Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Reitores das universidades do Minho e Aveiro debatem futuro próximo do nosso ensino superior

Fotos
Será discutido o futuro do ensino superior em Portugal
Iniciativa é organizada pelo Centro IDEA-UMinho
quarta-feira, 01/07/2020
Universidade do Minho
Será discutido o futuro do ensino superior em Portugal
Iniciativa “Partilhando IDEAS” tem esta quarta-feira a sua 12ª e derradeira sessão de 2019/2020
Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho (UMinho), e Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro (UAveiro), encerraram a 1 de julho as 12 sessões do “Partilhando IDEAS” no ano letivo 2019/20. “O que esperar do nosso ensino superior num futuro próximo?” foi o mote da conversa que se centrou no papel que as universidades podem assumir no contexto de ensino a partir do próximo ano letivo. A sessão decorreu a partir das 18h30 em bit.ly/2Sy1qUp e youtube.com/watch?v=VOXPOWL5MMM (1h37m).

A iniciativa promovida pelo Centro IDEA-UMinho arrancou em abril de 2020 e juntou, ao longo de 11 sessões, docentes e estudantes em trocas de experiências acerca da educação no ensino superior. O contexto de pandemia obrigou a uma adaptação do ensino superior e, nesse contexto, o “Partilhando IDEAS” procurou, através de uma contínua e construtiva partilha de informações, ajudar docentes e estudantes nesta fase.

“Experiências da aula virtual”, “Estruturação da avaliação à distância”, “Avaliação formativa à distância”, “Como envolver mais e melhor os estudantes nas experiências de ensino remoto” e “Qualidade e estrutura pedagógica no contexto da pandemia” foram alguns temas abordados nas sessões realizadas em ambiente virtual e que contabilizaram quase 2000 inscrições. A troca de experiências entre diversos agentes de ensino, numa lógica informal, de partilha e interação, foi o tónico das sessões à distância realizadas.

Para Manuel João Costa, pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, a iniciativa “foi essencial para colegas se poderem (re)encontrar e encontrar soluções para os desafios suscitados pela pandemia através da partilha das suas experiências ”.