Acesso Aberto a Publicações

Portal UMinho > PT > Investigação > Ciência Aberta > Acesso Aberto a Publicações

Acesso Aberto a Publicações

logo_openaccess.jpg
O Acesso Aberto à literatura científica é uma das principais raízes e componentes da Ciência Aberta. Por Acesso Aberto entende-se  a disponibilização da literatura de caráter científico ou académico, sem quaisquer barreiras ao acesso, e desejavelmente com poucas ou nenhumas limitações à reutilização (para além do reconhecimento da autoria). O Acesso Aberto pode ser concretizado através de revistas e repositórios.

A Universidade do Minho foi uma das instituições pioneiras, a nível mundial, no Acesso Aberto ao estabelecer o seu repositório institucional - RepositóriUM - em novembro 2003 e ao definir a sua primeira política de auto-arquivo da produção científica, que entrou em vigor em janeiro de 2005. A Política de Auto-Arquivo da Produção Científica da Universidade do Minho foi atualizada em 2011, através do Despacho RT-98/2010.

O RepositóriUM contribuiu para o aumento da visibilidade global da investigação da Universidade e para a disseminação digital da produção científica dos seus membros, reunindo presentemente mais de 60.000 documentos que já foram descarregados (downloads) mais de 22.000.000 de vezes.

Mais recentemente, em dezembro de 2018, a Universidade estabeleceu a UMinho Editora, que se pauta pelos referenciais da Ciência Aberta, acolhendo e editando revistas em acesso aberto publicadas na Universidade, e publicando livros que, com algumas exceções, disponibilizam versões digitais em Acesso Aberto