Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Workshop “O Papel dos Interfaces no Contexto Científico e Económico” abre celebrações dos 30 anos da TecMinho

Fotos
Poster
Banner
Foto: TecMinho
Foto: TecMinho
quarta-feira, 26/02/2020
B-Lounge da Biblioteca, campus de Azurém, Guimarães
Foto: TecMinho
Para assinalar o arranque das comemorações dos 30 anos da sua história, a TecMinho promoveu a 26 de fevereiro de 2020, em Guimarães, um Workshop dedicado ao tema “Papel dos Interfaces no Contexto Científico e Económico", sendo o primeiro de um conjunto de eventos/iniciativas a realizar ao longo deste ano. O evento decorreu das 16h30 às 18h00, no Espaço B-Lounge da Biblioteca da UMinho, em Guimarães.

A Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento – TecMinho foi constituída em 24 de Julho de 1990, no seio da Universidade do Minho, apresentando-se como a sua primeira Interface. No contexto atual do papel deste tipo de organizações, as “instituições de interface” são caracterizadas por promoverem e facilitarem a valorização e transferência de conhecimento científico por elas produzido ou produzido nos centros de saber situados mais a montante no ciclo de inovação, para o mundo empresarial, gerando valor e impacto económico e social.

Podendo assumir um posicionamento mais ou menos abrangente no que se refere à cobertura do ciclo de inovação e uma especialização mais focada em determinadas famílias tecnológicas ou mais especializadas setorialmente, as “instituições de interface” são fundamentais nos ecossistemas de inovação. Os estatutos, ainda vigentes, aportam para os fins/objetivos acima enunciados, demonstrando que o papel de criação da instituição foi algo completamente diferenciador.

A TecMinho surge como uma interface no ciclo de inovação, apoiando de forma mais direta a inserção e ascensão das empresas nacionais em cadeias de valor globais, que promovem a competitividade externa da economia nacional, através, nomeadamente, de atividades de I&D, de valorização e transferência de tecnologia, de iniciativas de disseminação e demonstração, de vigilância tecnológica, de formação especializada e de apoio ao empreendedorismo.

Evoluindo ao longo destes 30 anos de existência, tem-se pautado por uma dinâmica inerente ao que desenvolve na academia e pela interação com o contexto externo, em especial o económico e o social. É neste sentido que também sentimos que existe uma necessidade de evolução do nosso modelo de atuação.

Pela história de 30 anos, a TecMinho realizou a 26 de fevereiro de 2020 o evento de arranque das comemorações do 30º aniversário, num workshop na UMinho sobre o tema “Papel dos interfaces no contexto científico e económico", para o qual convidou toda a comunidade, acreditando que a incorporação de conhecimento científico e tecnológico na conceção e no desenvolvimento de produtos, de serviços, de processos ou de modelos de negócio inovadores é crescentemente uma componente fundamental da competitividade de empresas e de setores. Este evento foi o início das comemorações, havendo diferentes atividades a apresentar e a decorrer até 24 de julho de 2020, no espírito de um modelo mais empresarial que as interfaces devem ter.

A TecMinho já preparou mais de 325 patentes, apoiou mais de 725 tecnologias e mais de 125 start-ups e realizou mais de 2600 cursos de formação para mais de 39 mil formandos. Foi, ainda, responsável pelo suporte da criação de 45 spin-offs e pelo suporte de mais de 500 contratos de projetos I&D com o meio empresarial.

+Info: www.tecminho.uminho.pt/shownews.php?id=1186, facebook.com/events/2468821280007500, www.tecminho.uminho.pt/30anos/papel-interfaces, www.tecminho.uminho.pt/shownews.php?id=1191
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024