Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Sustentabilidade




Portal UMinho > PT > Institucional > Sustentabilidade

 Sustentabilidade


"A sustentabilidade continuará a ser assumida como um pilar estratégico de uma política institucional capaz garantir a construção do futuro, mas também como contribuição para o projeto educativo da Universidade​."​​

Rui Vieira de Castro
Reitor da Universidade do Minho​​​


A política de Sustentabilidade adotada pela UMinho encontra-se definida no Plano Estratégico da UMinho 2020. Esta engloba a administração, a gestão e a operação da instituição, a ação educativa, as atividades de investigação, e a divulgação do seu desempenho e o seu impacto, como base de uma visão holística. Esta visão surge como um elemento fundamental para assegurar os níveis de qualidade de vida nos campi, na Comunidade Académica e na Comunidade envolvente.

Ação Educativa: aumentar a preocupação e a responsabilidade dos assuntos relacionados com os desafios da Sustentabilidade, dotando os alunos de um conhecimento profundo e de um conjunto de ferramentas transversais à sua área de formação, que lhes permita colocar a Sustentabilidade em ação, pela indução de novos comportamentos, dentro e fora dos campi, influenciando também a sociedade envolvente.

Atividades de investigação: dispor de estruturas físicas e administrativas para o desenvolvimento de equipas inter e multidisciplinares nas áreas de atuação da UMinho, que permitam procurar e descobrir novas soluções para os desafios globais e sempre que possível demonstrá-los nos campi.

Administração, gestão e operação: colocar os desafios da Sustentabilidade em ação nas diferentes atividades, com uma utilização equilibrada dos recursos que estão disponíveis, permitindo o equilíbrio do meio ambiente natural e aumentando os níveis de conforto dos espaços físicos, contribuindo assim para um novo paradigma de desenvolvimento.

Desempenho Sustentável: divulgar regularmente o desempenho da UMinho nas dimensões Ambiental, Social, Económica e Cultural, segundo as melhores práticas internacionais para o efeito. Esta comunicação deve servir ainda como ferramenta de comunicação da estratégia e do caminho percorrido, mas também como um instrumento de demonstração e de indução de novos comportamentos, bem como a promoção de novas parcerias com outras instituições que partilham a mesma visão da UMinho. 

 

Projetos

AUMEA (Agência UM para a Energia e Ambiente)

Laboratório da Paisagem

IB-S (Institute of Science and Innovation for Bio-Sustainability)


Documentos

        '{"ListUrl":"/PT/uminho/Informacao-Institucional/RelatoriosSustentabilidade","PageSize":10,"DefaultOrderBy":"Order","DefaultOrderType":"Asc"}'
    

Indicadores de sustentabilidade

Indicadores Sociais:

Indicadores Sociais 2015 (PT)_v3.png
Indicadores Económicos:

Indicadores Económicos 2015 (PT)_v3.png
Indicadores Ambientais:

Indicadores Ambientais 2015 (PT)_v3.png

Indicadores Culturais:

Indicadores Culturais 2015 (PT)_v3.png
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021