Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Centro de Medicina Digital P5




Portal UMinho > PT > Viver > Centro de Medicina Digital P5

 Centro Medicina Digital P5


Escola de Medicina da UMinho oferece plataforma de serviços clínicos digitais
 
Equipa de resposta integra grupo multidisciplinar de profissionais e conta com a colaboração de mais de 150 estudantes do curso de Medicina
 
A Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) criou um serviço clínico digital sobre a Covid-19, para atendimento generalizado e gratuito à população. Integrado no Centro de Medicina Digital P5 (www.p5.pt), o serviço representa um contributo da Escola de Medicina para se fazer face à situação crítica que se vive no país e no Mundo. O serviço, que está disponível através de www.p5.pt/helpdesk/​, conta agora, para além da equipa de profissionais do P5, com mais de 150 estudantes dos 5º e 6º anos do curso de Medicina. 
 
O P5 garante ainda, com o apoio de psiquiatras de todo o país, e em conjugação com a Direção Geral de Saúde, a Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, um serviço de consultas de psiquiatria gratuitas por videochamada, destinado aos profissionais de saúde que se encontram ao serviço dos portugueses.
 
O P5 também está a trabalhar, num esforço colaborativo com equipas de engenheiros informáticos, na criação de algoritmos de Inteligência Artificial, que permitam orientar as dúvidas das pessoas (FAQ) de forma eficaz e redirecionar para fontes de informação cientificamente validadas. Paralelamente, a prestação de saúde gerais permanece necessária e, por isso, o P5 continua a disponibilizar os seus serviços clínicos em múltiplos contextos.
 
O Centro de Medicina Digital P5 é uma unidade que utiliza tecnologias digitais para monitorizar e melhorar a saúde das populações, complementando a rede de cuidados primários e hospitalares. O P5 conta com uma equipa multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas que aproximam os cuidados de saúde dos seus utentes e baseia-se nos pressupostos de que os cuidados de saúde devem ser preditivos, preventivos, personalizados e participativos.​