Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Recrutamento de investigadores




Portal UMinho > PT > Investigação e Inovação > Recrutamento de investigadores
Recrutamento de investigadores

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Recrutamento de investigadores

A criação de um mercado de emprego aberto aos investigadores constitui um dos pilares do Espaço Europeu de Investigação (EEI), representando uma força motriz para o crescimento económico e a criação de emprego na Europa. A Universidade do Minho assume-se como key player na criação do EEI, projetando-se como uma Universidade de Investigação, apostada na geração de conhecimento científico como fator principal de afirmação da sua relevância nacional e internacion​al, assente em quadros de referência internacionais e na efetiva capacidade da Universidade em atrair e reter recursos humanos de excelência em investigação.

O recrutamento de investigadores na Universidade do Minho tem registado um crescimento significativo na última década, fruto dos instrumentos de apoio à contratação de investigadores doutorados promovidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito dos programas Ciência, Welcome e Investigador FCT. Entre 2013 e 2016, a média de pessoal investigador, enquadrado no Estatuto da Carreira de Investigação Científica, foi de 71 investigadores, muitos dos quais de nacionalidade estrangeira, reforçando a cooperação internacional das equipas de investigação. 

O recrutamento de investigadores consubstancia-se igualmente no acolhimento e contratação de bolseiros de investigação. A UMinho tem registado uma dinâmica muito positiva, resultante do crescimento do financiamento externo para a sua atividade científica. Em 2017, a UMinho integrou 963 bolseiros de investigação científica, de diferentes nacionalidades, nas suas Unidades de I&D, triplicando o nº de bolseiros contratados na última década.​