Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Comissão de ética




Portal UMinho > PT > UMinho > Ética > Comissão de ética

 Comissão de ética


​A Comissão de Ética da Universidade do Minho (CEUM), criada pelo despacho RT-51/2011, de 7 de setembro, tem como missão promover a reflexão e contribuir para a definição de orientações visando a consolidação de uma política de salvaguarda de princípios éticos e deontológicos nas áreas da investigação científica, do ensino, da interação com a sociedade e no funcionamento geral da Universidade. Compete especificamente à CEUM elaborar propostas, recomendações e pareceres sobre questões éticas, designadamente relativas a fraude académica, a plágio e direitos de autor, ao respeito pelo consentimento informado, à proteção da privacidade e dos dados pessoais, à aplicação dos códigos deontológicos profissionais, a todas as atividades que envolvam, sob qualquer forma, pessoas, animais ou material biológico de origem humana ou animal, bem como à aplicação das declarações e diretrizes nacionais e internacionais sobre ética e bioética.

A CEUM cumpre a sua missão baseada no respeito pela dignidade da pessoa ​​humana e na sua promoção e é enquadrada pelos restantes princípios definidos no artigo 3º dos Estatutos da UMinho.
A Comissão pode funcionar em plenário e em subcomissões específicas, observando o estabelecido nas Normas Orientadoras da CEUM.
 
Atualmente a Universidade do Minho dispõe de duas subcomissões de ética: a Subcomissão de Ética para as Ciências da Vida e da Saúde (SECVS) e a Subcomissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas (SECSH).