Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Aplicações móveis StayAway Covid e Psicovida distinguidas pela Exame Informática

Fotos
Prémios
quarta-feira, 18/11/2020
Online
Prémios
As aplicações StayAway Covid e Psicovida, desenvolvidas por investigadores do INESC TEC/UMinho, receberam a 18 de novembro uma menção honrosa na categoria Aplicação do Ano dos prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela revista Exame Informática. Nesta categoria, a vencedora foi a aplicação Dabox.

Os prémios existem há mais de uma década e são compostos por nove categorias, designadamente Marca Nacional, Marca Internacional, Produto do ano, Fabricante de computadores. Os Melhores do Portugal Tecnológico têm como missão amplificar a criação de conhecimento e a geração de riqueza de base tecnológica que se faz no nosso país. Todos os prémios atribuídos são da responsabilidade da equipa editorial da Exame Informática, exceto o prémio “Personalidade”, definido por um júri convidado. Em 2020, devido à pandemia, a cerimónia de entrega dos prémios decorreu online nos sites da Exame Informática e Visão.

Sobre as aplicações

A StayAway Covid foi lançada em setembro de 2020, contando até aqui com mais de 2.5 milhões de downloads. A app para telemóveis iOS ou Android visa auxiliar o país no rastreio da covid-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada utilizador seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes. É de utilização voluntária e gratuita. Foi desenvolvida pelo INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider, com a colaboração do Centro Nacional de Cibersegurança, e promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito da Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030.

A Psicovida tem como missão apoiar a comunidade nacional, ao assegurar o acesso equitativo e gratuito de intervenção psicológica no atual cenário da pandemia. Trata-se de uma aplicação móvel que coloca utentes a falar diretamente com psicólogos credenciados, através de videochamada, e que disponibiliza também diversas estratégias de autoajuda. Foi desenvolvida pela Outsystems, INESC TEC e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho).

+Info: bip.inesctec.pt/noticias/aplicacoes-moveis-desenvolvidas-no-inesc-tec-distinguidas-pela-exame-informatica