Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Investigadoras da UMinho no livro “Mulheres na Ciência”

Fotos
Cristina Amorim Cunha (foto de Estela Silva)
Daniela Correia (foto de Estela Silva)
Helena Prado Felgueiras (foto de Estela Silva)
Joana Azeredo (foto de Estela Silva)
Lucília Domingues (foto de Estela Silva)
Maria de Fátima Baltazar (foto de Estela Silva)
Maria Madalena Lira (foto de Estela Silva)
Mariana Henriques (foto de Estela Silva)
Teresa Freire (foto de Estela Silva)
Teresa Ruão (foto de Estela Silva)
As cientistas da UMinho neste 5º volume
Foto: Ciência Viva
Foto: Ciência Viva
Foto: Ciência Viva
Foto: Ciência Viva
Foto: Ciência Viva
Banner
Programa
sábado, 08/03/2025
Lisboa
As cientistas da UMinho neste 5º volume
A agência nacional Ciência Viva lançou no Dia Internacional das Mulheres a quinta edição do livro “Mulheres na Ciência”, que inclui mais 107 rostos da investigação no feminino, de diferentes gerações e de mais 30 áreas do conhecimento, fotografadas pelas lentes de Estela Silva, Lara Jacinto, Leonel Castro e Mário Cruz.

Dez
dos rostos são da Universidade do Minho, provenientes das Escolas de Ciências, Engenharia e Medicina e do Instituto de Ciências Sociais.
Em concreto, a bióloga Cristina Amorim Cunha, a química Daniela Correia, a farmacêutica Fátima Baltazar, as bioengenheiras Joana Azeredo, Lucília Domingues e Mariana Henriques, a engenheira biomédica Helena Prado Felgueiras, a física Madalena Lira, a psicóloga Teresa Freire e a comunicóloga Teresa Ruão.

Teresa Ruão, também Pró-reitora para a Comunicação Institucional da UMinho, foi uma das oradoras convidadas na cerimónia de apresentação do livro, agendada para as 16h00, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A iniciativa contou com a presença da presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, entre outras figuras.

Este livro é uma forma de homenagem às cientistas, que representam metade do total de investigadores em Portugal e cujo trabalho tem sido fulcral no progresso da ciência e da tecnologia das últimas décadas. Por outro lado, contribui para a afirmação do conhecimento, além de sensibilizar e inspirar a sociedade.

A publicação
já teve volumes em 2016, 2019, 2021 e 2023, incluindo outras investigadoras da UMinho, como Alexandra Marques, Ana João Rodrigues, Ana Paula Marques, Ana Paula Soares, Anabela Carvalho, Assunção Flores, Carina Soares-Cunha, Carla Martins, Cláudia Pascoal, Diana Priscila Pires, Graça Simões de Carvalho, Helena Machado, Isabel Veiga, Joana Cabral, Lígia Rodrigues, Luísa Pinto, Madalena Alves, Manuela Martins, Margarida Fernandes, Maria Manuel Oliveira, Patrícia Jerónimo, Paula Varandas Ferreira, Sónia Moreira, além de antigas estudantes e investigadoras desta academia, como Alexandra Silva, Eliana Souto, Isabel Ferreira, Isabel Rocha, Letícia Estevinho, Lilian Barros, Maria Inês Almeida, Manuela E. Gomes, Rita Duarte, Sandrina Heleno, Sheila Khan e Susana de Noronha.

Programa

16h30 | Sessão de abertura
Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva
16h45 | À conversa com 'Mulheres na Ciência' que participam no 5.º volume
Ana Isabel Pereira, Instituto Politécnico de Bragança
Paula Gomes, Universidade do Porto
Teresa Ruão, Universidade do Minho
Sibila Marques, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Moderação: Marta Ribeiro da Silva, Ciência Viva
17h30 | Os 107 novos retratos
Apresentação dos retratos 'Mulheres na Ciência' do 5.º volume
17h40 | A arte na ciência (Blackboxartsandcognition)
Carla Fernandes, Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa - 'Mulher na Ciência' em 2021
18h00 | Sessão de encerramento
Ana Noronha, diretora executiva da Ciência Viva
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025