Descrição
Este curso procura fornecer conhecimentos e treinar estratégias de ação em áreas relacionadas com a gestão de stress, destinando-se a profissionais onde estes aspetos são particularmente importantes, nomeadamente gestores e decisores nos mais variados contextos de ação bem como profissionais que operam sob níveis acentuados de tensão profissional (ex: profissionais de saúde, do ensino, das forças de segurança, entre outros). De facto, a importância destes profissionais conhecerem os mecanismos psicológicos e comportamentais associados à gestão de stress pode traduzir-se numa maior possibilidade de pessoas, equipas e organizações potenciarem o seu funcionamento e alto rendimento. Neste sentido, este curso adota uma perspetiva abrangente da gestão de stress, salientando os níveis individuais, de equipa e organizacionais da intervenção nesta área e discute as estratégias de intervenção ao nível remediativo, preventivo e promocional, nos mais variados contextos de funcionamento humano. Além disso, os participantes terão oportunidade de monitorizar e treinar estratégias de gestão de stress, de modo a aumentarem a sua eficácia e rendimento nos respetivos locais de trabalho. Todos estes aspetos visam responder à constatação de que os locais de trabalho têm vindo a tornar-se mais “stressantes” e exigentes para os profissionais, fruto de ambientes competitivos globais, em paralelo com uma escassez de recursos de trabalho e carreiras laborais tipicamente instáveis. Estas circunstâncias ocorrem sem a necessária preparação e treino dos profissionais para enfrentarem os desafios crescentes colocados pelos ambientes de trabalho, tornando-se, por isso, basilar disponibilizar programas de formação e treino na área da gestão do stress.
Resultados de aprendizagem
Este curso tem como principal objetivo estimular a compreensão do fenómeno do stress ocupacional e promover a capacidade de gestão de stress.
Assim, este curso tem os seguintes resultados de aprendizagem:
1. Identificar os fundamentos teóricos e empíricos da gestão do stress;
2. Avaliar a prontidão pessoal para a gestão do stress;
3. Identificar as técnicas de controle de stress;
4. Identificar e aplicar padrões positivos de avaliação cognitiva do stress;
5. Identificar os níveis individuais, de equipa e organizacionais da gestão do stress;
6. Formular e aplicar planos de gestão do stress.