Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Instituições de ensino superior prosseguem colaboração com vista à capacitação pedagógica dos seus docentes

Fotos
Jornadas serão coordenadas pela UMinho
23/11/2020 - 27/11/2020
Online
Jornadas serão coordenadas pela UMinho
Iniciativa nacional junta 11 academias entre 23 e 27 de novembro
A Universidade do Minho (UMinho) vai coordenar a 2.ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, uma iniciativa que junta 11 instituições de ensino universitário e politécnico que dão continuidade à sua aposta na colaboração e partilha de recursos com vista à formação pedagógica dos seus docentes. O programa decorrerá entre 23 e 27 de novembro e propõe 14 sessões de desenvolvimento pedagógico.

O programa desenvolve-se inteiramente online e disponibiliza cerca 640 vagas para docentes das instituições participantes, que poderão usufruir de formações desenvolvidas por todas as instituições. Esta segunda edição volta a versar sobre diversas temáticas do ensino, mas tem um foco particular na avaliação dos estudantes. Serão abordados vários temas, como a tradução em boas práticas dos princípios subjacentes a uma avaliação, estratégias de avaliação em ambiente de b-learning ou, mais especificamente, o uso de plataformas digitais como a Google Classroom ou o ExOnline-X em contextos de avaliação no ensino superior.

Várias instituições de ensino superior têm procurado criar oportunidades de formação e desenvolvimento pedagógico dos docentes com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes e prepará-los para dar contributos relevantes para lidar com as incertezas do mundo contemporâneo. Nestas Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico esse esforço torna-se colaborativo, abrindo-se as portas para uma troca de experiências e, mais importante, possibilitando que essa troca de experiências aconteça entre os docentes das diferentes instituições. A partilha que ocorrerá nestas jornadas é, igualmente, uma mais valia do ponto de vista institucional, uma vez que as instituições de ensino terão os seus programas internos de formação docente enriquecidos por uma maior diversidade de áreas formativas.

Para além da UMinho, participam nesta iniciativa as universidades de Aveiro, Porto, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e os instituto politécnicos do Cávado e do Ave, do Porto, de Leiria e de Setúbal e ainda o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Superior Técnico de Lisboa.

As inscrições estão abertas até ao dia 13 novembro, sendo que a confirmação das mesmas acontecerá até 17 de novembro. Toda a informação está disponível na página do evento.