passado comum - 1967-2017". Vários autores. Edição Seda Publicações.

27 de janeiro
| 17h30 | Auditório
Apresentação do livro de poesia "A evocação das águas", de Lília Tavares. Apresentação a cargo de Conceição Lima, autora do Programa de Rádio Hora da Poesia. Edição Seda Publicações. Presença de Pedro Freitas, o jovem dizedor que se evidenciou no Got Talent para dar voz a poemas da autora. Mara Morais, bailarina, que aderiu a este projecto poético, trará música em movimento a este instante de Poesia.


PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES

terças e quintas-feiras
| 9h30-12h30 (novo serviço)
Consultório de Leituras para Si. A Biblioteca disponibiliza gratuitamente a partir de janeiro, um serviço de aconselhamento de leitura individual, levado a cabo pela psicóloga Sandra Rodrigues (BLCS). Serão sugeridas leituras que promovam o autoconhecimento e conduzam a uma reflexão abrangente. Marcação prévia através do email sandra.rodrigues@blcs.pt.

A agendar
Ler para socializar: clubes de leitura em entidades parceiras da BLCS (nova atividade). A partir de solicitações de entidades parceiras que manifestem o seu interesse na formação de clubes de leitura, a BLCS proporciona a presença de um profissional que participe ativamente nestes grupos, nomeadamente na dinamização das sessões de cada clube que venha a ser concretizado. Manifestações de interesse através do email marcacoes@blcs.pt.

04 de janeiro | 09h30 e 11h30 | Sala de exposições
Dia Mundial do Braille. Workshop de 90 minutos, para 2 grupos (8 pessoas por grupo), dinamizado pelo Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão. Inscrição gratuita prévia.

05 e 26 de janeiro | 14h30-16h30
Oficina do Tricô para Jovens e Adultos. Atividade quinzenal, na primeira e última quinta feira do mês. Cada participante deverá trazer agulhas de tricô e um novelo de lã. No primeiro encontro haverá um diálogo entre todos os participantes para verificar o grau de familiaridade com as práticas do tricô. Número mínimo 5 participantes / máximo 15 participantes. Dinamização: Lucília Brandão (BLCS). Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253205977.

10 a 13 de janeiro | Vários locais
Descobrir Maria Ondina Braga (Braga, 13 de janeiro de 1932-Braga, 14 de março de 2003). Organização: UMinho, Museu Nogueira da Silva, Município de Braga, Universidade Católica Portuguesa, Rede de Bibliotecas de Braga. Visitas guiadas ao espaço/espólio Maria Ondina Braga, no Museu Nogueira da Silva, de 10 a 12 janeiro. Exposição na Galeria do Museu Nogueira da Silva (painéis criados pela Escola Secundária Alberto Sampaio) a partir de 10 janeiro. Noite Literária Maria Ondina Braga - envolvimento/participação das escolas - dia 12, às 21h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Conferência "Descobrir Maria Ondina Braga" no dia 13, pelas 16h00, no Museu Nogueira da Silva.

12 de janeiro | 18h00-20h00
Palestra de Gen Rigden, Centro de Meditação e Budismo Moderno do Porto. Contactos para inscrição: prof.meditarnoporto@gmail.com.

13 de janeiro | 15h00 | Auditório
Tardes da Matemática. Tema: Infinito - um tributo a Georg Cantor. Oradora Lisa Santos (UMinho). A noção de cardinal de um conjunto finito é facilmente explicada a crianças que já saibam contar. O conceito de cardinal de um conjunto infinito é bastante mais difícil de ser entendido, mesmo por alunos no final do ensino secundário. Nesta palestra abordarei a noção de conjunto infinito, fornecendo alguns exemplos simples e referindo as dificuldades encontradas por Cantor, a quem devemos vários resultados importantes no âmbito deste tópico. Entrada livre.

22 de janeiro a 9 de abril
Curso de Grego Antigo Vivo, Iniciação. No final, o aluno deve ser capaz de: conhecer o alfabeto grego; estabelecer breves interações em grego antigo; ler textos rudimentares em grego; ter um conhecimento básico das declinações e dos casos gregos, assim como do tempo presente. Programa: Gramática: a primeira declinação; A segunda declinação; O verbo (ser); O tempo Presente; Usos do artigo. Conhecimento ativo: Apresentação: nomes, profissões, países e localidades; Leitura e compreensão de pequenos textos; Pequenos diálogos em grego; Pequenas descrições em grego; Breves composições em grego. Metodologia: O método de ensino da língua grega será o mesmo que é usado nos Cursos Livres de Latim: assentará, portanto, na forma de aprendizagem das línguas modernas. O conhecimento gramatical é preterido em função de uma aprendizagem em uso. O aluno deve aprender a utilizar o grego tal como o fará na aprendizagem de uma língua viva: falando, lendo, escrevendo. Destinatários: pessoas que queiram aprender grego clássico, que nunca o estudaram ou que desejem voltar a fazê-lo. Professor: André Antunes. Duração: 24 horas, 2 horas por semana, Horário: segundas-feiras, das 18:00 às 20:00 Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Custo: 40 euros. Número mínimo de participantes: 7. Inscrições no Balcão do Setor Educativo da Biblioteca.

23 de janeiro a 10 de abril
Curso de Grego Antigo Vivo, Continuação. No final, o aluno deve ser capaz de: consolidar e ampliar o vocabulário da língua grega; estabelecer breves interações em grego antigo; ler textos rudimentares em grego; consolidar e sistematizar o conhecimento das declinações e conjugações verbais. Programa: Gramática: a terceira declinação; A voz médio-passiva; Os verbos depoentes Conhecimento ativo: Leitura e compreensão de pequenos textos; Pequenos diálogos em grego; Pequenas descrições em grego; Breves composições em grego. Destinatários: pessoas que já tenham começado a estudar a língua grega através do método vivo (Curso de 25 horas) e que desejem progredir com o seu estudo. Professor: André Antunes. Duração: 24 horas, 2 horas por semana, Horário: terças-feiras, das 18h00 às 20h00. Local: BLCS. Metodologia: O método de ensino da língua grega será o mesmo que é usado nos Cursos Livres de Latim: assentará, portanto, na forma de aprendizagem das línguas modernas. O conhecimento gramatical é preterido em função de uma aprendizagem em uso. O aluno deve aprender a utilizar o grego tal como o fará na aprendizagem de uma língua viva: falando, lendo, escrevendo. Custo: 40 euros. Número mínimo de participantes: 7. Inscrições no Balcão do Setor Educativo da Biblioteca.

24 de janeiro a 11 de abril | 18h00-20h00
Curso de Latim Língua Viva, Iniciação. No final, o aluno deve ser capaz de: ter um vocabulário latino básico; estabelecer breves diálogos em latim; ler textos rudimentares em latim; ter um conhecimento básico das declinações e dos casos latinos, assim como de alguns dos seus tempos verbais. Programa: Gramática: a primeira declinação; A segunda declinação; A terceira declinação; O verbo esse; O tempo Presente e o Pretérito Imperfeito; Pronomes pessoais. Conhecimento ativo: Apresentação: nomes, profissões, países e localidades; Leitura e compreensão de pequenos textos; Pequenos diálogos em latim; Pequenas descrições em latim; Breves composições em latim. Destinatários: pessoas que queiram aprender latim, que nunca o estudaram ou que desejem voltar a fazê-lo. Professor: André Antunes. Duração: 24 horas, 2 horas por semana, Horário: quartas-feiras, das 18h00 às 20h00. Local: BLCS. Metodologia: O método de ensino da língua latina será baseado no adotado na docência das línguas modernas. O conhecimento gramatical é preterido em função de uma aprendizagem em uso. O aluno deve aprender a utilizar o latim tal como o fará na aprendizagem de uma língua viva: falando, lendo, escrevendo. Custo: 40 euros. Número mínimo de participantes: 7. Inscrições no Balcão do Setor Educativo da Biblioteca.

24 de janeiro a 11 de abril | 15h00-17h00
Curso de Latim Língua Viva para jovens, Iniciação. No final, o aluno deve ser capaz de: ter um vocabulário latino básico; estabelecer breves diálogos em latim; ler textos rudimentares em latim; ter um conhecimento básico das declinações e dos casos latinos, assim como de alguns dos seus tempos verbais. Programa: Gramática: a primeira declinação; A segunda declinação; A terceira declinação; O verbo esse; O tempo Presente e o Pretérito Imperfeito;Pronomes pessoais. Conhecimento ativo: Apresentação: nomes, profissões, países e localidades; Leitura e compreensão de pequenos textos; Pequenos diálogos em latim; Pequenas descrições em latim; Breves composições em latim. Destinatários: jovens dos 15 aos 18 anos, que queiram aprender latim, que nunca o estudaram ou que desejem voltar a fazê-lo. Professor: André Antunes. Duração: 24 horas, 2 horas por semana, de 24 de janeiro a 11 de abril; Horário: quarta-feira, das 15h00 às 17h00. Local: BLCS. Metodologia: O método de ensino da língua latina será baseado no adotado na docência das línguas modernas. O conhecimento gramatical é preterido em função de uma aprendizagem em uso. O aluno deve aprender a utilizar o latim tal como o fará na aprendizagem de uma língua viva: falando, lendo, escrevendo. Custo: 40 euros. Número mínimo de participantes: 7. Inscrições no Balcão do Setor Educativo da Biblioteca.

25 de janeiro a 12 de abril | 18h00-20h00
Curso de Latim Língua Viva, Continuação (completar 50 horas). No final, o aluno deve ser capaz de: ter um vocabulário latino consolidado; melhorar a sua capacidade para dialogar em latim; ler em latim textos com um grau de complexidade cada vez mais elevado. Programa: Gramática: a terceira declinação; adjetivos da primeira classe (consolidação); o Pretérito Imperfeito; a voz passiva. Conhecimento ativo: Leitura e compreensão de textos; Diálogos em latim; Descrições em latim; Breves composições em latim. Metodologia: O método de ensino da língua latina será baseado no adotado na docência das línguas modernas. O conhecimento gramatical é preterido em função de uma aprendizagem em uso. O aluno deve aprender a utilizar o latim tal como o fará na aprendizagem de uma língua viva: falando, lendo, escrevendo. Destinatários: pessoas que já tenham começado a estudar a língua latina através do método vivo (Curso de 25 horas) e que desejem progredir com o seu estudo. Professor: André Antunes. Duração: 24 horas, 2 horas por semana, Horário: quintas-feiras, das 18h00 às 20h00. Local: BLCS. Custo: 40 euros. Inscrições no Balcão do Setor Educativo da Biblioteca.

25 de janeiro | 21h30
Conversas do PSI para SI. Tema: O amor e a sexualidade devem ser normalizados ou verdadeiramente humanizados. Oradores: José Luis Gomes (psicólogo e psicoterapeuta) e convidado. Entrada livre.

30 de janeiro | 21h30
Encontros de Cidadania e Direitos Humanos. Organização Civitas Braga. Apoio BLCS e Fundação Castro Alves.


ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
*As atividades infantis e juvenis estão sujeitas a marcação prévia, até dois dias úteis de antecedência, pelo telefone 253205977 ou e-mail marcacoes@blcs.pt. Nº mínimo de 5 crianças por atividade.

Quartas-feiras
Toca as palavras e sente, agita as asas da mente - oficina de leitura e psicologia das emoções (nova atividade). Obras retiradas das sugestões do Plano Nacional de Leitura 2027. Oferta às escolas - com marcação prévia. Destinatários – alunos dos 2º e 3º ciclos e Secundário. Duração: 90 minutos. Responsável: Sandra Rodrigues (Psicóloga / BLCS). Inscrições gratuitas através do email marcacoes@blcs.pt.

04 de janeiro
| 14h30
Dia Mundial do Braille - A Boneca Brailine ensina-te um novo sistema de escrita e de leitura. Pequena demonstração da boneca de braille às crianças (chamada Brailine), que tem como finalidade ensinar braille às crianças. Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos. Duração: 40 minutos. Dinamização: Lucília Brandão (BLCS). Inscrição gratuita.

05 de janeiro | 10h00
Oficina de escrita Pescadores de palavras. Basta imaginar um peixe para o ver saltar na água. Objetivos: estimular a criatividade, a imaginação e a sensibilidade, usando técnicas de trabalho individual e de conjunto. Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e utilizar a palavra em contextos diversificados. Produção de pequenos textos de diferentes géneros (poesia, prosa, entre outros). Duração: 60min. Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos. Responsável pela atividade: Lídia Borges (escritora) Inscrição gratuita pelo email marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253205977.

05 de janeiro | 14h30
Oficina de escrita Os Escrevinhadores. Um Rei Mago e na poesia não fico gago! – Oficina de escrita + Oficina de artes plásticas! A partir da Lenda dos Reis Magos vem ser o poeta dos reis e criar o objeto precioso que eles trazem na cabeça! Objetivos: Comemorar o Dia de Reis e estimular nas crianças a criatividade e o gosto poético. Dinamização: Ermelinda Jesus [BLCS]. Público-alvo: crianças entre os 6 e 10 anos. N.º mínimo de participantes 15; máximo 20. Duração: 80 minutos. Inscrição gratuita prévia através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253205977.

06 de janeiro
| 15h30
Brincar na filosofia. Histórias, perguntas, jogos e música. Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos. Duração: 60 minutos. Dinamizado por Sónia Peixoto (licenciada em Filosofia). Inscrição gratuita prévia obrigatória.

08 de janeiro | 10h00, 11h00, 14h00, 15h00
Os movimentos do sistema solar. Comemoração do Dia da Rotação da Terra. Sessões de 45 minutos. Inscrições abertas a todas as escolas, desde o pré-escolar. Responsável pela atividade: Planetário - Casa da Ciência Braga. Apoio: Município de Braga e BLCS. Inscrição gratuita obrigatória para o e-mail geral@casacienciabraga.org.

11 de janeiro | 14h30
Histórias recicladas: “O chico fantástico”, de Pedro Seromenho. Apoiados na reciclagem de materiais de desperdício vamos estimular a criação artística e descobrir as histórias que se podem criar ou encontrar por trás desses materiais. Público-alvo: 6 aos 12 anos. Nº mínimo: crianças; máximo 20. Duração: 90 minutos. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Inscrição pelo email marcacoes@blcs.pt.

13 de janeiro | 10h30
Ioga com história e dança. Com yoga e entre histórias podemos experimentar algumas posturas de yoga especialmente adaptadas às crianças e viver momentos mágicos ouvindo ao mesmo tempo uma história! Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos. Duração: 50 minutos. N° mínimo 5 crianças, máximo 15. Orientação: Márcia Sobral (Estúdio Criativo – Criactiv). Inscrição gratuita prévia e obrigatória pelo email marcacoes@blcs.pt.

19 de janeiro | 10h00
Sonhar com letras e sons. Objetivo: cantar, aprender e criar; inventar histórias, trabalhar o vocabulário e a dicção. Público-alvo: 3 aos 5 anos. N° mínimo: 10 crianças. Dinamizada por maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes. Duração: 50 a 60 minutos. Inscrição pelo email marcacoes@blcs.pt.

20 de janeiro | 16h00
Leituras em família – Com vida livros. Com a Academia de Teatro TIN.Bra. A Biblioteca convida seus pequenos leitores e pais para juntos saborearem um delicioso momento com os livros. Um espaço onde as histórias sairão do papel e ganharão vida pelos contadores de histórias do Tin.Bra. Um momento para a família. Um convite para todos! Público-alvo: crianças dos 3 aos 10 anos e pais/família. Duração: 30/45 minutos (história do mês). Inscrição gratuita prévia obrigatória.

25 de janeiro | 14h30
Oficina de escrita criativa - Em janeiro, com a caixa cria um conto inteiro! A partir de jogos com objetos variados tirados à sorte de dentro de uma caixa (misteriosa…), tu poderás construir uma lagarta de histórias para partilhar. Objetivos: estimular nas crianças a criatividade e o gosto pela escrita. Dinamização: Ermelinda Jesus (BLCS). Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos. N.º de participantes: 10 a 15. Duração: 80 minutos. Inscrição gratuita prévia e obrigatória pelo email marcacoes@blcs.pt.

26 de janeiro | 10h30
Fantochar. Espaço onde as histórias se constroem, numa interação do animador com as crianças e acompanhantes e... também com os fantoches: sementes, plantas, flores e frutos.
Público-alvo: crianças dos 6 aos 12 anos. Nº mínimo 10 crianças; máximo 25. Duração: 60 minutos. Inscrição gratuita prévia e obrigatória pelo email marcacoes@blcs.pt.

27 de janeiro | 16h00
Atividades para pais & bebés (1 aos 3 anos). História “A Carochinha e o João Ratão” Luísa Ducla Soares. Um conto sensorial muito engraçado de uma avozinha, cheio de sensações e emoções à volta do Outono. Música alusiva ao tema com instrumentos. Jogos de movimento e sensoriais. Atelier de expressão plástica. Público-alvo: pais e crianças do 1 aos 3 anos. Duração: 45 minutos. Nº máximo de inscrições: 12. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia). Inscrição gratuita prévia pelo email marcacoes@blcs.pt.

31 de janeiro | 14h30
Histórias com boas maneiras. Hora do conto + oficina plástica. Narração de uma história sobre etiqueta e boas maneiras para crianças, seguida da construção de um fantoche, com materiais reutilizados.Público-alvo: 5 aos 12 anos. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Nº mínimo: crianças; máximo 20. Duração: 1h30. Participação gratuita pelo email marcacoes@blcs.pt.


HORAS DO CONTO PERMANENTES
Inscrições gratuitas obrigatórias pelo email marcacoes@blcs.pt ou telefone 253205977.

Terças-feiras | 10h00
Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto… - Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira (para crianças dos 3 aos 13 anos).

Terças-feiras | 14h30
Contar, recontar e inventar... Histórias da tradição - Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (para crianças dos 7 aos 13 anos); Ou Ler, reler e tresler... Miguel Torga. Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (para jovens a partir dos 13 anos e adultos).

Quartas-feiras | 10h00
Cantar histórias - Atividade de animação do livro e da leitura com acompanhamento de viola, dinamizada por António Castanheira (para crianças dos 3 aos 13 anos e adultos).

Quintas-feiras | 10h00
A magia do «Era uma vez... - Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone da Paz Soares (para crianças dos 3 aos 13 anos).


PÚBLICO SÉNIOR

Primeira terça-feira do mês | 14h30
Histórias da tradição, com o contador José Machado. Hora do conto e partilha de memórias e experiências de vida. Duração: 1h00. Para crianças e jovens de 65 anos em diante. Inscrições pelo email marcacoes@blcs.pt.


BLCS FORA DE PORTAS (atividades permanentes)

Mensalmente (a agendar)
Hora do conto infantil e juvenil nas escolas. Preparem-se, meninos e meninas, que as histórias vão aí! Realização de horas de conto em escolas de zonas geográficas mais periféricas. Organização: BLCS e Voluntários da Leitura.

Quinzenalmente | Hospital de Braga
1 conto e 2 Marias com histórias abensonhadas. A BLCS leva à ala de internamento da Pediatria do Hospital de Braga (crianças, jovens e pais) histórias de ler, de ouvir, de contar e recontar, reforçadas pelo jogo lúdico das rimas, do ritmo e das imagens. São histórias onde o sonho e a fantasia dão que pensar e ajudam a curar.


PROGRAMA DE LITERACIA DIGITAL (público adulto)

Quintas-feiras | 14h00-15h00
Consultório Digital do Cidadão. Apoio e orientação na pesquisa e consulta de sites da Administração Pública online, com vista à autonomia do cidadão em vários serviços (exemplos: Ministério da Saúde, da Finanças, Segurança Social, entre outros). Carlos Cordeiro, BLCS. Obtenção do Diploma de Competências Básicas em TIC - data a solicitar, 14h30 - Teste diagnóstico e Exame de competências básicas em TIC. Org.: BLCS (Thiago Cunha). Inscreva-se pelo telefone 253205977 ou email marcacoes@blcs.pt. Custo de inscrição: 5 euros. Requisito obrigatório: apresentação do Documento de identificação (Cartão de Cidadão ou BI). Nº máximo de inscrições: 10. Inscrição prévia obrigatória com 2 dias úteis de antecedência no balcão do Setor Educativo da BLCS.

17, 24 e 31 de janeiro | 14h00-16h00 | Sala de expressões da BLCS
Formação inicial em Informática - Touchscreen: Meio facilitador na formação e inclusão digital de idosos. Sessão 1, dia 17: Acesso à internet, pesquisa de informação e conta de correio eletrónico. Sessão 2, dia 24: Abordagem e interação com as redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram); Ferramentas de Comunicação (Skype, Viber, Facetime, Messenger e Hangout). Sessão 3, dia 31: Homebanking, Segurança Social Direta, Site das Finanças e e-fatura, Saúde24 online; Serviços Públicos e Compras Online. Exercícios práticos e dúvidas dos formandos. Formador: Thiago Cunha, BLCS. Apoio da Fundação PT.

+Info:
www.blcs.pt