A Universidade do Minho (UMinho) assumiu, de forma inequívoca, o princípio de que a qualidade e a sua garantia constituem um vetor fundamental para o seu funcionamento e desenvolvimento.
Esse princípio encontra-se consagrado estatutariamente no compromisso de a Universidade desenvolver a sua atividade impregnada por uma cultura de qualidade, fundada na responsabilidade, na eficácia de ação e na prevalência do interesse geral.
Para a prossecução desse propósito, a UMinho definiu uma estratégia institucional para a qualidade, explicitamente expressa na sua Política para a Qualidade e consubstanciada num sistema interno de gestão da qualidade, o Sistema Interno da Gestão da Qualidade (SIGAQ-UM), assente num documento estruturante - o Manual da Qualidade, procurando dar resposta aos desafios levantados pelos padrões e orientações europeus para a
garantia da qualidade nas Instituições do Ensino Superior (IES).
Em alinhamento com a missão e os objetivos estratégicos da UMinho, devem ser considerados como elementos estruturantes para o desenvolvimento e implementação da política para a qualidade, documentos que estabelecem os padrões de qualidade a prosseguir pela UMinho:
(1) o plano estratégico de médio prazo;
(2) o plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor;
(3) o plano anual de atividades;
(4) o quadro de avaliação e responsabilização anual da UMinho (QUAR-UMinho);
(5) o relatório de atividades e contas (RAC);
(6) o Manual da Qualidade.