Alexandra Suzana Abreu de Faria Carvalho Roeger nasceu em Braga, a 3 de agosto de 1970. No seu percurso escolar passa pelo Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian, desde o pré-escolar até ao 9.º ano. Mantém-se no Conservatório como aluna em regime supletivo, ingressando na Escola Secundária Carlos Amarante, onde completa o ensino secundário.
O seu percurso continua na Universidade do Minho, licenciando-se em Eng.ª Biológica, Ramo Ambiente, em 1993. Em 1996 conclui o Mestrado em Ambiente pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e, em 2014, obtém o Grau de Mestre em Administração e Gestão Pública pela Universidade de Aveiro. Em 2021 apresenta e defende a tese de Doutoramento em Ciências da Administração, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, sob o título Public Policies in the Water Sector: Water Safety Plans as tools for Risk Assessment.
Ao nível do percurso profissional, iniciou a carreira profissional como investigadora na Universidade do Minho, tendo optado, entretanto, pelo ingresso na indústria, onde passou pelo Grupo SONAE desenvolvendo trabalho na área do Ambiente. Entretanto ingressa na administração pública, em 1996, trabalhando nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Esposende e, depois, na Câmara Municipal de Esposende, como Chefe da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos. Em 2005 assume o cargo de Vogal com poderes executivos do Conselho de Administração da empresa municipal Esposende Ambiente, sendo nomeada Presidente do Conselho de Administração em 2010.
No mandato autárquico 2017-2021 assume o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, com as áreas funcionais da Coesão Social, Ambiente, Energia, Florestas, Proteção Civil, Saúde, Proteção Animal e Veterinária, Conservação e Manutenção de Edifícios e Equipamentos e, ainda, Qualidade e Modernização Administrativa. Assume também a presidência da CPCJ de Esposende e a vice-presidência do Conselho de Administração da Esposende Solidário – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Concelho, bem como a Mesa da Assembleia Geral das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000.
No mandato autárquico de 2021 assume, até setembro de 2024, as áreas funcionais da Coesão Social, Educação, Cultura, Saúde, Proteção Animal e Veterinária, Qualidade, Ambiente e Energia, mantendo a vice-presidência da Esposende Solidário, a presidência da CPCJ (até dezembro de 2023) e a mesa da Assembleia Geral da Esposende Ambiente, assumindo também o lugar de Vogal do Conselho de Administração da Zendensino, Cooperativa de Ensino.
Possui trabalhos publicados nas áreas da gestão de infraestruturas hidráulicas, de gestão de resíduos, educação ambiental, gestão costeira, certificação de sistemas de gestão (Qualidade, Ambiente, SST e Responsabilidade Social), políticas públicas, entre outros.