Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Igualdade de género e diversidade em contexto universitário

Fotos
Destaque_encontro
terça-feira, 15/01/2019
Sala de Atos do ICS, Campus de Gualtar
Destaque_encontro
Sessão “Igualdade de género e diversidade em contexto universitário” no âmbito do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Início às 14h30. Entrada livre.
A primeira sessão de 2019 do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade terá lugar no próximo dia 15 de janeiro, pelas 14h30, na Sala de Atos do ICS, Campus de Gualtar. “Igualdade de género e diversidade em contexto universitário ” é o tema da sessão, que contará com a apresentação e discussão de dois projetos internacionais.

Lígia Amâncio irá apresentar a Carta de Princípios sobre Igualdade de Género elaborada no contexto do Projecto SAGE (Systemic Action for Gender Equality). Por seu turno, Isabel Ramos irá fazer uma breve apresentação do projeto EQUAL-IST e dos contributos do Plano de Igualdade de Género na Universidade do Minho. A sessão contará ainda com o comentário de Emília Araújo e será moderada por Rosa Cabecinhas, ambas investigadoras do CECS.

A entrada é livre.

Notas biográficas:
Lígia Amâncio é licenciada em Psicologia e Educação pela Universidade de Paris VIII e doutorada em Sociologia pelo ISCTE onde prestou provas de agregação. É professora catedrática de psicologia social do ISCTE-IUL desde 2002. A sua carreira de investigação centrou-se no estudo dos processos de construção social do masculino e do feminino e das suas implicações para a discriminação das mulheres no trabalho, em particular a integração das mulheres em profissões masculinas. Foi Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres de 1996 a 1998 e Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de 2006 a 2012. Atualmente é coordenadora do projeto SAGE (Systemic Action for Gender Equality), no ISCTE-IUL. Aposentou-se em 2018.

Isabel Ramos é professora associada com agregação no Departamento de Sistemas de Informação na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É Coordenadora Geral do Projeto EQUAL-IST (Gender Equality Plans for Information Sciences and Technology Research Institutions), Diretora do Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação e Presidente da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.

Emília Araújo é professora Auxiliar no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Desde 2013 exerce as funções de vice-presidente da referida instituição, tendo também dirigido anteriormente o Mestrado em Sociologia. Doutorada em Sociologia, em 2005, ensina nas áreas das metodologias, cultura e tecnociência e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre sociologia do tempo, mobilidades e ciência. Foi investigadora principal do projeto “Mobiscience: trajectórias de investigadores Portugueses e circulação do conhecimento” e tem participado em vários projetos de investigação relacionados com a cultura, ciência e tecnologia. Também tem trabalhado na área de género, mobilidade e ensino superior.
É membro da Associação Portuguesa de Sociologia e da IAMCR. Dinamiza a Associação Portuguesa de Estudos do Tempo e Sociedade. Integra a equipa coordenadora do think tank Communitas do CECS.


Rosa Cabecinhas é professora no Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. É diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais e dedica-se principalmente às seguintes áreas de investigação: diversidade e comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais e discriminação social.
Do site do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade: