A Universidade do Minho integrou o exercício piloto de certificação de sistemas internos de garantia da qualidade das instituições de ensino superior, lançado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

A visita de auditoria decorreu em outubro de 2012 e, por decisão do Conselho de Administração da Agência de 8 de janeiro de 2013, o SIGAQ-UM foi certificado pelo período de 6 anos.

Na sua apreciação, a Comissão de Avaliação Externa considera que "o SIGAQ-UM apresenta todas as condições para contribuir para a melhoria contínua da qualidade da atividade da Universidade". Em termos de classificação, numa escala de 1 a 4, foi reconhecido o nível totalmente desenvolvido (4) no referente à definição e documentação da política institucional para a qualidade e aos mecanismos de recolha, análise e divulgação interna de informação, incluindo a abrangência e relevância da informação gerada, e o nível de desenvolvimento substancial (3) nas restantes 11 dimensões de análise.

O SIGAQ-UM possui uma dupla dimensão de apoio ao planeamento estratégico e promoção contínua da qualidade e de informação e prestação de contas à sociedade, incidindo sobre as diversas vertentes da missão institucional e restantes atividades da Universidade. Assim, a certificação do SIGAQ-UM constitui um "selo de garantia da qualidade" da Universidade do Minho.
 ​
​​​​​​​​​​​​​​Nome do documento
​​​​​​​​​​​Decisão do ca-uminho 2013​​
​​​​​​​​​​​Relatório CAE 2012
        '{"ListUrl":null,"PageSize":10,"DefaultOrderBy":null,"DefaultOrderType":null}'