​Professor Catedrático | Escola de Engenharia

Nasceu no Porto em 1967. 

Licenciou--se em Engª Metalúrgica na FEUP (1990). Obteve o Mestrado em Engª de Materiais na FEUP (1994). Doutorou-se, com distinção e louvor (1999) e fez a Agregação (2007) em Engª de Polímeros na UMinho. É, desde 2011, Prof. Catedrático no Departamento de Engª de Polímeros e no Grupo 3B´s da UMinho.

É um dos poucos investigadores portugueses a quem foi atribuída uma bolsa avançada do European Research Council (ERC, 2013-2018). Coordenou no passado recente ou coordena atualmente cerca de 100 projetos de investigação, incluindo mais de 25 grandes projetos da União Europeia (UE), diversos grandes projetos transfronteiriços POCTEP e do Espaço Euro-Atlântico, bem como distintos projetos do QREN, Portugal/Norte 2020 e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). No Horizonte 2020 coordena atualmente 1 TEAMING, 2 TWINNIGS e 1 ERA-Chairs. É ainda responsável por 1 projeto de grande dimensão do roteiro nacional de infraestruturas científicas estratégicas, 1 projeto estruturado, 1 programa doutoral, projetos Norte 2020, ERA-NET e FCT, participando como PI na UMinho em muitos outros. É responsável por projetos na ordem dos 45 M€.

Tem sido responsável por muitos projetos em colaboração, e financiados diretamente, por/com grandes empresas biomédicas internacionais. Foi de 2003 a 2009 o diretor de investigação para novas aplicações em/com cortiça da holding Corticeira Amorim SGPS. Foi fundador de 2 empresas spin-offs, criadas com base em tecnologias desenvolvidas no Grupo 3B´s da Universidade do Minho, tendo sido ou sendo Presidente do Conselho de Administração e CSO de ambas.

Foi fundador (1999), e é desde então Diretor, do Grupo 3B's - Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, sendo também o Diretor/Presidente do Laboratório Associado ICVS/3B´s desde a sua criação em 2011. É o CEO do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, com sede no AvePark. De 2013 a 2017 assumiu o cargo de Vice-Reitor para a Investigação da UMinho.

É o responsável pelo projecto TEAMING The Discoveries Center for Regenerative and Precision Medicine, a instalar no AvePark, em colaboração com o University College London (UCL), UPorto, UAveiro, ULisboa e UNOVA de Lisboa. Exerce as funções (2016-2018) de Presidente Mundial da Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society (TERMIS), a maior sociedade na sua área de investigação, com membros de mais de 90 países. Pertenceu à direção de outras sociedades científicas internacionais.

É o Editor-Chefe do Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine, Wiley-Blackwell, que fundou em 2007. Editou diversos livros (+10) de circulação internacional e números especiais de revistas científicas. Organizou dezenas de reuniões e simpósios científicos internacionais, incluindo alguns congressos internacionais de grande dimensão. Integra o Conselho Editorial de diversas das principais revistas cientificas da sua área de investigação e revê artigos para mais de 150 revistas internacionais.

Foram atribuídos a Rui L. Reis mais de 20 prestigiados prémios científicos internacionais, a que acrescem alguns prémios de inovação e empreendedorismo. São particularmente de destacar um Doutoramento Honoris Causa pela prestigiada Universidade de Granada, a condecoração pelo Presidente da República, os 2 principais prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais, Jean Leray e George Winter, o Clemson Award de contribuições para a literatura pela Sociedade Americana de Biomateriais, o prémio de contribuições para a literatura da TERMIS-EU, o International UNESCO Life Sciences Award, o AF Harvey Award atribuído pelo Institution of Engineering and Technology (IET) e a nomeação como membro da National Academy of Engineering (EUA).

É autor de 1010 trabalhos publicados listados no ISI WoK, dos quais cerca de 860 se encontram publicados em revistas cientificas internacionais (incluindo mais de 70 artigos de revisão ou editoriais), mais de 230 capítulos de livros de circulação internacional, 45 patentes, e mais de 1850 comunicações apresentadas em conferências internacionais, incluindo 270 palestras convidadas, plenárias ou keynotes, apresentadas em conferências em todo o Mundo. O seu trabalhado foi citado cerca de 25000 vezes no ISI WoK (37700 no Google Scholar), dando origem a um índice h de 79 no ISI WoK (96 no Google Scholar e 82 no Scopus).
Researcher ID A-8938-2008;

Contacto
Assistente VRT Rui Reis: Ariana Santos e Sónia Gonçalves
Extensão: +351 253 601 050