2023
Fevereiro
Dia da Universidade
• Concerto inaugural das comemorações (em Guimarães e Braga).
• Apresentação do logo, do lema e do Programa no quadro da cerimónia do Dia da Universidade (dia 18, no Salão Medieval, com a presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da Assembleia da República).
Março
• Inauguração dos Bosques do Cinquentenário (Guimarães e Braga)
Os Bosques do Cinquentenário contemplam a plantação de cinquenta árvores - número celebratório - repartidas entre o campus de Gualtar e o campus de Azurém. Os dois bosques contemplarão mais de uma dezena de diferentes espécies autóctones, constituindo não só um simbólico contributo para a saúde do nosso planeta e para a preservação da biodiversidade, como também um marco comemorativo permanente e um legado para o futuro.
Abril
• Início do Ciclo de podcasts "Memórias e Visões para o Futuro da UMinho"
Nestes podcasts participarão dois elementos de cada Unidade Orgânica da Universidade, de gerações distintas, cujos percursos permitam recuperar a memória de alguns dos momentos mais marcantes da história da Unidade e apresentar a sua Visão para o futuro. As conversas, com a duração aproximada de 60 minutos cada, serão orientadas no sentido de identificar as condições e a estratégia que permitam concretizar a Visão, ou seja, as memórias do passado da instituição devem ser transmitidas de forma a inspirar a sua mudança e melhoria futura.
Maio
• Disponibilização de recursos (vídeos) para ativação física nos diferentes contextos de ensino, investigação e trabalho da universidade.
• AtivaMente
Esta iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar da nossa comunidade pela promoção de atividades de ativação física e relaxamento nos campi. Em conjunto com os SASUM, serão realizadas atividades de ativação física nas diferentes Unidades Orgânicas e será promovido um programa de sessões de relaxamento em diferentes espaços exteriores nos campi.
Junho
• Conferência: "Expresso 50 anos: Expansão e Impactos da Universidade em Portugal”
• Espetáculo multimédia em Braga, no Largo do Paço
Este espetáculo multissensorial pretende promover o espaço público da universidade como um espaço partilhado de criatividade e de inovação. Será uma noite performativa, musical, digital e espacial pensada e materializada por artistas de Teatro, Música, Artes Visuais e Artes Digitais e uma noite imersiva em que o publico constrói o seu próprio caminho e é convidado a fazer parte das situações que testemunham.
Julho
● Livros com RUM (edição do cinquentenário)
Série de conversas com autores de livros, produzida pela Rádio Universitária do Minho (RUM) e gravada nas bibliotecas e laboratórios da UM, com o objetivo de levar ao conhecimento de todos o trabalho de divulgação científica feito pelos docentes e investigadores das diversas Unidades Orgânicas. Esta série de "Livros com RUM" decorrerá a partir do Verão de 2023 e durante os anos de 2023 e 2024.
● "Pelo olhar…" – Exposição de obras do Museu Nogueira da Silva na Galeria do Paço
As obras aqui apresentadas têm por base uma seleção onde o olhar se atende como elemento comum. Os protagonistas destas obras, pelos seus distintos olhares na representação pictórica provocam aceções e estímulos que nos cativam e envolvem. Acedemos às obras fixando-nos numa contemplação cuidada, a desvelar tempos históricos que se tornam contemporâneos do nosso próprio olhar. Exposição aberta ao público de 4 de julho a 27 de agosto.
Setembro
• Cool Campus
Queremos uma universidade onde o bem-estar e a saúde mental sejam uma prioridade. Nesta atividade, vamos criar mais espaços de (bem-)estar nos campi, criar momentos de encontro, promover a sustentabilidade e construir uma cultura de valorização de todas as diversidades. No arranque do ano letivo faremos um piquenique, no Campus de Azurém, destinado aos novos alunos da UMinho.
Outubro
• Música nos campi
Diferentes agrupamentos musicais constituídos pelos alunos de Música atuarão nos campi da UMinho à hora do almoço, convocando assim estudantes, docentes e todos os que se queiram juntar para momentos de fruição estética e convívio. No total teremos dez recitais, cinco em Gualtar e outros tantos em Azurém.
Novembro
• Lançamento do "Estudo sobre a produção científica da Universidade do Minho"
Este estudo irá inventariar as publicações científicas e académicas associadas a membros da Universidade do Minho desde a sua criação e até ao final de 2022. Através de dados bibliométricos, irá analisar-se a evolução (em termos quantitativos, áreas disciplinares, tipos de publicação, etc.), o impacto (citações na literatura científica) e o peso no conjunto nacional, da produção científica da Universidade do Minho ao longo da sua história.
● Health Talks
Sessões online de frequência mensal com a participação de investigadores de diferentes áreas disciplinares relacionadas com a saúde que apresentam os resultados de investigação em linguagem acessível e apropriável pelo cidadão comum. Cada uma das sessões ficará disponível em formato de podcast. Este projeto é promovido pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde, Enfermagem (UICISA:E, núcleo UMinho) e Centro de Investigação em Enfermagem da ESE-UM.
• Poesia nos campi
Grupos de alunos das áreas de Letras e de Teatro declamarão poesia nos complexos pedagógicos de Gualtar e de Azurém. Cuidado! Estas brigadas poéticas são poderosas.
Dezembro
• Concerto de Natal (Braga)
2024
Fevereiro
17 de fevereiro: Dia da Universidade
• Sessão solene comemorativa dos 50 anos, com a presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da República
• Concerto: Dia 16, em Guimarães e dia 17, em Braga.
• Lançamento da Biblioteca Digital (Memória e Património)
Esta nova plataforma irá reunir, divulgar e preservar diversos tipos de conteúdos (documentos, imagens, áudio e vídeo, etc.) em formato digital, relacionados com a história e o património documental e bibliográfico associado à Universidade do Minho. A Biblioteca Digital será apresentada em fevereiro de 2024 com uma coleção inicial de conteúdos selecionados, e deverá ser mantida e ampliada permanentemente após a sua apresentação.
• Exposição itinerante sobre a Universidade do Minho
Uma mostra para espaços exteriores que percorrerá as cidades da região, dando visibilidade ao que é a oferta educativa, a produção científica e a atividade cultural e de interação com a sociedade da Universidade do Minho.
Março
• Divulgação do Estudo sobre "A UMinho e a transformação da região"
Este estudo pretende avaliar o impacto da Universidade no desenvolvimento social, económico e cultural da Região Norte e do País. Começa por analisar o impacto nos concelhos e região em que a instituição está sedeada e, a partir daí, procura identificar o seu contributo específico para a resolução dos grandes desafios com que a sociedade portuguesa se confronta, designadamente, o envelhecimento, as alterações climáticas, a pobreza, as desigualdades sociais ou a competitividade da economia no contexto europeu.
- Recital de Música de Câmara
Serão executadas as Sonatas Op. 120, de J. Brahms para clarinete e piano.
Abril
• Conferência "As Novas Universidades no Contexto da Democratização Portuguesa" (parceria com ISCTE / Aveiro / Évora)
Esta Conferência constituirá um momento de balanço sobre a relação próxima entre, por um lado, o processo de transição e, depois, de estabilização do regime democrático, a europeização e o desenvolvimento do país, e, por outro lado, a expansão do ensino universitário, a sua dispersão pelo território e a sua evolução qualitativa. O evento propiciará também uma reflexão de carácter prospetivo, sobre o papel do conjunto do sistema universitário nas próximas décadas.
• De Guimarães a Braga: meia-maratona por estafetas
O fogo de Prometeu que une as cidades de Braga e Guimarães irá percorrer as estradas que ligam os dois principais campi da UMinho. Através do desporto celebramos a ligação entre a Universidade e as cidades da Universidade. Ao longo das comemorações, várias iniciativas desportivas de atletismo irão decorrer nos campi de Gualtar e Azurém como preparação para a grande corrida.
Maio
• Apresentação do livro (E)vidência Futura
(E)vidência futura é uma proposta editorial da Editora UMinho que propõe desenvolver uma ideia de futuro assente no conhecimento científico (evidência), mas também no sentido especulativo (vidência) tendo como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (promovidos pelas Nações Unidas) e o conjunto diverso de saberes produzidos na Universidade do Minho.
• Concerto da Primavera
Junho
• Festa do Cinquentenário
Momento de união e celebração para convidados e colaboradores da Universidade do Minho, docentes, investigadores e trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão.
• Festival de Performance (Casa de Monção)
Cruzando artes visuais, música e teatro no seu sentido mais lato e híbrido, através de expressões sonoras, de movimento, da criação de formas e imagens, este festival pretende, a partir do formato residência artística, apresentar criações de estudantes da UM destas áreas e ser um contributo vital na área das artes performativas em Portugal.
Julho
• Conferência Anual da Arqus – European University Alliance
• Inauguração de obras comemorativas nos campi da UMinho
Para assinalar os 50 anos da Universidade do Minho, foram instaladas nos campi duas obras cedidas pelo dstgroup e pela zet gallery. A “Calçada do Conhecimento”, acolhida no campus de Gualtar, é uma criação conjunta dos artistas Fernando Maia, Filipe Mendes, Marta Lima e Rui Ferro. O trabalho “Common Home”, da autoria do artista Volker Schnütggen, foi colocado em Azurém. Os dois projetos selecionados resultaram de uma open call destinada a artistas plásticos e visuais, que recebeu cerca de 70 candidaturas de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Brasil, Chile, Turquia, Roménia, Irão, China e Japão
• “A PAZ, O PÃO, HABITAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO” – Exposição patente na Galeria do Museu Nogueira da Silva
Uma iniciativa do Reitor, Rui Vieira de Castro, com curadoria de Tiago Manuel, evocando os 50 anos do 25 de abril e da Universidade do Minho. As ilustrações originais aqui mostradas dão corpo à frase de Sérgio Godinho que serve de título. A exposição é acompanhada de um livro que a reproduz e comenta.
Setembro
• Cool Campus 2.0: atividades culturais e recreativas de receção aos novos alunos, em Gualtar e Azurém.
• Exercícios de performance; espetáculo de rua pelos alunos da licenciatura em Teatro, em Guimarães.
• Encontro Nacional dos Provedores do Estudante
O XIII ENPE será acolhido pela Universidade do Minho nos dias 5 e 6 de setembro, contribuindo também para as comemorações dos seus 50 anos. Teremos a oportunidade de avaliar todo o período de existência das Provedorias do Estudante e contaremos com uma grande participação das Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, e ainda de convidados internacionais de redes congéneres.
Novembro
• Encontro do Grupo Tordesilhas de Universidades
Dezembro
• Conferência: A Universidade do Minho - Os Próximos 50 Anos
• Concerto de Encerramento das Comemorações