Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Portal UMinho
Iniciar sessão
Seguir
UMinho
Ensino
Investigação
Vida e Bem-Estar
50 Anos UMinho
Detalhe do evento
EN
O seu browser parece não ter o JavaScript ativado. Ative o JavaScript e tente novamente.
O seu browser parece não ter o JavaScript ativado. Ative o JavaScript e tente novamente.
UMinho
Informação Institucional
Missão
Estatutos
Historia
Factos e Números
Planos, relatórios e regulamentos
Símbolos e Hino
Bandeira
Brasão
Hino
Identidade Gráfica
Sinfonia
Órgãos e Unidades
Conselho de Curadores
Conselho geral
Reitor
Equipa Reitoral
Galeria de Reitores
Conselho de gestão
Senado académico
Conselho cultural
Prémio Victor de Sá
Aviso-Edital
Vencedores
Conselho de Presidentes de Unidades Orgânicas
Conselho disciplinar
Conselho de Ética
Provedoria
Provedor do Estudante
Provedor Institucional
Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação
Escola de Arquitetura (EA)
Escola de Ciências (EC)
Escola de Direito (ED)
Escola de Economia e Gestão (EEG)
Escola de Engenharia (EEng)
Escola de Medicina (EMed)
Escola de Psicologia (EPsi)
Escola Superior de Enfermagem (ESE)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Instituto de Educação (IE)
Instituto de Investigação I3Bs (I3Bs)
Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)
Unidades de Serviços
Serviços da Reitoria
Gabinete de Assessoria Jurídica (GAJ)
Gabinete de Avaliação e Auditoria Interna (GAAI)
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Gabinete de Processos Académicos (GPA)
Gabinete de Projetos Especiais (GPE)
Núcleo de Acreditação e Catalogação de Cursos
Serviços de Apoio
Secretariado da Provedoria
Secretariado da Reitoria
Secretariado do Conselho Cultural
Secretariado do Conselho de Ética
Secretariado do Conselho de Gestão
Secretariado do Conselho Geral
Secretariado dos Órgãos de Consulta Presididos pelo Reitor
Serviços Especializados
Unidade de Serviços da Gestão dos Campi e Infraestruturas (USGCI)
Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI)
Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI)
Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE)
Unidade de Serviços de Contratação Pública (USCP)
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB)
Unidade de Serviços de Gestão Académica (USGA)
Unidade de Serviços de Gestão e Acreditação da Qualidade (USGAQ)
Unidade de Serviços de Recursos Humanos (USRH)
Unidade de Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações (USSIC)
Unidade de Serviços Financeiro e Patrimonial (USFP)
Sustentabilidade
Internacionalização
Ensino a Distância
Programas de Mobilidade
Redes de Cooperação Internacional
Redes de Investigação Internacional
Qualidade
Avaliação externa
SIGAQ-UM
CA-SIGAQ
Eventos da Qualidade
EAQ'2019
EAQ'2020
EAQ'2022
Avaliação de Trabalhadores TAG
Comissão Paritária
Conselho Coordenador de Avaliação
Informação sobre biénios
QUAR UMinho
Ética
Código de Conduta Ética
Conselho de Ética
Comissões Especializadas
Proteção de Dados
Definições
Princípios da proteção de dados pessoais
Licitude do tratamento
Tratamento de categorias especiais de dados
Direitos dos titulares
Notificação de violação de dados pessoais ao DPO
Transferências para paises terceiros
Documentos de Apoio
Legislação
Ligações
Política de Privacidade Mobile
COVID-19
Ensino
Oferta Educativa
Cursos Conferentes a Grau
Licenciaturas e mestrados integrados
Mestrados
Doutoramentos
Cursos Não Conferentes a Grau
Ensino a distância
Formação especializada
Estudos avançados
Curso para maiores de 23 anos
Curso de preparação para estudantes internacionais
Outros cursos
Corpo docente
Estudantes UMinho
Serviços de Apoio à Aprendizagem
Serviços de Ação Social
Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI)
Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE)
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB)
Unidade de Serviços de Gestão Académica (USGA)
Mentorias UMinho
Objetivos e Funcionamento
Mentores
Mentorandos
Testemunhos
Inscrições Mentorandos
Tutorias por pares
Objetivos
Investigação-ação
História
Tutores
Tutorandos
Funcionamento
Publicações
Testemunhos
Certificado e suplemento
Inscrições
Bolsas e Prémios Escolares
Bolsas de Estudo
Fundo Social de Emergência
Bolsas de Mérito Académico
Bolsas de Excelência
Outras Bolsas e Prémios Escolares
Portais de Apoio ao Estudante
Centro IDEA-UMinho
Bibliotecas Académicas
Colégio Doutoral UMinho
Estudante Internacional
Programas de Mobilidade
Mobilidade IN
Estudantes IN
Pessoal Docente e Não Docente
Mobilidade OUT
Estudantes OUT
Pessoal Docente e Não Docente
Cursos de Licenciaturas e Mestrados Integrados
Cursos de Mestrado e Doutoramento
Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras
Vida nos Campi
Os Campi
Empregabilidade
Bolsa de Emprego
ObservatoriUM
Relatórios de Empregabilidade de Cursos da UMinho
Futuros estudantes
Programa de visitas
Programa O Melhor Estudante
Programa Verão no Campus
UPA - UMinho de Portas Abertas
Investigação
Unidades de I&D FCT
Ecossistema de Inovação
Patentes
Spin-Offs
Unidades de Interface
Ciência Aberta
UMinho Editora
Acesso Aberto a Publicações
Formação e Eventos
Gestão e Abertura de Dados
Infraestruturas e Serviços
Políticas de Ciência Aberta
Projetos Ciência Aberta na UMinho
Projetos de Investigação
Projetos I&D da UMinho
Dados estatísticos
Instrumentos e Ferramentas de Apoio
Questões Frequentes e Ligações Úteis
Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI)
Produção Científica
Prémio de Mérito Científico
Vida e Bem-Estar
Vida nos Campi
Custo de vida
Alojamento
Alimentação
Associações de estudantes
Núcleos de estudantes
Grupos culturais
Desporto
Os Campi
Descrição
Plantas
As Cidades
Braga
Galeria de fotos
Mapa
Roteiro turistico
Agenda
Guimarães
Galeria de fotos
Mapa
Roteiro turistico
Agenda
Espaços para Eventos
Cultura
Unidades culturais
Unidades Diferenciadas
Publicações Culturais
Publicações
Revista Fórum
Orquestra
COVID-19
Destaque
Outros Destaques
Legislação, Despachos, Circulares e Comunicados
Plano de Contingência Interno
Infografias
Stayaway COVID
Perguntas Frequentes
Página do Governo #EstamosON
Orientações e Informações
Investigação, Cooperação e Literatura
Artigos e Entrevistas
Materiais de Divulgação
Guias DGS para IES
Contactos Telefónicos Úteis
Contactos Digitais Úteis
Barra de Assinatura de E-Mails
Comunidade e Redes
Notícias
Eventos
NÓS - Jornal Online da UMinho
Revista UMinho
Galeria de Imagens
50 Anos UMinho
Programa Geral
Comissão Comemorativa e Comissão de Honra
50 anos de História
Identidade gráfica
Podcast 50 anos UMinho
Revista UMinho 50 anos
Patrocínios e Apoios
Facebook
Instagram
Linkedin
YouTube
Twitter
EN
PT
Alumni
Estudantes
Arqus
UMinho
Informação Institucional
Órgãos e Unidades
Sustentabilidade
Internacionalização
Qualidade
Ética
Proteção de Dados
Ensino
Oferta Educativa
Estudantes UMinho
Colégio Doutoral UMinho
Estudante Internacional
Empregabilidade
Futuros estudantes
Investigação
Unidades de I&D FCT
Ecossistema de Inovação
Ciência Aberta
Projetos de Investigação
Produção Científica
Prémio de Mérito Científico
Vida e Bem-Estar
Vida nos Campi
Os Campi
Cultura
COVID-19
Comunidade e Redes
50 Anos UMinho
Programa Geral
Comissão Comemorativa e Comissão de Honra
50 anos de História
Identidade gráfica
Podcast 50 anos UMinho
Revista UMinho 50 anos
Patrocínios e Apoios
Portal UMinho
>
PT
>
Comunidades e Redes
>
Detalhe do evento
Comunidades e Redes
Comunidades e Redes
Atualmente selecionado
Notícias
Eventos
NÓS – Jornal Online da UMinho ↗
Revista UMinho
Galeria de Imagens
Alumni UMinho ↗
Detalhe do evento
Voltar
UMinho transforma-se em bosque de aventuras para 600 crianças
Fotos
quarta-feira, 12/06/2019
Campus de Gualtar, Braga
Projeto do Município de Valongo parte de um livro infantil para desenvolver competências de autorregulação nos menores e combater o insucesso escolar
Seiscentos alunos de 28 escolas de Valongo, Ermesinde e Maia, no distrito do Porto, vieram à Universidade do Minho a 12 de junho para participar na "Aventura no Bosque-sem-fim", que inclui várias atividades lúdico-científicas. As crianças frequentavam o 4º ano e, inspiradas no livro infantojuvenil “Sarilhos do Amarelo”, vieram organizadas em pelotões de formigas, cada qual com a sua bandeira, grito, pintura facial e cédula. A iniciativa visou combater o insucesso escolar e apoiar na transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico.
O programa iniciou às 10h30, no Pavilhão Desportivo do campus de Gualtar, em Braga, com as intervenções do presidente do Município de Valongo, José Manuel Ribeiro, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da Escola de Psicologia da UMinho (EPsi), Miguel Gonçalves, e do coordenador do projeto, Pedro Rosário, também professor da EPsi, autor do referido livro e que surgiu de bengala, como a personagem
Tio Jarbinhas
. Seguiram-se coreografias e momentos de convívio.
Após o almoço, os mais novos foram para a área verde junto da EPsi, transformada no “Bosque-sem-fim” do livro, para participarem num
peddy-paper
com seis missões. Por exemplo, abordaram a reciclagem no “perigo do rio dos soluços”, visitaram o “ninho da águia sorridente”, usaram uma bola de râguebi na “revolta das galinhas” e andaram de olhos vendados ou de sacos de serapilheira. As provas testaram a mente e o físico, havendo no final (16h30) prémios para os vencedores e a construção de uma fita coletiva gigante.
Projeto científico de três anos
Os estudantes vieram ao abrigo do projeto "Aprender a Aprender", criado pelo Município de Valongo, com a parceria da UMinho, através da sua
spin-off
Edy&Co e do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação da EPsi. Ao longo do ano letivo, os alunos envolveram-se no imaginário do livro "Sarilhos do Amarelo", onde a cor amarela está a ser procurada pelas outras seis cores do arco-íris, cada qual com as suas características, como se fosse uma criança. A ideia foi promover as competências e abordagens psicológicas escondidas na narrativa e analisar os problemas como as cores os vivem. Por exemplo, a formiga general exige que o grupo consiga recolher a comida necessária para o inverno; dito de outra forma, é como o aluno conseguir fazer autonomamente os exercícios de matemática.
“Com esta vinda à universidade queremos que as crianças comecem a atirar o coração para mais longe, inclusive as de meios mais desfavorecidos, percebendo por exemplo que podem um dia chegar ao ensino superior e que isso vai trazer-lhes uma mudança grande. Acreditamos que todas conseguem os objetivos, dependem do seu trabalho”, referiu a investigadora Armanda Pereira, a dedica o pós-doutoramento na EPsi
ao projeto “Aprender a Aprender”. Aliás, Valongo quis alargar este projeto até 2021 e para mais anos do ensino básico, resultando em várias teses de mestrado e doutoramento face ao volume de abordagens e dados produzidos.
O trabalho contou com 60 mil euros, com apoio do programa Norte 2020. A cada semana, a equipa de investigação ficou com as crianças, em contexto de aula com o professor, aferindo competências como saber avaliar, antecipar consequências, ter impacto no outro, ser persistente, obter uma aprendizagem transversal à vida pessoal ou ganhar o sentimento de pertença à escola. “É possível perceber coisas simples ao pedir-lhes para pintarem uma gota para saber de que cor se sentem”, disse Armanda Pereira. Espera-se que esta iniciativa permita aumentar as competências e a motivação dos menores, além de reduzir o absentismo e o abandono escolar. Este modelo educativo tem despertado a atenção de instituições do Grande Porto e em alguns pontos da América Latina.
+Info:
www.guia-psi.com
,
maiseducacaovalongo.wordpress.com/2019/05/21/aventura-no-bosque-sem-fim-peddy-paper-e-outros-sarilhos
edyco.pt/programa-de-promocao-de-competencias-de-autorregulacao-em-criancas-sub-10-sarilhos-do-amarelo
Nome do documento
Reportagem (2m30s).mp4
×