Rui L. Reis, nasceu em 1967, e é Prof. Catedrático de Engª de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais, no Departamento de Engª de Polímeros da UMinho. Iniciou a sua formação na UPorto e Doutorou-se e fez a Agregação na UMinho.

Rui L. Reis é o Diretor do Grupo 3B's - Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, sendo também o Diretor do Laboratório Associado (LA) ICVS/3B´s da U. Minho. Tem desde há muito tempo vindo a colaborar com grandes empresas e grupos de investigação de excelência de diversos pontos do Mundo. Sob sua coordenação realizaram-se, ou estão em curso, grandes projetos Europeus, que asseguram uma muito importante parte do financiamento da UMinho neste âmbito, nomeadamente a rede de excelência em TERM EXPERTISSUES no FP6 (único caso em Portugal), diversos projetos Marie Curie e diversos projetos de investigação em consórcio no FP6, FP7 e HORIZON 2020, 1 grande projeto REGPOT no FP7 (POLARIS), e atualmente 1 projeto ERA-Chairs, 2 projetos TWINNING, e o recentemente aprovado projeto TEAMING The Discoveries Center for Regenerative and Precision Medicine no HORIZON 2020 (com parceria do University College London – UCL, FCT e 5 outras grandes Universidades Portuguesas), entre muitos outros projetos nacionais e financiamentos do QREN e NORTE 2020, dos programas transfronteiriços Portugal-Espanha e do Espaço Atlântico. Destaca-se ainda 2 bolsas avançadas (AdG) – ComplexiTE e ATLAS – e recentemente mais 2 bolsas de consolidação (CoG) do European Research Council (ERC) – os projetos mais prestigiados e competitivos a nível Europeu. No total, foram captados montantes de financiamento na ordem dos 70MEuros, dos quais cerca de 30MEuros são orçamento UMinho gerido pelo grupo 3B’s.

Rui L. Reis é o CEO do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, com sede no AvePark e filiais em outros 22 locais em 13 Países. Exerceu entre 2003 a 2009 as funções de Diretor de investigação para novas aplicações em/com cortiça da holding Corticeira Amorim SGPS, um dos maiores grupos empresariais Portugueses. Fundou diversas empresas de base tecnológica.
Foi, de 2005-2008 e de 2011-2013, Presidente da sociedade portuguesa de células estaminais e terapia celular (SPCE-TC). Ocupa ainda lugares de relevo em diversas sociedades científicas internacionais. Foi Presidente para a Europa (2010-2012), atou como Presidente Mundial Eleito (2013-2015) e é atualmente Presidente Mundial em exercício (2016-2018) da Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society (TERMIS), a maior sociedade na sua área de investigação, tendo sido eleito para estas funções por membros de mais de 85 Países.

Têm sido atribuídos a Rui L. Reis inúmeros e prestigiados prémios científicos internacionais, a que acrescem alguns prémios de inovação e empreendedorismo. São particularmente de destacar um Doutoramento Honoris Causa pela prestigiada UGranada em 2010, os 2 principais prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais, Jean Leray e George Winter, e o Clemson Award for Contributions to the Literature pela Sociedade Americana de Biomateriais (EUA). É Comendador da Ordem de Santiago de Espada. Editou vários livros e números especiais de revistas. Organizou diversas reuniões e simpósios científicos, incluindo alguns congressos internacionais de grande dimensão, e integra o Conselho Editorial de inúmeras revistas internacionais. Revê artigos científicos para mais  de 100 revistas internacionais. É o Editor-Chefe do Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine, Wiley-Blackwell, com fator de impacto de 5.2. É International Fellow of Tissue Engineering and Regenerative Medicine (FTERM) e of Biomaterials Science and Engineering (FBSE). Em outubro de 2016, foi indigitado como membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE) dos EUA, organização que conta com apenas 230 estrangeiros, sendo Rui Reis o único português de sempre.

Rui L. Reis é autor de 985 trabalhos publicados listados no ISI WoK, dos quais cerca de 767 se encontram publicados em revistas cientificas internacionais (incluindo 70 artigos de revisão e editoriais), 7 livros, mais de 230 capítulos de livros de circulação internacional, cerca de 35 patentes, e mais de 1800 comunicações apresentadas em conferências internacionais, incluindo cerca de 215 palestras convidadas apresentadas em conferências em todo o Mundo. O seu trabalhado foi citado mais de 20600 vezes, dando origem a um índice h de 70 no ISI (86 no Google Scholar). Desenvolve um intenso trabalho de divulgação científica e de promoção da ciência que se faz na UMinho.

Universidade do Minho
Reitoria
Vice-Reitor - RLR
Largo do Paço
4704-553 Braga
Telef.: 253601050/-    Fax: 253601059