​Professor Associado | Escola de Engenharia

Nasceu no Porto em 1961. Licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho em 1984.

Completou, em 1989 o Mestrado em Operational Research na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Completou, em 2000, o Doutoramento em Manufacturing and Mechanical Engineering na Universidade de Birmingham, Inglaterra.

Foi Oficial da Armada entre 1985 e 1987, desempenhando funções no Centro de Investigação Operacional da Armada, no Estado Maior da Armada.

Iniciou a sua carreira docente na Universidade do Minho em Setembro de 1984, como Assistente Estagiário do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia – havia já desempenhado as funções de Monitor no mesmo Departamento desde Março de 1983.

Tem sido responsável por unidades curriculares nas áreas da Investigação Operacional e Simulação.

A sua atividade de investigação é desenvolvida no âmbito do Grupo de Investigação em Supply-chain, LOgistics and Transportation Systems (SLOTS) da Linha de Investigação em Engenharia e Gestão Industrial do Centro de Investigação ALGORITMI. Privilegiando a investigação e o desenvolvimento para aplicações industriais, tem participado em diversos projetos de investigação, financiados por institucionais nacionais (incluindo parceiros industriais) e por fundos europeus. Orientou com sucesso 5 alunos de Doutoramento. É autor de 62 artigos científicos indexados pelas Bases de Dados Internacionais ISI/Scopus.

Foi co-promotor da criação de uma spin-off da Universidade do Minho em 2016.

É Vice-Presidente da Associação Portuguesa e Brasileira de Simulação.

Foi Diretor da Licenciatura/Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho entre 2000 a 2010. Neste período foi responsável pela coordenação do processo de avaliação externa da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial pela Fundação das Universidades Portuguesas, do processo de renovação da acreditação da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial pela Ordem dos Engenheiros e do processo de adequação da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial.

De 2000 a 2010 foi Vice-presidente do Conselho de Cursos de Engenharia da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Foi Diretor-adjunto do Centro de Investigação ALGORITMI entre 2010 e 2013.

Em 2010 e 2013 foi eleito membro do Conselho Científico da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, exercendo essa função até 2016.

Foi Vice-Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho entre 2013 e 2016.

Foi Pró-Reitor para a Avaliação Institucional na Universidade do Minho desde 2016.​

Contacto
Assistente PRT Guilherme Pereira: Isabel Monteiro
Extensão: +351 253 601 192