Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

UMinho e dst lançam Cátedra inédita em construção do futuro

Fotos
Catedra IB-S
Convite
Banner
Foto de Francisco de Assis/Diário do Minho
Foto de Rosa Santos/Correio do Minho
Foto de Francisco de Assis/Diário do Minho
Foto de Rosa Santos/Correio do Minho
quarta-feira, 21/06/2017
Reitoria, Largo do Paço, Braga
Foto de Francisco de Assis/Diário do Minho
A Universidade do Minho e o grupo dst apresentaram a 21 de junho de 2017 a “Cátedra dst/IB-S em Construção do Futuro: Automação e Modularização”, uma iniciativa pioneira para viabilizar projetos associados ao futuro do setor. A criação da Cátedra foi assinada pelas 17h45, na Reitoria da UMinho, em Braga, pelo reitor António M. Cunha, pelo presidente do grupo dst, José Teixeira, pelo codiretor do Instituto para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da UMinho, Paulo Lourenço, e pelo investigador titular daquela Cátedra, Vítor Cunha.

A sessão incluiu, às 18h30, palestras sobre a revolução 4.0 na indústria e sobre a construção digital, respetivamente pelo CEO da Critical Manufacturing, Francisco Almada Lobo, e pelo titular da Cátedra em Informação da Construção da Universidade de Liubliana (Eslovénia), Tomo Cerovsek. Seguiu-se um painel de discussão aberto às empresas, com o diretor-geral da Universidade EDP, António Pita de Abreu, a responsável de Projetos e Inovação da Aquapor, Cláudia Guerreiro, a coordenadora para a Sustentabilidade da Corticeira Amorim, Gisela Pires, o fundador do Topos Atelier de Arquitectura, Jean Pierre Porcher, o CEO da Armilar Venture Partners, Joaquim Sérvulo Rodrigues, o diretor da Casais - Engenharia e Construção, Nuno Pinheiro, além de José Teixeira, Francisco Almada Lobo e Tomo Cerovsek.

A nova Cátedra fica sediada no IB-S, nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), contando com o apoio da Ordem dos Engenheiros na divulgação. O seu objetivo é repensar a construção e reinventar esta indústria para uma maior competitividade, criando soluções tecnológicas capazes de harmonizar o ambiente natural e construído, numa abordagem multidisciplinar. Vai focar temas como building information modelling, a integração projeto-produção, os materiais e sistemas inovadores ou a reabilitação na economia circular. A transformação digital é imparável na indústria, com sistemas ligados em tempo real e com capacidade autónoma de otimização. Neste âmbito, a Europa tem de se preparar atempadamente para criar valor e enfrentar os desafios societais no emprego, nas qualificações dos recursos humanos e na sustentabilidade, referem os promotores da Cátedra.


Sobre o IBS e o grupo dst

O IB-S, projeto bandeira da UMinho, foi criado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que compatibilizem o ambiente natural com o ambiente construído, através de uma abordagem multidisciplinar, e junta-se agora ao grupo dst, um dos mais importantes grupos nacionais do setor da construção e do imobiliário, com sede em Braga, para modernizar e desenvolver o futuro da construção-civil. O grupo dst atua em seis áreas de negócio distintas – Engenharia e Construção, Ambiente, Energias Renováveis, Telecomunicações, Real Estate e Ventures – e possui um sólido compromisso com a inovação, desenvolvimento tecnológico e políticas empresariais sustentáveis e responsáveis, de forma a se adaptar às mudanças e crescente competitividade do setor da construção.


Sobre o debate “Reinventar a indústria para a competitividade. Repensar a construção”

O desenvolvimento da indústria, desde a 1ª revolução industrial do século XVII, passando pela introdução das linhas de montagem e pela introdução da eletrónica na automação e controlo, resultou hoje na 4ª revolução industrial. A reinvenção da indústria para a competitividade vai-se traduzir em sistemas ligados em tempo real e com capacidade autónoma de otimização. Os desafios são impressionantes e multidisciplinares, incluindo a introdução de equipamentos inteligentes, sensores ciber-físicos embebidos, tecnologias colaborativas e processos em rede. Este desafio é fundamental para a criação de valor e competitividade da Europa, com desafios societais no emprego e nas qualificações necessárias dos recursos humanos. A transformação digital é irrevogável, encontrando-se muito mais desenvolvida nos bens de consumo do que na indústria. Por esta razão, o presente seminário é atual e uma oportunidade única para discutir as implicações desta transformação.


Oradores principais


- Francisco Almada Lobo é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto. Iniciou a sua carreira no Instituto CIM R&D, seguindo-se a Siemens Semicondutores, em 1997. Ao longo da sua passagem pela Siemens, Infineon e Qimonda, ganhou experiência em diversas áreas de produção tendo, em 2004, liderado a primeira migração de um sistema gestão da produção (MES) numa instalação de elevado volume e sem paragem de fábrica. Entre 2005 e 2009, geriu o Porto Development Center de Infineon e Qimonda, com a implementação de projetos de automação nas fábricas do grupo em todo o mundo. MBA pela Porto Business School (à data Escola de Gestão do Porto), atuou como Chief Operating Officer (COO) da Critical Manufacturing, onde, entre outras áreas, foi o responsável pela unidade de negócios de Produtos. Desde 2010 é o CEO da empresa Critical Manufacturing.

- Tomo Cerovsek é vice-diretor do Departamento de Engenharia Civil e Titular da Cátedra em Informática da Construção na Universidade de Liubliana, Eslovénia. Trabalha como Professor em Comunicação da Engenharia, Projeto Digital, Modelação de Processos, Desenvolvimento Integrado de Produtos, Sustentabilidade e Building Information Modelling (BIM). É Professor Convidado no Instituto de Tecnologia de Dublin, Irlanda, onde leciona o módulo de execução, planeamento e protocolo BIM e tutor no curso de Problem Based Learning na Universidade de Stanford, EUA. Como autor publicou vários artigos na temática do BIM. Lidera também a transferência de tecnologia BIM para Sistemas Fiáveis para Engenharia Integrada e Gestão de Instalações, com especial ênfase nas aplicações BIM. Trabalha como consultor nas metodologias da modelação BIM nas áreas da construção e projetos tecnológicos.


PROGRAMA

17h30 | Assinatura do protocolo Cátedra dst/IB-S
- António M. Cunha | Reitor da UMinho
- José Teixeira | Presidente do conselho de administração do grupo dst
- Paulo B. Lourenço | Codiretor do Instituto para a Bio-Sustentabilidade
- Vítor Cunha | Titular da Cátedra dst/IB-S
18h00 | A revolução 4.0 na indústria
- Francisco Almada Lobo | CEO Critical Manufacturing
18h20 | Digital construction for advanced information management in the built environment
- Tomo Cerovsek | Cátedra em Informática da Construção na Universidade de Liubliana, Eslovénia
18h40 | Painel de discussão
- Moderador: Xavier Martin | Administrador da dstelecom
- António Pita de Abreu | Diretor-geral da Universidade EDP
- Cláudia Guerreiro | Responsável de Projetos e Inovação da Aquapor
- Francisco Almada Lobo | CEO da Critical Manufacturing
- Gisela Pires | Coordenadora da Área de Sustentabilidade da Corticeira Amorim
- Jean Pierre Porcher | Fundador do Topos Atelier
- Joaquim Sérvulo Rodrigues | CEO da Armilar Venture Partners
- José Teixeira |
Presidente do conselho de administração do grupo dst
- Nuno Pinheiro | Diretor da Casais Engenharia e Construção, S.A.
- Tomo Cerovsek | Universidade de Liubliana
20h00 | Verde de Honra

- Vídeo da cerimónia (22m53s): facebook.com/uminhooficial/videos/1400924369983815
- Entrevista sobre a Cátedra (Paulo Lourenço na RTP3): www.youtube.com/watch?v=VaxCsQsZx_o

+info:
facebook.com/biosustainability, dstsgps.com
ib-s.uminho.pt/cerimonia-inaugural-da-catedra-dstib-s-construcao-do-futuro-automacao-e-modularizacao
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024