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Seminário Almoço CICS
terça-feira, 24/09/2019
Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar
A 6ª
edição do ciclo de seminários de 2019 conta com a presença de Rita Moreira e
terá como tema "Empreendedorismo dos diplomados: avaliação do papel da
Universidade e formas de identificação com autoemprego". Entrada livre.
O 6º Seminário-Almoço CICS de 2019 tem lugar a 24 de setembro, pelas 12h30,
na Sala de Atos do ICS. A oradora convidada é Rita Moreira (Doutoranda de
Sociologia da Universidade do Minho) e refletirá em torno do tema " Empreendedorismo
dos diplomados: avaliação do papel da Universidade e formas de identificação
com autoemprego ". A entrada é livre.
Resumo abreviado:
Nos
últimos anos, e aliado à expansão do ensino superior e aos problemas de emprego
dos diplomados, o empreendedorismo tem vindo a ser assumido como um objetivo
primordial de políticas públicas e de atuação das universidades na Europa (CE,
2010).Tal discurso tem-se estruturado em torno de diversas questões centradas
sobre a importância da preparação da população com qualificações académicas
para o mercado de trabalho (Tomlinson, 2012), no sentido de lhes disponibilizar
ofertas formativas e metodologias inovadoras de ensino ajustados às atuais
exigências e orientações do mundo laboral (Marques &Vieira, 2014; Marques,
2016). Ou seja, exige-se dos diplomados não só conhecimentos
técnico-científicos específicos, mas também características e atitudes
empreendedoras que lhes permitam aceder ao emprego ou criar o seu
autoemprego/empresa. Esta apresentação, inserida no âmbito do projeto de
doutoramento em fase de conclusão, intitulado “Empreendedorismo dos diplomados:
políticas do ensino superior e (re)configuração das trajetórias profissionais
dos diplomados”, propõe-se avançar com uma nova proposta concetual sobre o
fenómeno denominado de potencial de empreendedorismo, ao analisar a forma com
diplomados constroem, percebem e negoceiam o seu empreendedorismo durante as
suas trajetórias de transição profissional. A estratégia metodológica
suporta-se nos resultados da vertente qualitativa do estudo, nomeadamente a
aplicação de trinta e oito (38) entrevistas semiestruturadas, durante o ano
letivo 2013/2014, a diplomados universitários com diferentes perfis-tipo de
potencial de empreendedorismo. Na presente comunicação, debruçamo-nos
especificamente sobre a análise das representações dos diplomados entrevistados
acerca da relação entre preparação académica e empreendedorismo, a qual terá
por base os seguintes eixos: i) avaliação e tipo de papel atribuído à
Universidade/curso na preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo;
ii) perspetiva acerca das potencialidades, obstáculos e fatores críticos dos
processos educativos no ensino superior, em particular na área do
empreendedorismo; iii) a importância da educação empreendedora no acesso ao
emprego e no desempenho profissional; iv) manifestações de identificação com o
empreendedorismo/autoemprego. Na conclusão pretende-se refletir sobre os
determinantes do empreendedorismo dos diplomados no sentido de orientações
socio valorativas relativamente à criação do próprio emprego/empresa e às
“decisões” de futuro profissional, bem como discutir o papel do ensino superior
no quadro de profundas transformações da esfera laboral.
Nota curricular de Rita Moreira
Socióloga. Doutoranda em
Sociologia da Universidade do Minho, com o projeto intitulado “Empreendedorismo
dos diplomados: políticas do ensino superior e (re)configuração das trajetórias
profissionais dos diplomados”, financiado pela Fundação para a Ciências e
Tecnologia, sob a orientação científica da Prof. Doutora Ana Paula Marques da
Universidade do Minho. Investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências
Sociais – Polo da Universidade do Minho. As suas principais áreas de interesse
são: inserção profissional, políticas do ensino superior e empreendedorismo.