​​​​​​​Professora Catedrática | Instituto de Ciências Sociais
 
Nasceu em Silves em 1954 e reside em Braga. Licenciada em História pela FLUL, em 1977; Doutora em História, especialidade de Pré-História e História Antiga pela UMinho, em 1987; Agregação pela UMinho, na mesma especialidade, em 1994.
 
Docente da UMinho desde 1979, realizou toda a sua carreira académica nesta Universidade, tendo sido contratada pelo Departamento de História, como Professora Auxiliar, em 1987, Professora Associada, em 1989 e Professora ​Catedrática, em 1997. Até 1998 ensinou no domínio da História Antiga e desde então assegura a docência de unidades curriculares de Arqueologia e Património de diferentes ciclos de estudos.
 
Iniciou a sua atividade de investigação na UMinho na área do povoamento proto-histórico e romano, sendo responsável, desde 1988, pela direção científica da Arqueologia Urbana na cidade de Braga e pelo Projeto de Estudo e Salvamento de Bracara Augusta, em cujo âmbito dirigiu cerca de uma centena de intervenções arqueológicas. As temáticas da sua investigação privilegiam o Urbanismo e a Arquitetura romana e tardo antiga, o Património Arqueológico e o seu impacto na sociedade contemporânea e as TIC aplicadas à Arqueologia. Foi responsável por 15 projetos competitivos, 10 dos quais internacionais. Organizou cerca de 40 eventos científicos internacionais e integra várias redes de investigação internacional.

Contacto
Assistente VRT Manuela Martins: Guilhermina Bonjardim
Extensão: +351 253 601 193