Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

III Jornadas da Ciência

Fotos
1
Programa
Cartaz
08/04/2021 - 10/04/2021
Online
1
Evento organizado pelos alunos das Licenciaturas de Biologia Aplicada, Biologia e Geologia, Bioquímica, Ciências do Ambiente e Química.
As Jornadas da Ciência vão já na a sua terceira edição têm vindo a abordar temas emergentes, globais, transversais, sociais, tendo como principal intuito a partilha de ideias, conhecimento e sobretudo Ciência.

A importância da Ciência e da sua correta comunicação, o papel da mulher cada vez mais fundamental nesta e os desafios ambientais e pós pandémicos a que a Ciência enfrenta são alguns dos pontos abordados nesta edição das Jornadas. Ao longo das palestras, workshops, debates e mesas redondas pretendemos explorar estes e outros temas e apresentar uma visão transversal, inclusiva e global da Ciência.

------

As III Jornadas da Ciência da Universidade do Minho realizam-se de 8 a 10 de abril, através da rede online Zoom, com uma centena de oradores, vinte atividades e 450 participantes inscritos de todo o país. A ciência na pandemia, no ambiente, nas artes, na comunicação e o papel da mulher são temas-chave da iniciativa. A organização cabe aos alunos de Ciências do Ambiente, Biologia e Geologia, Biologia Aplicada, Bioquímica e Química da UMinho, que trocaram as suas jornadas anuais de curso por este evento multifacetado.

A sessão de abertura é a 8 de abril, às 9h00, com a presidente da Escola de Ciências da UMinho, Manuela Côrte-Real, o presidente do Conselho Pedagógico daquela Escola, António Maurício, o presidente da Associação Académica da UMinho, Rui Oliveira, e a representante da comissão organizadora, Adriana Fernandes.

As sete palestras previstas vão mostrar a ciência em Van Gogh (Nuno Francisco, Escola Filipa de Vilhena), os ecomateriais inspirados na natureza (Raul Machado, UMinho), a valorização de recursos naturais nas autarquias (Milene Matos, Município de Lousada), tecnologia vs. ciência (José Palma-Oliveira, Universidade de Lisboa), a proteção da vida selvagem (Pedro Prata, Rewilding Portugal), a biomedicina (Eduardo Cavaco, Universidade da Beira Interior) e o mundo novo da edição genética (Mariana Sottomayor, Universidade do Porto).


Os 19 workshops vão abordar, por exemplo, o desenvolvimento de fármacos, os tumores, os microplásticos no ambiente, os peixes exóticos dos nossos rios, a vida liliputiana em gotas de água, os drones ou a cultura científica vs. filosófico-religiosa. Há ainda uma mesa redonda sobre o papel da mulher na ciência, com a astroquímica e pesquisadora de vida extraterrestre Clara Sousa Silva (MIT, EUA), as neurocientistas Clara Ferreira (Fundação Champalimaud) e Ana João Rodrigues, a bióloga Paula Sampaio, a bioquímica Sandra Paiva e o químico João Paulo André (todos da UMinho).


A comunicação da ciência vai ser debatida num painel formado por Camila Costa (Instituto Vital, Brasil), Cayetano Cánovas (Estação Biológica de Doñana, Espanha), Rute Pereira (Amazingchemist), Ana Delicado (Universidade de Lisboa) e Andreia Pacheco (UMinho). O programa prevê ainda a partilha de experiências de 25 antigos alunos, além de apresentações de 12 cursos em formato speed meeting, um momento Erasmus, um stand com várias empresas e uma noite de quizz com prémios, procurando assim dar uma visão transversal, inclusiva e global da ciência.
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Cartaz
jornadasdaciencia2021@gmail.com
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021