Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Descrição




Portal UMinho > PT > Viver > Os campi > Descrição

​​​​O campus de Gualtar
O campus de Gualtar representa o polo de maior dimensão da Universidade do Minho. Nele estão situadas as Escolas de Ciências, de Direito, de Psicologia, de Enfermagem, de Medicina, ​os Institutos de Ciências Sociais e Humanas, de Educação e de Letras e Ciências Humanas, e também parte da Escola de Engenharia.
Este campus possui, igualmente, um conjunto de serviços tais como uma biblioteca geral, e várias bibliotecas especializadas, uma cantina, um restaurante universitário, um grill, sete bares, um posto médico, um complexo desportivo e duas reprografias.
 
O campus de Azurém
O campus de Azurém está sediado na Cidade de Guimarães, próximo do centro histórico da cidade. Neste polo está sediada a Escola de Engenharia, e quase todos os seus cursos, mas também a Escola de Arquitetura e alguns cursos da Escola de Ciências e do Instituto de Ciências Sociais.
O campus de Azurém tem, também, um conjunto de serviços tais como uma biblioteca geral, e várias bibliotecas especializadas, uma cantina, um grill, três bares, um posto médico, um complexo desportivo e serviço de reprografia.
 
O campus de Couros
Couros é a zona a sul do centro histórico de Guimarães. Em 1996, a Câmara de Guimarães iniciou a reabilitação deste núcleo industrial e em 2001 nasceu o Complexo Multifuncional de Couros. Foi com o objetiv​o de reforçar a integração da UMinho na cidade, que o Município e a Universidade desenvolveram o projeto Campurbis (2006 – 2012). A intervenção e reabilitação do património imobiliário das antigas fábricas permitiram a criação de um novo espaço universitário – o campus de Couros - que, dada a sua localização em plena malha urbana, acentua os conceitos de campus virtual e de universidade sem muros, vinculados à missão e estratégia da UMinho.
Este campus tem já em funcionamento o Centro Avançado de Formação Pós-graduada – para acolher estudantes de mestrado e doutoramento e, também, a Licenciatura em Teatro; a Unidade Operacional da UNU em e-gov e o Instituto de Design – que acolhe a licenciatura em Design do Produto e onde, progressivamente, funcionarão outros cursos de especialização neste domínio. O Centro de Ciência Viva de Guimarães está em fase de conclusão e a recuperação do complexo do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida permitirá alojar projetos universitários no domínio das artes performativas e visuais. Este é o campus da criatividade, aberto à interação entre a UMinho e a sociedade.