Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Colóquio e entrega do Prémio Victor Sá de História Contemporânea 2019

Fotos
Programa
Patrícia Gomes Lucas
Inês Nascimento Rodrigues
sexta-feira, 13/12/2019
Salão nobre, Largo do Paço, Braga
Programa
O Conselho Cultural da Universidade do Minho entregou a 13 de dezembro o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2019 a Patrícia Gomes Lucas, pela obra “Partidos e política na monarquia constitucional – o caso do Partido Regenerador”. A cerimónia do maior prémio nacional para jovens investigadores de História Contemporânea foi às 15h00, no salão nobre do Largo do Paço, em Braga. O reitor Rui Vieira de Castro presidiu à sessão, procedeu à entrega dos prémios e fez a intervenção de encerramento.

A menção honrosa desta 28ª edição do galardão foi para Inês Rodrigues, com a obra “Espectros de Batepá: memórias e narrativas do ‘Massacre de 1953’ em São Tomé e Príncipe”. A sessão solene incluiu a apresentação dos trabalhos pelas duas autoras premiadas, além de intervenções da presidente do Conselho Cultural, Helena Sousa, e do presidente do júri do prémio, Viriato Capela.

“Estou muito feliz por receber um prémio tão prestigiado nesta área da História e por saber que a minha tese, que exigiu anos a ser produzida e muito esforço, deu frutos e motivou o reconhecimento do meio académico”, frisou Patrícia Gomes Lucas. O seu trabalho avaliou o Partido Regenerador através das suas caraterísticas, dos motivos da sua longevidade e do que o distinguiu das restantes formações políticas. Analisou ainda a evolução, o funcionamento, a representação e o comportamento daquele partido na sequência das eleições de 1881 e 1901. Este Prémio nasceu em 1991 pelo humanista Victor de Sá, foi reconhecido como de interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e é também apoiado por mecenas públicos e privados.

Colóquio sobre o marcelismo de manhã

De manhã, também no Largo do Paço, realizou-se o colóquio “Sob o signo do marcelismo”. A abertura contou, às 10h00, com o reitor Rui Vieira de Castro, além de Helena Sousa e Viriato Capela. Seguiram-se as palestras “Comunicação e política sob o espectro do marcelismo: o caso da RTP”, por Manuel Pinto, professor do Departamento de Ciências de Comunicação da UMinho, e “Contradições em torno da primavera marcelista”, por Fátima Moura Ferreira, professora do Departamento de História da UMinho. O programa culminou, às 11h30, com a visita à exposição “Crise Académica de 1969”, na Galeria do Largo do Paço. A mostra reuniu dezenas de fotos e documentos sobre o movimento que há 50 anos abalou o regime do Estado Novo.

Os eventos tiveram entrada livre e foram promovidos pela UMinho, através da Reitoria, do Conselho Cultural, da comissão executiva do Prémio Victor de Sá e, ainda, no âmbito da preparação do centenário do nascimento de Victor de Sá (1921-2003), cujo espólio está à guarda da Biblioteca Pública de Braga, uma unidade cultural da UMinho.

+Info:
www.conselhocultural.uminho.pt
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024