​​​​Nasceu no Porto em 1971. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP [1994]. Mestre [1996] e Doutor [2001] em Informática/Engenharia de Computadores pela UMinho. Agregação em Tecnologias e Sistemas de Informação pela UMinho [2013]. Obteve a certificação como Software Product Manager pela ISPMA International Software Product Management Association [2015]. Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço do IDN Instituto da Defesa Nacional (ex- Instituto de Altos Estudos da Defesa Nacional) [2017].

Engenheiro de I&D na Texas Instruments - Samsung Electronics Portugal [1994-96]. Docente de carreira da Escola de Engenharia da UMinho [desde 1996]: docente fundador do Departamento de Sistemas de Informação [desde 1999]; Professor Catedrático da área disciplinar de Engenharia e Tecnologias dos Sistemas de Informação [desde 2014].

No âmbito da Engenharia de Sistemas de Informação, os seus principais interesses de ensino e de investigação são em modelação e requisitos na análise e concepção de sistemas e na gestão do ciclo de vida de projectos e processos. Orientou mais de 50 teses de doutoramento e de mestrado concluídas nessas áreas. Membro de júris e de equipas de acompanhamento de mais de 100 teses (mestrado, doutoramento e agregação) e de títulos de especialista defendidos em Universidades e Institutos Politécnicos. Publicou mais de 150 artigos científicos (ISI/Scopus) e 4 patentes industriais e participou como coordenador (IR) e investigador sénior em mais de 50 projectos de I&DT financiados pela FCT, Adi/ANI, IAPMEI e UE.

Fundador e Chair do Steering Committee do MOMPES International Workshops on Model-Based Methodologies for Pervasive and Embedded Software - IEEE/Springer. Fundador e membro do Steering Committee do SEDES Simpósios de Estudantes de Doutoramento em Engenharia de Software, que envolve as Universidadas Portuguesas com actividade doutoral na área. Membro do Steering Committee da ICSOB International Conferences on Software Business - Springer. Membro da Comissão Editorial da Revista de Sistemas de Informação da SBC Sociedade Brasileira de Computação.

Recebeu o prémio 2009 IEEE MGA Achievement Award. Em 2015, o seu livro "Requirements in Engineering Projects" foi nomeado pela Springer para o prémio 2016 TAA Textbook Award. Em 2016, o projecto iFlow, por si coordenado, recebeu o Prémio Anual da Excelência Logística da APLOG.

Alguns cargos e responsabilidades no âmbito da UMinho:
- Director do Centro de Investigação ALGORITMI [2013-17]; Unidade de I&D da FCT na área de investigação principal de Computer Science and Engineering com 400 investigadores, dos quais 185 são doutorados e 115 são docentes da carreira da UMinho afiliados aos Departamentos de Sistemas de Informação, Informática, Electrónica Industrial, Produção e Sistemas.
- Fundador [2008] e Coordenador Científico [desde 2008] do Laboratório EPMQ (IT Engineering Process Maturity and Quality) do Instituto CCG/ZGDV.
- Fundador [2003] e Coordenador Científico [2003-16] do Grupo de Investigação SEMAG (Software-based Information Systems Engineering and Management Group) do Centro de Investigação ALGORITMI.
- Fundador [2013] e Director [2013-17] do Programa Doutoral em Sistemas Avançados de Engenharia para a Indústria (AESI), em parceria com a Bosch Car Multimedia e apoiado pelo Programa PD-F da FCT; recebeu o maior número de bolsas atribuídas a uma única Universidade no âmbito do Programa PD-F.
- Fundador do Mestrado em Gestão de Projectos de Engenharia (MGPE) [2013-15].
- Fundador e Vice-Director do ERASMUS Doctoral IP in Innovation and Creativity for Complex Engineering Systems (ICCES) [2011-14].
- Coordenador da participação da UMinho no Programa Carnegie Mellon | Portugal [2006-12].
- Coordenador Científico do Curso de Formação Especializada em Programação de Computadores para Reconversão de Licenciados (Qualifica-IT), em parceria com a InvestBraga e o IEFP [desde 2015].
- Coordenador Científico do Curso de Formação Especializada em Gestão e Qualidade do Processo de Software (GQPS), em parceria com a New Boston Select e a Qimonda Semiconductors [2008-09].
- Membro da Comissão Coordenadora do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da UMinho [2010-17].
- Membro do Conselho Científico da Escola de Engenharia da UMinho [2013-17].
- Membro do Senado Universitário da UMinho [1999-2001].

Alguns cargos e responsabilidades no âmbito de outras instituições:
- Membro da Comissão Directiva do CSCP Cluster Smart Cities Portugal [desde 2017].
- Coordenador do grupo de trabalho da OEP Ordem dos Engenheiros para a criação do título de especialista em Cibersegurança [desde 2017].
- Delegado nacional na General Assembly da UNESCO IFIP International Federation for Information Processing [desde 2016].
- Membro do Board of Directors e do Steering Committee da Plataforma Tecnológica Europeia NESSI Networked European Software and Services Initiative [desde 2016].
- Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Informática da OEP Ordem dos Engenheiros [desde 2016].
- Membro do Conselho de Coordenação de Colégios da OEP Ordem dos Engenheiros [desde 2016].
- Membro da CPED Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital / FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia [desde 2016].
- Membro fundador da CT196 Comissão Técnica de Normalização Sectorial em Factura Electrónica do IPQ Instituto Português da Qualidade [desde 2015].
- Membro fundador da CT199 Comissão Técnica de Normalização Sectorial em Sistemas de Informação para a Saúde do IPQ Instituto Português da Qualidade [desde 2015].
- Presidente da Mesa da Assembleia Geral do TICE.pt Cluster Português das Tecnologias da Informação, Comunicações e Electrónica [desde 2009].
- Membro fundador do TC10-WG10.2 Working Group on Embedded Systems da UNESCO IFIP International Federation for Information Processing [desde 2006].
- Membro fundador do IES-EEIT Technical Committee on Education in Engineering and Industrial Technologies do IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers [desde 2005].
- Avaliador de cursos de licenciatura e mestrado em Engenharia Informática para atribuição do selo de qualidade EUR-ACE [2011-16].
- Coordenador do Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia Informática da OEP Ordem dos Engenheiros [2010-16];
- Membro do processo internacional da ENAEE European Network for Accreditation of Engineering Education para acreditação da OEP Ordem dos Engenheiros como única entidade avaliadora em Portugal de cursos de licenciatura em Engenharia Informática para atribuição do selo de qualidade EUR-ACE [2013].
- Membro do Conselho Directivo da Região Norte da OEP Ordem dos Engenheiros [2011-13].
- Coordenador do grupo de trabalho da OEP Ordem dos Engenheiros que redigiu a 1a versão dos actos de Engenharia Informática em Portugal [2011-13]; publicados em Diário da República em Julho/2015.
- Coordenador do NET-SEI Thematic Network on Software Engineering do Programa Carnegie Mellon | Portugal [2010-12].
- Membro do CS-EAB Computer Society Educational Activities Board do IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers [2007-11].
- Presidente da CT128 Comissão Técnica de Normalização Sectorial em Engenharia de Software e de Sistemas de Informação do IPQ Instituto Português da Qualidade [2004-11].
- Vice-Presidente da CS03 Comissão Sectorial para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações (ex- CNQ: Conselho Nacional da Qualidade) do IPQ Instituto Português da Qualidade [2008-10].
- Delegado Nacional no TC10 Technical Committee in Computer Systems Technology da UNESCO IFIP International Federation for Information Processing [2006-09].
- Coordenador Geral para a Região 8 Europa, Médio Oriente e África da Computer Society do IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers [2007-08].​

Contacto
Assistente VRT Ricardo Machado: Susana Lameiras
Extensão: +351 253 510 001