​A política de Sustentabilidade adotada pela UMinho encontra-se definida no Plano Estratégico da UMinho 2020. Esta engloba a administração, a gestão e a operação da instituição, a ação educativa, as atividades de investigação, e a divulgação do seu desempenho e o seu impacto, como base de uma visão holística. Esta visão surge como um elemento fundamental para assegurar os níveis de qualidade de vida nos campi, na Comunidade Académica e na Comunidade envolvente.
 
Ação Educativa: aumentar a preocupação e a responsabilidade dos assuntos relacionados com os desafios da Sustentabilidade, dotando os alunos de um conhecimento profundo e de um conjunto de ferramentas transversais à sua área de formação, que lhes permita colocar a Sustentabilidade em ação, pela indução de novos comportamentos, dentro e fora dos campi, influenciando também a sociedade envolvente.
 
Atividades de investigação: dispor de estruturas físicas e administrativas para o desenvolvimento de equipas inter e multidisciplinares nas áreas de atuação da UMinho, que permitam procurar e descobrir novas soluções para os desafios globais e sempre que possível demonstrá-los nos campi.
 
Administração, gestão e operação: colocar os desafios da Sustentabilidade em ação nas diferentes atividades, com uma utilização equilibrada dos recursos que estão disponíveis, permitindo o equilíbrio do meio ambiente natural e aumentando os níveis de conforto dos espaços físicos, contribuindo assim para um novo paradigma de desenvolvimento.
 
Desempenho Sustentável: divulgar regularmente o desempenho da UMinho nas dimensões Ambiental, Social, Económica e Cultural, segundo as melhores práticas internacionais para o efeito. Esta comunicação deve servir ainda como ferramenta de comunicação da estratégia e do caminho percorrido mas também como um instrumento de demonstração e de indução de novos comportamentos, bem como a promoção de novas parcerias com outras instituições que partilham a mesma visão da UMinho. ​