​​​​​O Plano da Qualidade​ é um documento formal que aborda, de uma forma abrangente e dinâmica, o estabelecimento dos padrões de qualidade para a UMinho.
 
O Plano da Qualidade assume a forma de um plano operacional que desenvolve o programa estratégico de desenvolvimento institucional em planos de ação concretos. A descrição das ações integrantes de cada um dos planos é acompanhada por informação sobre as metodologias a utilizar, pela identificação dos indicadores que permitirão aferir o seu grau de concretização, por metas que fixam as fasquias de qualidade que a Universidade se autoimpõe e pela identificação dos responsáveis pela coordenação e execução das diferentes ações.

A caracterização das ações tem ainda, na calendarização que lhes corresponde, expressa nos tempos de conceção, de desenvolvimento e de monitorização, um elemento relevante para aferir não apenas a sua solidez, mas também a sua exequibilidade.

A implementação e monitorização do Plano da Qualidade conta com o apoio do sistema de informação da Universidade, privilegiando a gestão documental em suporte digital.