​​Professora Catedrática

Margarida Casal nasceu em Lisboa em 1962 e é Professora Catedrática de Biologia, na Escola de Ciências da Universidade do Minho, desde 2009.

Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1985. Doutorou-se em 1995 e realizou as provas de Agregação em 2007 na UMinho. Realizou estágios científicos no Centre de Recherche de Colmar du INRA, França, no Institut de Biologie Moléculaire des Plantes du CNRS, Strasbourg, França, no Centro de Citologia Experimental, Porto, e no Instituto Gulbenkian de Ciências, Oeiras. Recebeu bolsas de estudo da Federation of European Biochemical Societies e da European Molecular Biology Organization.

É docente do Departamento de Biologia desde 1986. De 1999 a 2004 foi Presidente do Conselho de Cursos de Ciências e Coordenadora do Secretariado dos Conselhos de Cursos da UMinho. Foi Diretora do curso de Licenciatura em Biologia Aplicada, membro das comissões diretivas dos cursos de mestrado em Genética Molecular e em Evolução e Origem da Vida.

Esteve envolvida na organização dos Cursos Avançados Internacionais em Biologia, foi coordenadora do processo de criação e de acreditação do Curso Doutoral em Biologia Molecular e Ambiental. Foi ainda promotora da criação dos cursos de mestrado em Biofísica e Bionanossistemas, em Bioquímica Aplicada e em Bioinformática. É responsável pelo Programa Doutoral em Microbiologia Aplicada e Ambiental, financiado pela FCT (2014-). Exerceu o cargo de Diretora do Departamento de Biologia da UMinho (2006-12) e de Diretora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (2013-16) classificado com Excelente na última avaliação da FCT, membro do Conselho Geral (2009-16) e Presidente da Escola de Ciências (2016-17).

Coordena uma equipa de investigação na área da Genética Molecular, com impacto nos sectores da Biomedicina e da Biotecnologia. Assegurou a supervisão de 16 investigadores de pós-doutoramento, 24 estudantes de doutoramento, 24 estudantes de mestrado e 42 bolseiros de projetos. É autora de 9 patentes, 8 capítulos de livros e 116 publicações ISI, com um índice h de 29 (Researcher ID B-6386-2009, novembro 2017). Foi presidente da comissão organizadora de cinco congressos nacionais e dois internacionais. Foi investigadora principal e/ou membro da equipa de mais de cinquenta projetos de investigação nacionais, europeus e ações bilaterais. Colabora na revisão de artigos para mais de vinte revistas internacionais. Foi avaliadora de projetos de agências da Áustria, República Checa e Bélgica, bem como da FCT, FP7, IFS e ESF. É avaliadora da A3ES na área de Bioquímica e de Biologia, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Genética e membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Bioquímica.

Contacto
Assistente VRT Margarida Casal: Maria José Carneiro
Extensão: +351 253 601 190