Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Contactos Telefónicos Úteis




Portal UMinho > PT > Viver > COVID-19 > Contactos Telefónicos Úteis
​​​​​​

 Contactos Telefónicos Úteis

253 144 420 | Opção 1
Linha de apoio telefónico gratuita para esclarecimento de dúvidas sobre COVID-19

O Centro Medicina P5 (P5), uma iniciativa da Escola de Medicina e da Alumni Medicina, disponibiliza a toda a população uma linha de apoio para esclarecimento de dúvidas sobre a COVID-19. Esta linha funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, e oferece atendimento em Português e em Inglês.

Adicionalmente, para aconselhamento relacionado com sintomas, a Comunidade Académica da Universidade do Minho tem à sua disposição uma aplicação móvel (registo em https://www.p5.pt/registo-comunidade-academica/) que permite aos seus utilizadores assinalarem os sintomas que os preocupam e, através da App, receberem informações e aconselhamento médico.

Quer na resposta à linha de apoio telefónico, quer na resposta às solicitações via app, o P5 tem ao seu dispor uma equipa multidisciplinar de profissionais.

253 144 420 | Opção 2 (comunidade UMinho) | Opção 1
Linha de Apoio Psicológico SOS COVID-19 – Linha apoio psicológico em crise para a comunidade da Universidade do Minho e Municípios de Braga e Guimarães

A Unidade de intervenção psicológica da APSi-UMinho (Escola de Psicologia), em articulação com o P5 da Escola de Medicina, disponibiliza a Linha de Apoio Psicológico SOS – Covid-19 – uma linha de apoio psicológico à comunidade académica, e à comunidade em geral dos municípios de Braga e Guimarães, em situação de crise psicológica relacionada com a pandemia Covid-19. A equipa de profissionais envolvidos neste atendimento inclui especialistas da Escola de Psicologia, psicólogos afetos à APsi-UMinho, e psicólogos afetos ao P5.

A Linha de Apoio Psicológico SOS COVID-19 tem como missão contribuir para promover respostas mais adaptativas ao impacto psicológico da pandemia COVID-19 e para prevenir o agravamento dos problemas ligados à saúde mental. A nossa resposta caracteriza-se por uma intervenção psicológica em crise, facilitadora da estabilidade emocional e do ajustamento comportamental, promotora da identificação e validação de recursos adequados para lidar com as dificuldades ou preocupações imediatas, fomentando o autocuidado.

Sempre que a situação o indicar, os psicólogos que atendem no contexto desta linha, podem encaminhar os utentes para outros serviços de apoio ao dispor na comunidade, que possam prestar um apoio adequado a problemas de natureza específica ou de maior gravidade.

A linha funciona de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 18h e oferece atendimento em Português e em Inglês.

808 24 24 24      Linha SNS 24 para esclarecimentos de diagnóstico médico.

300 502 502      Linha Segurança Social para esclarecimentos sobre assistência a familiares, baixas e quarentena.

217 929 755         Linha do Ministério dos Negócios Estrangeiros de emergência aos portugueses em viagem.