Gestão e Abertura de Dados

Portal UMinho > PT > Investigação > Ciência Aberta > Gestão e Abertura de Dados

Gestão e Abertura de Dados

dados_partilha.jpgA gestão e partilha dos dados de investigação é uma das dimensões essenciais da Ciência Aberta. Os dados assumem uma cada vez maior centralidade nos atuais processos de investigação, pelo que a sua gestão, possibilitando posterior verificação e  reutilização, é um elemento crítico para a qualidade a confiabilidade da ciência.

As principais entidades financiadoras de todo o mundo tem vindo a adotar políticas e a definir requisitos e procedimentos relativos à  gestão e partilha dos dados. Estas políticas e mandatos fundamentam-se não apenas na preocupação de redução dos custos associados à recolha de dados, evitando a sua duplicação, mas também nos aspetos relacionados com a reprodutibilidade da investigação.

A Universidade do Minho que vinha já trabalhando há mais de uma década no domínio do Acesso Aberto às publicações, estabeleceu em 2017 um grupo de trabalho para a elaboração de estudo e recomendações para uma estratégia institucional relativa aos dados de investigação na UMinho. Esse grupo de trabalho produziu o relatório "Estratégia institucional para a gestão dos dados de investigação: estudo e recomendações", que incluiu recomendações estruturadas em cinco tópicos: 1) Política, 2) Infraestrutura e sistemas para dados, 3) Serviços e ferramentas de apoio à gestão dos dados, 4) Capacitação e 5) Questões legais, de proteção de dados e de propriedade intelectual.

Na sequência da recomendação de disponibilizar uma infraestrutura de sistemas e serviços integrados a colocar à disposição da comunidade da UMinho para a gestão de dados ao longo do ciclo de vida da investigação, foi criado o DataRepositóriUM​, um serviço de repositório para partilhar, publicar e gerir dados de investigação.