Provas de Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
De sexta-feira, 17.05.2024 até sexta-feira, 21.05.2100
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Composição
do Júri:
Presidente: Doutora
Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Vogais: Doutora Ana Paula Loução Martins,
Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho
(orientadora);
Doutora Sílvia Correia Monteiro, Investigadora Auxiliar do
Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do
Minho.
Resumo da
Dissertação Mestrado:
Esta investigação teve como
finalidade conhecer as atitudes de futuros e atuais educadores de infância e de
professores acerca da inclusão de crianças com Necessidades Educativas
Especiais (NEE) em contexto escolar regular. Para a sua concretização, seguimos
uma metodologia quantitativa e recolhemos os dados a partir de uma amostra de
103 participantes, através de um questionário desenvolvido para o efeito. Para
a análise dos dados recorremos à estatística descritiva e inferencial, que
permitiu concluir que: a) a maioria dos participantes não considera ter
conhecimentos científicos necessários para educar crianças com necessidades
educativas especiais; b) a maioria dos participantes selecionou a definição que
considera a inclusão como relativa a todos e cada criança, e não aquelas
definições que consideravam apenas as crianças com NEE; c) metade dos
participantes consideram que são os membros da sociedade quem tem uma atitude
menos positiva perante a inclusão; d) a variável género não teve um impacto nas
atitudes perante a inclusão. Estas conclusões aprovisionam uma reflexão para os
investigadores, educadores de infância, professores, pais e a
comunidade em geral.
Palavras-chave: Atitudes; Educadores de Infância;
Inclusão; Necessidades Educativas Especiais;
Palavras-chave: Atitudes; Educadores de Infância;
Inclusão; Necessidades Educativas Especiais;
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Núcleo de Integração e Desenvolvimento (NID) da Escola de Medicina celebra o 2º aniversário
De sexta-feira, 14.02.2025 até sábado, 24.01.2026
Ao longo destes 2 anos foram realizados mais
de 500 atendimentos individuais e registados mais de 400 participantes em
ações de grupo. No âmbito do Plano de Capacitação, foram registados mais de 800 [UdCNS1] participantes nos Programas: Especificar, Flexibilizar,
Partilhar.
O NID, sempre alinhado com a missão e objetivos da EM,
tem como prioridade promover a integração na comunidade da Escola, e o seu
desenvolvimento académico, pessoal e profisional.
Atualmente a equipa é composta pelos seguintes
membros: Adhemar Longatto, Ana Matilde Gomes, Ana Rachel Pinto, António
Gil Castro, Cláudia Alexandra Leitão, Cristina Nogueira Silva, Filipa Pinto
Ribeiro, João Bessa Peixoto. Nada melhor que assinalar esta data com alguns
testemunhos de participantes nas ações do NID, que foram recolhidos através do
formulário de feedback:
“Muito bom apoio e ambiente muito acolhedor”.
“Vejo o NID como crucial para o crescimento dos alunos,
com impacto positivo imediato e duradouro no seu bem-estar, especialmente em
situações de dificuldade, seja a nível académico ou emocional.”
“Obtive resposta rápida e um bom seguimento.”
“Muito obrigada pelo vosso trabalho, é mesmo muito
importante!”
“O NID é um núcleo incrível, empático, prestável e
compreensível. Acolheu-me com a maior gentileza num dos momentos mais difíceis
que tive na minha vida. Senti-me ouvida, compreendida e segura. Para além de me
serem apresentadas soluções para melhorar a minha situação. Recomendei a vários
colegas e todos apresentaram um excelente feedback.”
“Gostei da organização das atividades e das atividades
também”.
“Eu acho que as ações do NiD são bastante bem pensadas,
olhando as necessidades do estudante. Não é preciso grandes coisas para que o
impacto seja grande. Tenho reparado que todas as ações são pertinentes e com o
real intuito de nos ajudar. Obrigada, espero que continuem.”
"Convivo diariamente (como orientadora) com duas
pessoas que participam nas sessões de aconselhamento psicológico individual.
Verifiquei uma melhoria significativa e progressiva na capacidade de trabalho e
de concentração dessas pessoas, para além do aumento na sua motivação. Aqui
fica o meu profundo agradecimento ao NID por esta iniciativa com impacto muito
positivo na comunidade da EM, na esperança que estas sessões possam ser
alargadas a outros membros da comunidade para além dos alunos."
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Cerimónia Inaugural dos 25 anos da Escola de Medicina
De terça-feira, 18.02.2025 até quinta-feira, 25.12.2025
O Professor Jorge Correia Pinto lançou a cerimónia com uma
breve introdução sobre a importância da data dos 25 anos e o impacto que o crescimento
da Escola de Medicina teve a nível académico e também nível local. Seguiu-se um momento literário que teve como
protagonista o Professor José Manuel Neves como forma de introdução para a
apresentação dos 25 momentos que ficou a cargo do Professor Pedro Morgado.
Estes momentos foram descritos por Pedro Morgado e demonstrados
através de fotos que se mantiveram em arquivo.
Desde o primeiro acordo para a criação da Escola de Medicina até à tomada de
posso do último presidente, como a inauguração do edifício, a criação do ICVS,
2CA, Bacis e P5 e claro está as tomadas de posse dos presidentes que durante estes
25 anos lideraram a instituição.
A cerimónia termina com as intervenções do Professor
Sérgio Machado dos Santos, Professora Cecília Leão, Professor Nuno Sousa,
Professor Jorge Pedrosa e Professor Jorge Correia Pinto que transportaram a plateia
para momentos especiais e particulares da criação da apelidada, na altura,
Escola de Ciências da Saúde. Os dias de descoberta, aprendizagem, aventura e
coragem estiveram espelhados através da voz e expressões de cada palestrante. Poderá
até se dizer que se presenciou alguma saudade ou nostalgia pelos tempos jovens
e áureos da experiência de cada um. Traduz-se hoje, também amplamente expresso,
num orgulho enorme no que a Escola de Medicina se tornou e no que ainda se pode
tornar.
Fotos da sessão: Facebook
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"20 Anos Depois" – A Essência do Tempo na Expressão Humana
De quarta-feira, 5.03.2025 até quinta-feira, 5.03.2026
A escolha do preto e branco acentua a dramaticidade e a
profundidade das imagens, destacando texturas, linhas e expressões que, de
outra forma, poderiam passar despercebidas. A ausência de cor reforça a
atemporalidade da obra e permite ao espetador concentrar-se na essência pura da
emoção humana. A luz, meticulosamente trabalhada, desenha os rostos e cria
sombras que evocam não apenas a passagem dos anos, mas também a resiliência e a
força presentes em cada indivíduo retratado.
Cada imagem é um fragmento de tempo, um instante
congelado que encapsula a complexidade da experiência humana. A composição
cuidadosa, a justaposição entre a suavidade e a dureza dos traços, e a
interação entre o olhar do retratado e o do espetador criam uma narrativa
visual pulsante e envolvente. O trabalho de Pereira Lopes vai além da simples
documentação: ele oferece um espelho onde todos podemos reconhecer a
inevitabilidade da transformação e a beleza da impermanência.
Enquanto curadora e artista plástica,Adriana Henriques, encontra nesta
série fotográfica a mesma "essência" que marca o seu percurso: "a busca pela
memória, pelo instante que se dilui no tempo, pela emoção que transcende a
imagem". Assim como nas suas próprias obras, onde fragmentos e gestos compõem
a história, aqui cada fotografia é um diálogo entre o passado e o presente,
entre o visível e o sentido.
A disposição das fotografias na exposição foi pensada
para criar um percurso sensorial, conduzindo o visitante por um caminho onde
cada rosto se torna uma paisagem emocional, cada ruga uma metáfora para as
experiências vividas. O silêncio do passadiço ecoa as histórias contidas em
cada retrato, permitindo um espaço de contemplação e introspecção.
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