Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Iniciativa "Arqus Hour"

Fotos
1ª sessão (foto: Nuno Gonçalves)
1ª sessão (foto: Nuno Gonçalves)
1ª sessão
Banner
quarta-feira, 06/07/2022
Online
1ª sessão (foto: Nuno Gonçalves)
A Universidade do UMinho integra, desde janeiro de 2022, a Aliança Universitária Europeia Arqus, que pretende desenvolver um modelo inovador de cooperação académica. Conta com universidades de nove países, somando mais de 350.000 estudantes, 28.000 professores/investigadores e 19.000 técnicos.

Criação de oferta curricular diferenciadora, estratégias mobilizadoras na inclusão, infusão do multiculturalismo e novas fronteiras de investigação baseadas em desafios societais são alguns dos projetos comuns nas diversas linhas de ação da Arqus, desde que surgiu em 2018. A UMinho está envolvida nas várias atividades de coordenação desta Aliança e no planeamento de uma candidatura a financiamento Erasmus+, entretanto submetida.

A Arqus Hour


Chegou a hora de toda a academia da Universidade do Minho conhecer melhor esta Aliança e quais as suas perspetivas de participação. A iniciativa “Arqus Hour” convida todos os professores, estudantes, investigadores e técnicos para seis sessões semanais de uma hora, às 14h30 e no YouTube da UMinho.


A sessão inaugural foi a 1 de junho, com a coordenadora da Arqus, Dorothy Kelly, o diretor executivo da Arqus, Fernando Galán, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da UMinho, Manuel João Costa, e o presidente do Conselho de Estudantes da Arqus e da Associação Académica da UMinho, Duarte Lopes.

Estes responsáveis regressam a 6 de julho para a sessão final, que vai refletir o futuro, para se aprofundar projetos e beneficiar das oportunidades da Aliança. Até lá, temos ainda quatro sessões, com os coordenadores de várias linhas de ação da Arqus a partilharem as atividades realizadas e os resultados, ficando depois ao dispor para dialogar com o público.

Sintam-se todos convidados a participar e a conhecer a Arqus.



PROGRAMA

1ª sessão | 1 de junho, 14h30
- “An introduction to Arqus by the Alliance Coordinators”, com Dorothy Kelly (coordenadora da Arqus), Fernando Galán (diretor executivo da Arqus), Rui Vieira de Castro (reitor da UMinho), Manuel João Costa (pró-reitor da UMinho) e Duarte Lopes (presidente da AAUMinho e do Conselho de Estudantes da Arqus)
2ª sessão | 8 de junho, 14h30
- “Presentation of Action Line 2: Widening Access, Inclusion and Diversity”, com Benedetta Zatti e Lucia Gennaro (Universidade de Pádua)
- “Presentation of Action Line 5: Entrepreneurial University and Regional Engagement”, com Marie Eyquem e Smita Mohanty (Universidade de Lyon)
3ª sessão | 14 de junho, 14h30
- “Presentation of Action Line 4: Multilingual & Multicultural University”, com Olaf Bärenfänger (Universidade de Leipzig)
4ª sessão | 22 de junho, 14h30
- “Presentation of Action Line 3: Student-centred Frameworks for Quality Learning”, com Andrius Uždanavičius (Universidade de Vilnius)
- “Presentation of Action Line 7: Engaged European Citizens”, com Jakob Grandin (Universidade de Bergen)
* Vídeo: youtu.be/EU40mcRwW2A

5ª sessão | 29 de junho, 14h30
- “Presentation of Action Line 6: Research Support and Early-Stage Researcher Development”, com Philipp Weissert (Universidade de Graz)
- “Arqus Research and Innovation”, com Luisa Bernstorff (Universidade de Granada)

6ª sessão | 6 de julho, 14h30
- “Taking part in Arqus: opening and benefitting from opportunities”, com Dorothy Kelly (coordenadora da Arqus), Fernando Galán (diretor executivo da Arqus), Rui Vieira de Castro (reitor da UMinho), Manuel João Costa (pró-reitor da UMinho), Vanessa Alves (gestora de projeto da Arqus) e Duarte Lopes (presidente da AAUMinho e do Conselho de Estudantes da Arqus)
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022