Formação e Eventos

Portal UMinho > PT > Investigação > Ciência Aberta > Formação e Eventos

Formação e Eventos

A formação para a prática da Ciência Aberta, nas suas variadas vertentes, desde a publicação em acesso aberto ou auto-arquivo de publicações em repositório, até publicação e gestão de dados, elaboração de planos de gestão de dados ou software de investigação aberto, é de grande relevância e um forte aposta na UMinho.

​A UMinho, através dos seus Serviços de Documentação oferecem um conjunto de ações de capacitação para investigadores e alunos de pós-graduação dentro da Universidade em diferentes domínios da ciência aberta, e promovem a nível nacional e internacional eventos de divulgação e formação sobre a implementação de práticas e políticas de ciência aberta.

Programa de formação das Bibliotecas UMinho em Ciência Aberta:
  • Open Science Café e formações da pedido na UMinho (ver calendário).
  • Guia (in)formativo das Bibliotecas UMinho em  Gestão de Dados de Investigação (https://guias.sdum.uminho.pt/dados): este Guia (In)formativo fornece recursos relevantes para compreender o essencial da Gestão de Dados de Investigação. Visa colocar à disposição da comunidade académica da UMinho um leque de recursos que pretendem apoiar com mais clareza os processos de gestão de dados, não obstante a complexidade emergente deste tema.

Formação online:
​​​​
​MOOC "O Essencial da Gestão de Dados de Investigação​": o MOOC sobre gestão de dados de investigação, é um curso online promovido pela Secretaria Geral da Educação e Ciência com desenvolvimento técnico dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho,  disponibilizado na Plataforma NAU em https://lms.nau.edu.pt e que procura responder a várias necessidades de capacitação existentes no que respeita à gestão de dados de investigação. O curso "O Essencial da GDI" foca-se nos principais componentes para uma compreensão ampla e funcional dos processos associados à gestão de dados ao longo do ciclo de vida da investigação.

​FOSTER Open Science Toolkit: recurso de formação online que disponibiliza mais de dez cursos sobre a prática da ciência aberta, desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu coordenador pelos Serviçso de Documentação da Universidade do Minho "FOSTER Plus - Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond".​​​

FOSTER Open Science training handook​, é um manual dedicado a providenciar conteúdos e instrumentos pedagógicos para a formação em diferentes tópicos da Ciência Aberta. Produzido no âmbito do projeto FOSTERplus, é um guia de formação de formadores já traduzido para língua portuguesa e que se destina a pessoal de apoio às atividades de investigação mas também a investigadores.

Eventos anuais de âmbito nacional ou internacional promovidos pela UMinho em conjunto com outros parceiros institucionais: