Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Conferências "Arte e Dança" no Museu Nogueira da Silva

Fotos
Convite
Foto: MNS-UMinho
sábado, 28/04/2018
Museu Nogueira da Silva, Av. Central, Braga
Foto: MNS-UMinho
Conferências "Arte e Dança - Tertúlia sobre Criação Artística" a 28 abril, a partir das 16h30, no Museu Nogueira da Silva, uma unidade cultural da UMinho no centro de Braga. Iniciativa de entrada livre, organizada pela Câmara Municipal de Braga no âmbito da terceira edição do programa “B de Dança” e do Dia Mundial da Dança.

PROGRAMA

16h30 | 1ª Conferência:
"A Dança e as outras Artes: Da Génese do Bailado Romântico aos Ballet Russes", por Fernando António Baptista Pereira, professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Ao afirmar-se como Arte Performativa no Mundo Teatral, a Dança estabeleceu constantes ligações quer com a Música e com a Poesia (suas parceiras entre as Artes Liberais tuteladas pelas Musas), quer com as Artes Visuais, aspirando à Obra de Arte Total ou, pelo menos, participando dela, se entendida como o espetáculo operático romântico. Ao longo deste período, a dança foi adquirindo e reforçando a sua autonomia e aperfeiçoando os argumentos e os ambientes cénicos, como os paradigmas dos papéis masculinos e femininos e ainda as sofisticadas técnicas baléticas. No início do século XX, os Ballets Russes, ao mesmo tempo que fixaram, para a posteridade, algumas das peças fundamentais do repertório oitocentista, iniciaram, durante vinte anos (1909-1929), uma renovação profunda que abrangeu não só a música e a coreografia como a cenografia e os figurinos, envolvendo artistas dos principais movimentos das Primeiras Vanguardas da Dança, da Música, das Artes Visuais e da própria Literatura.

18h00 | 2ª Conferência:
"A criação de um bailado sob a perspectiva dos criadores", por Fernando Duarte, José António Tenente, Joana Astolfi e Afonso Cruz"
Ao espectador oferece-se sempre a liberdade de ler, apreciar e interpretar as propostas dos artistas. Porém, a criação artística nunca poderá ser melhor descodificada do que pela explicação dos próprios criadores. Enquanto a criação do bailado "Murmúrios de Pedro e Inês" é o elo de ligação entre os criadores das várias componentes que o integram, cada criador fala sobre a sua perspetiva, os desafios e as singularidades da criação, podendo nesta conversa em tom informal colocar-se questões diretamente aos criadores.

+Info: www.mns.uminho.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024