A Biblioteca Pública de Braga recebe de 21 de fevereiro a 30 de abril a exposição bibliográfica “200 dC”, celebrando o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, uma das figuras mais prolíficas da literatura portuguesa, que continua a tocar e inspirar novas gerações de leitores. A inauguração foi no dia 21 de fevereiro, às 17h30, incluindo uma conversa e uma leitura encenada.
A mostra tem entrada livre, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h30. A iniciativa é em colaboração com a Casa de Camilo e tem a curadoria de Sérgio Guimarães de Sousa, professor da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho e diretor da Casa-Museu Camilo Castelo Branco e do Centro de Estudos Camilianos.
A exposição é pensada para proporcionar uma experiência enriquecedora e educativa, permitindo que todos compreendam as múltiplas facetas do autor evocado, desde a sua produção literária até à sua vida pessoal, com destaque para a correspondência com várias personalidades e os reconhecimentos institucionais que marcaram a sua carreira.
PROGRAMA (21 de fevereiro)
17h30 | Inauguração da exposição "200 dC"
18h00 | Conversa “200 Anos depois de Camilo”
- Sérgio Guimarães de Sousa, diretor da Casa-Museu Camilo Castelo Branco e do Centro de Estudos Camilianos
- Elzira Queiroga, récnica superior no Centro de Estudos Camilianos
- Leitura encenada por Reinaldo Ferreira, guia na Casa-Museu Camilo Castelo Branco