
A Universidade cumpre a sua missão e prossegue os seus objetivos, baseada no respeito pela dignidade da pessoa humana e na sua promoção.
O Provedor Institucional, de acordo com o artigo 130.º dos Estatutos, tem como função promover os direitos do pessoal da Universidade, nos termos do seu regulamento.
A atividade do Provedor Institucional rege-se pelo Regulamento aprovado pelo Conselho Geral da Universidade do Minho, o qual foi publicado em Diário da República em 24 de maio de 2019.
Provedor Institucional: Aníbal Augusto Alves
Aníbal Augusto Alves nasceu a 10 de Junho de 1940, em Pinhal do Norte, Carrazeda de Ansiães. É Professor Emérito e Catedrático aposentado de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, na qual iniciou funções como Assistente em 1976. Foi professor do Ensino Liceal – Particular no grupo de Português (1965-68). É licenciado em Filosofia (Braga, 1965), e em Comunicação Social (Lovaina, 1972) e doutorado em Comunicação Social (Lovaina, 1983). É membro do Centro de Investigação de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), e do Conselho Científico da sua revista, Comunicação e Sociedade. Exerceu funções de gestão académica e de coordenação científica, tais como: Presidente do Instituto de Ciências Sociais e Vice-Reitor; Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade, Diretor do Centro de Investigação de Ciências Históricas e Sociais, Diretor do Curso de Comunicação Social. Presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e Membro do Conselho de Opinião da Rádio Televisão Portuguesa.
Documentos