Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Livro "Conferências do Cinquentenário da 'Teoria da Literatura', de Vítor Aguiar e Silva"

Fotos
Capa do livro
terça-feira, 01/09/2020
Online
Capa do livro
A UMinho Editora lançou o livro "Conferências do Cinquentenário da 'Teoria da Literatura', de Vítor Aguiar e Silva", homenageando esta figura ímpar dos estudos humanísticos. A obra coordenada pelos professores Osvaldo Manuel Silvestre e Rita Patrício foca as conferências que assinalaram 50 anos da 1ª edição de "Teoria da Literatura", em 2017, sob organização das universidades do Minho e Coimbra, discutindo as grandes questões colocadas pelo livro e pela obra de Vítor Aguiar e Silva sobre Teoria da Literatura e a relação com as humanidades. O volume reúne essas conferências e junta-lhe duas evocações do próprio Vítor Aguiar e Silva, aludindo ao seu percurso pelas duas universidades e ao lugar do livro nesse percurso.

O livro "Teoria da Literatura" saiu em 1967 em Coimbra, pela Livraria Almedina. Reeditada desde então, repensada a partir da 4ª edição de 1981, editada no Brasil e traduzida para espanhol, a obra teve impacto significativo no Brasil e no mundo hispânico, confundindo-se com a história da disciplina introduzida nos curricula universitários portugueses com a reforma de 1957, vindo também a produzir efeitos no ensino da literatura nas escolas secundárias do país. Embora Victor Aguiar e Silva tenha publicado uma série de obras de referência nos domínios da teoria da literatura, dos estudos camonianos, dos estudos sobre o maneirismo e o barroco ou sobre as humanidades, "Teoria da Literatura" permanece a obra à qual o seu nome é mais associado.

Nota biográfica

Vítor Aguiar e Silva nasceu em 1939 em Real, Penalva do Castelo (Viseu), estudou e ensinou na Universidade de Coimbra e, em 1989, transitou para a UMinho, onde foi vice-reitor, professor catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), fundador e diretor da revista “Diacrítica” e do Centro de Estudos Humanísticos. Foi professor visitante em várias universidades estrangeiras, coordenou a proposta de criação do Instituto Camões, a Comissão Nacional de Língua Portuguesa, fez parte do Conselho Nacional de Cultura e é membro da Academia de Ciências de Lisboa.

Coordenou o “Dicionário Luís de Camões”, o primeiro sobre a vida e obra do poeta, com peritos de vários países, e publicou obras como “Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa", "Teoria da Literatura” e “Jorge de Sena e Camões. Trinta Anos de Amor e Melancolia”. Já recebeu os prémios Vergílio Ferreira, Vida Literária, D. Dinis, Eduardo Prado Coelho e Jorge de Sena, além da Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública, o doutoramento honoris causa pelas universidades de Lisboa e dos Açores e a insígnia de ouro da Universidade de Santiago de Compostela. Tem o seu nome associado à biblioteca do ILCH e a uma instalação artística no exterior do campus de Gualtar, em Braga.

​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Livro.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024