Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Universidade do Minho assinala Dia Mundial da Criança

Fotos
Programa - CIEC
Programa - CIEC
Programa - CIEC
Programa - BLCS
Programa - Palácio da Imaginação (26 de maio)
Programa - Guimarães
Programa - GeoplanUM
Programa - NEMUM
Foto: Samer Daboul/Pexels
quinta-feira, 01/06/2023
Braga, Guimarães e Porto
Foto: Samer Daboul/Pexels
A Universidade do Minho assinala o Dia Mundial da Criança com várias atividades a 1 de junho e ao longo desta semana, em Braga, Guimarães e Porto. As iniciativas envolvem o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), o Laboratório Colaborativo ProChild, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), o Centro Ciência Viva de Guimarães - Curtir Ciência e o Laboratório da Paisagem, entre outros.

O CIEC traz três propostas para 1 de junho: o programa desportivo "Crianças ativas, crianças felizes", organizado pela investigadora Rute Santos e pelos alunos de Educação Básica da UMinho, às 10h00, no pavilhão desportivo do campus de Gualtar, em Braga; a roda de conversa "Brincar é preciso", com os investigadores Fernando Ilídio Ferreira e Cleriston Anjos, às 14h00, na plataforma online Zoom; e a projeção do documentário "O futuro dos direitos: os desejos mágicos das crianças pelo mundo", comentado pelo professor Manuel Sarmento, às 14h30, no Instituto de Educação da UMinho. Este documentário é depois projetado a 6 de junho, às 14h30, na EB1 da Gandra, em Braga, e debatido pelas crianças.

A BLCS, em Braga, acolhe a hora do conto "A magia do Era uma vez...", por Ivone da Paz Soares (1 de junho, 10h30), momentos de ilusionismo de Karter Mendes (1 de junho, 14h30, neste caso no Hospital de Braga), a sessão "A magia dos sentidos", por Félix Afonso e Ricardo Fernandes (2 de junho, 10h00), a apresentação do livro "Chaniscas e outros contos", de Sofia Freitas (3 de junho, 10h30) e a oficina de monotipia e gelatina, por Ana Carvalho (3 de junho, 15h00).

Inauguração do Palácio da Imaginação

Em Guimarães, o autarca Domingos Bragança está a 1 de junho, às 15h00, na inauguração do Palácio da Imaginação, situado no bairro da Emboladoura, em Gondar, num projeto de investigação que envolve também o Lab2PT e o ProChild. Também aí, mas na tarde de 26 de maio, decorreu a segunda edição do "Habitar o Brincar", com oficinas de skates, da natureza, de desenhar o vento e do conto. Já o Curtir Ciência dinamiza a sessão "Histórias com Ciência" a 26, 29 e 31 de maio e 2 de junho, sempre às 14h30 no seu espaço em Couros e às 10h30 em várias escolas do concelho. E o Laboratório da Paisagem oferece a 29 e 30 de maio e 1 de junho, às 14h30, a atividade "Ser cientista por um dia", nas suas instalações em Creixomil.

Estudantes solidários

Entretanto, a Associação de Estudantes de Geografia e Planeamento (GeoplanUM) desafia os cidadãos para uma campanha de recolha de bens essenciais, destinados à Casa da Criança, uma associação de Guimarães para abrigo temporário a crianças em risco. Para tal, basta deixar até 2 de junho brinquedos, roupas e bens alimentares ou de higiene na caixa à entrada do Departamento de Geografia, no campus de Azurém. Por seu turno, o Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho (NEMUM) vai espalhar sorrisos a 2 de junho com horas da magia, teatro de fantoches e um mini-hospital dos bonequinhos, nas alas de internamento de oncologia pediátrica do Hospital de São João (de manhã) e na Casa Acreditar (de tarde), ambos no Porto. E a Tuna de Medicina da UMinho anima a manhã de 1 de junho no Hospital de Braga.

+Info:
facebook.com/photo/?fbid=2379171298920456&set=a.111828882321387, www.ie.uminho.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024