Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

PubhD UMinho #44

Fotos
1
quarta-feira, 18/05/2022
Rossio CafeBar, Braga
1
O PubhD UMinho retoma a sua atividade após 2 anos de paragem forçada. Está de volta com nova imagem, equipa rejuvenescida e mudou também de poiso. O Rossio CafeBar em Braga é o novo anfitrião e as sessões passam a ter lugar na terceira quarta-feira de cada mês. Feliz coincidência, a rentrée coincide com o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, pelo que teremos uma sessão “em verde planta” dedicada à Biologia Vegetal.
Ana Maria Cunha e Mariana Santos Vale são as duas investigadoras convidadas e vão falar de Flores e da Videira. A sessão começa às 21h15 e a entrada é gratuita.
► Ana Maria Cunha (Biologia) – As flores são arquitetas! As flores deleitam-nos com cores e formas muito diferentes, que mais não são do que “jogos de atração” para os insetos polinizadores. Cada planta tem o seu próprio livro de instruções “Como fazer uma flor”, o DNA, que lê com todo o cuidado. E a Ana Isabel quer perceber como é que desta leitura surgem formas e simetrias tão diferentes. Nas suas palavras “entender a biologia fundamental dos organismos, neste caso das plantas, é sempre um passo importante para futuros desenvolvimentos práticos e tecnológicos”. A investigação decorre no Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UMinho sob orientação de Manuela Costa.

► Mariana Santos Vale (Biologia) – Videira prevenida vale por duas Que as plantas são organismos fascinantes que nos dão ar e alimento, já todos sabemos. Que muitos dos medicamentos que tomamos têm origem vegetal, também. O que se calhar não sabíamos é que elas possuem estratégias próprias para lidar com o stress e agressões externas e que por isso passam por graves provações de forma invejável. A Mariana quer desvendar, na videira, estes mecanismos com elevado potencial biotecnológico em contexto de alterações climáticas. O seu projeto de doutoramento decorre no Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UMinho sob orientação de Hernâni Gerós e Artur Conde.

O PubhD (pub=bar + PhD=doutoramento) é um movimento de comunicação da Ciência que tem lugar em bares. Surgiu no Reino Unido em 2014 e alastrou-se a 27 cidades europeias. Em Braga, o PubhD UMinho existe desde 2016 e é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, um grupo SciCom do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.

Para saber mais sobre este projeto https://stolscience.com/pubhd/

Evento - https://www.facebook.com/events/981045736137301

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022