História

A Universidade do Minho (UMinho) é uma instituição de ensino superior pública localizada nas cidades de Braga e Guimarães. Fundada em Braga em 1973, durante um período de expansão do ensino superior em Portugal, a UMinho rapidamente se tornou numa das principais universidades do país e uma referência nacional e internacional em várias áreas do conhecimento.

Nascida sob o desígnio de se tornar uma “universidade completa”, a UMinho expandiu gradualmente sua oferta educativa para incluir hoje uma vasta gama de áreas do saber que vão desde as áreas das ciências e tecnologia, até à arquitetura, artes, ciências sociais, direito, economia e gestão, educação, humanidades, psicologia e saúde,

Ao longo dos anos, a Universidade alcançou reconhecimento pela sua qualidade de ensino, investigação e inovação, tendo sido pioneira em diversas áreas do saber e destacando-se pela excelência dos seus centros de investigação e pela ativa colaboração com empresas e instituições nacionais e internacionais.

A universidade tem igualmente crescido do ponto de vista infraestrutural com a constituição dos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães) e, mais tarde, com a criação do campus de Couros – numa zona classificada como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO -, também ele na cidade vimaranense.

Em suma, ao longo dos últimos 50 anos, a Universidade do Minho tem-se destacado como uma instituição de ensino superior dinâmica e inovadora, comprometida com a formação de profissionais qualificados, a produção de conhecimento de excelência e o desenvolvimento sustentável da sociedade.​​

Fundada no ano de 1973, a Universidade do Minho recebeu os primeiros estudantes no ano letivo de 1975/76. Hoje, a Universidade é rec​onhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições. Por estas razões, a UMinho é um agente central na região, uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global. Localizada no Norte de Portugal, a Universidade tem um campus na cidade de Braga e outro na de Guimarães.

Conheça os marcos históricos da Universidade do Minho:

1970 (14 de abril)
Discurso de Miller Guerra na Assembleia Nacional a favor da criação de novas universidades

1973 (11 de agosto)
Criação da Universidade do Minho - juntamente com as universidades de Aveiro, Nova de Lisboa e Instituto Universitário de Évora - pelo Decreto-Lei nº 402/73, do Ministro da Educação Nacional Veiga Simão

1974 (17 de fevereiro)
Tomada de posse do Reitor da Universidade do Minho Carlos Lloyd Braga e da Comissão Instaladora (CIUM)

Revolução do 25 de abril e início do processo de democratização

1975
Início das atividades letivas na Universidade do Minho, com cursos de formação de professores, línguas vivas e engenharia; aulas dispersas por várias instalações, particularmente no complexo pedagógico da Rua D. Pedro V, em Braga.

1976
Aprovação do Regulamento Interno Provisório, com a criação das Unidades Científico-Pedagógicas de Ciências Exatas e da Natureza, Engenharias, Letras e Artes, Ciências Sociais e Ciências da Educação. Estas unidades darão origem às atuais Escola de Ciências, Escola de Engenharia, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Escola de Economia e Gestão, ao Instituto de Ciências Sociais e ao Instituto de Educação.

1976
Decisão final do Governo sobre a localização da Universidade do Minho em dois polos, Braga e Guimarães

Posse do Reitor Joaquim Barbosa Romero

Posse do Reitor Lúcio Craveiro da Silva

Posse do Reitor João de Deus Pinheiro

Posse do Reitor Sérgio Machado dos Santos

Lançamento da primeira pedra do campus de Azurém, em Guimarães

Lançamento da primeira pedra do campus de Gualtar, em Braga

Homologação dos Estatutos da Universidade do Minho

Posse do Reitor Licínio Chainho Pereira

Posse do Reitor António Guimarães Rodrigues

2004
Integração na Universidade do Minho da Escola Superior de Enfermagem (criada em 1911)

Implementação do Processo de Bolonha (reorganização da oferta formativa)

2008
Homologação dos novos Estatutos da UMinho, em conformidade com o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, publicado em 2007; criação da Escola de Psicologia

Posse do Reitor António Cunha

2016
Aprovada a transformação da Universidade do Minho em fundação pública com regime de direito privado

Posse do Reitor Rui Vieira de Castro

2023
49.º aniversário e início das comemorações dos 50 anos da Universidade do Minho, que se prolongarão até final de 2024.