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Política para a qualidade




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 Política para a qualidade

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​A estratégia institucional para a qualidade assume, como princípio nuclear subjacente, a visão partilhada da missão e objetivos da Universidade, traduzida num plano estratégico de desenvolvimento institucional e na sua operacionalização envolvendo todos os níveis da instituição.
 
São, consequentemente, elementos-chave para a definição e implementação da estratégia para a qualidade:
  • O Programa de Ação para o Quadriénio 2013/2017 adotado pelo Conselho Geral sob proposta do Reitor;
  • Um plano operacional que desenvolve o programa estratégico em planos concretos de ação, tanto a nível institucional como de unidades orgânicas e serviços (o Plano da Qualidade); 
  • A definição de procedimentos e mecanismos institucionalizados para a monitorização sistemática, avaliação e intervenção com vista à melhoria contínua, devidamente documentados num Manual da Qualidade.​
A política para a qualidade passa, ainda, pela instauração de uma cultura organizacional de estímulo à motivação e envolvimento de toda a comunidade académica nos processos relativos à qualidade, com vista à interiorização de uma cultura de qualidade transversal a todas as atividades e projetos, na qual a avaliação seja encarada como um elemento natural da atividade da instituição, na dupla perspetiva da melhoria contínua e de facultar informação crítica sobre o grau de consecução da missão da Universidade.​