A Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Universidade do Minho assinalou o seu 112º aniversário a 29 de outubro, com uma sessão solene a partir das 9h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. O programa contou com os discursos do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da presidente da ESE, Esperança do Gago e da presidente da Associação de Estudantes da ESE, Ana Rita Braga.
Houve também uma homenagem a personalidades que marcaram a história recente desta Escola, nomeadamente a professora Maria Filomena Pereira Gomes, o doutor Pedro Miguel Guimarães Marques da Cunha e o enfermeiro Pedro Rodrigues. Constou ainda do programa a entrega do Prémio Almedina, um prémio anual a um estudante beneficiário de uma bolsas de ação social a distinguir o seu mérito escolar.
Sobre a ESE-UMinho
Considerada uma referência na Enfermagem, foi já premiada pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa, pela Organização das Américas para a Excelência Educativa e pelo Município de Braga. Esta unidade politécnica nasceu em 1912 sob a dependência da Santa Casa da Misericórdia de Braga, com o nome Escola de Enfermagem do Hospital de São Marcos, que mais tarde passou a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Braga, até ser integrada na UMinho em 2004. Possui o Centro de Investigação em Enfermagem e um núcleo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde. A sua oferta educativa inclui licenciatura, mestrados e cursos breves, promovendo o desenvolvimento científico, técnico, cultural e ético dos seus estudantes.
* Fotos: Facebook* Reportagem vídeo (2m02s): YouTube+Info: www.ese.uminho.pt,
www.sas.uminho.pt/arquivo/59407