Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Apresentação do livro "Clássicos da literatura infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto"

Fotos
Capa do livro
Sara Reis da Silva
quinta-feira, 26/11/2020
Online
Capa do livro
O livro “Clássicos da Literatura infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto”, publicado pela UMinho Editora, foi apresentado a 26 de novembroo, às 18h00, via Zoom, em videoconf-colibri.zoom.us/j/89241472468?pwd=NDNMOVpKcndwYU5MdUo4bWpGcVBxdz09. O volume é coordenado por Sara Reis da Silva, professora do Instituto de Educação da UMinho, e está disponível em doi.org/10.21814/uminho.ed.13.

A obra é composta por 13 estudos de investigadores de universidades portuguesas (Aveiro, Minho e Évora), espanholas (Santiago de Compostela, Vigo, Saragoça e Cádis) e brasileiras (Pontifícia Católica de São Paulo e Federal de Santa Catarina). Entendendo o livro para a infância como artefacto ou um objeto híbrido no qual se conjugam intersemioticamente registos estéticos diversos, como o discurso literário, a ilustração, o design ou a engenharia do papel, os 13 estudos centram-se em autores reconhecidos e/ou textos clássicos, que têm servido de matriz criativa a uma pluralidade de livros-objeto para diversos perfis de leitores – pré-leitores (por exemplo, bebés), leitores iniciais, medianos e autónomos.

Esta coletânea valoriza clássicos como Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de L. Carroll, Peter Pan, de J. Barrie, ou Babar, de J. Brunhoff, e, em particular, a materialidade na construção do discurso. Problematiza-se a questão da relevância da forma para o conteúdo, bem como as potencialidades criativas, estéticas, lúdicas, formativas e/ou didáticas dos artefactos, nomeadamente ao nível da formação de leitores.

Nota biográfica


Sara Reis da Silva nasceu na Gafanha da Nazaré, distrito de Aveiro. É professora auxiliar na UMinho e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Doutorada em Literatura para a Infância pela UMinho e pós-doutorada na área pela Universidade de Santiago de Compostela, trabalha sobre literatura infantojuvenil, estudos literários, educação literária, didática da literatura, promoção e mediação de leitura, entre outras.

É cofundadora da Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil (ELOS) e membro da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico” (RED LIJMI). Integrou a equipa do projeto Gulbenkian - Casa da Leitura e colabora no grupo de pesquisa LITER21 e nos projetos científicos “Living Among Books” (Erasmus+) e “Géneros poéticos breves e educação linguística e literária” do InED-ESE (Porto). É corresponsável pela coleção “Vozes e Rostos da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude” (Tropelias & Companhia). Tem apresentado conferências e comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais, sendo ainda autora de diversos livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas, entre outros.

+Info: ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/13, editora.uminho.pt/pt/Novidades/Paginas/detalhe.aspx?id=115