Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




 Eventos

Seminários do Centro de Matemática

De sexta-feira, 20.07.2018 até quinta-feira, 26.07.2018
Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga
Ciclo de Seminários do Centro de Matemática da UMinho no ano letivo 2017/18, ligado ao Departamento de Matemática e Aplicações (DMA) da Escola de Ciências da UMinho (ECUM). Entrada livre.

PROGRAMA

13 de outubro de 2017 | 14h30 | Laboratório 4 do DMA (Sala B4041), campus de Gualtar, Braga
- "The exclusion process with slow rate", por Adriana Neuman (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)

15 de novembro de 2017 | 14h30 | Sala de seminários do DMA (B4009), campus de Gualtar, Braga
- "Non-existence of orthogonal complex structures on the round 6-sphere", por Ana Cristina Ferreira (CMAT, UMinho)

15 de dezembro de 2017 | 14h30 | Sala de seminários do DMA (B4009), campus de Gualtar, Braga
- "On Taken's Last Problem: times averages for heteroclinic attractors", por Alexandre Rodrigues (CMUP/FCUP, UPorto)

09 de maio de 2018 | 14h30 | Sala de seminários do DMA (B4009), campus de Gualtar, Braga
"The Bezout Matrix and Image Deblurring", por Skander Belhaj (Universidade Manouba, ISAMM, e Universidade de Tunis El Manar, ENIT-LAMSIN, Tunísia)

11 de maio de 2018 | 14h30 | Sala de seminários do DMA (B4009), campus de Gualtar, Braga
"Solving Toeplitz systems with connection to image restoration", por Skander Belhaj (Universidade Manouba, ISAMM, e Universidade de Tunis El Manar, ENIT-LAMSIN, Tunísia)

04 de julho de 2018 | 14h30 | Anfiteatro do Departamento de Química, campus de Gualtar, Braga
"Mathematical problems of orbital manoeuvres with single-input control", por Gueorgui Smirnov (Departamento de Matemática e Aplicações da UMinho)

06 de julho de 2018
| 14h30 | Sala de seminários do DMA (B4009), campus de Gualtar, Braga
“Avaliação Contínua em Turmas Numerosas de Matemática”, por António Pedrosa (ISCAP/Politécnico do Porto) e José Azevedo (ISCAP e CEOS.PP/Politécnico do Porto)

17 de julho de 2018 | 14h30 | Sala de seminários do DMA (3.08), campus de Gualtar, Braga
"Focusing on Continuations", por Matthias Puech (Conservatoire National des Artes et Métiers, França)

20 de julho de 2018 | 11h30 | Sala de seminários do DMA (3.08), campus de Gualtar, Braga
"The new rational homotopy theory applied to sectional categories", por José Carrasquel (Adam Mickiewicz University, Polónia)

26 de julho de 2018 | 11h00 | Sala de seminários do DMA (3.08), campus de Gualtar, Braga
"Working with rational functions in a numeric environment - some contributions", por Ana C. Matos (Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade de Lille, França)

+Info:
www.math.uminho.pt

Exposição "Vila Verde - Para Além do Verde" em Vila Verde e Braga

De terça-feira, 3.07.2018 até segunda-feira, 30.07.2018
Vila Verde e Braga
Exposição de fotografia de natureza "Vila Verde - Para Além do Verde" de 6 de março a 31 de maio de 2018, das 9h30-12h30 e 14h00-16h00, na Casa do Conhecimento de Vila Verde (CCVV), seguindo-se a sua apresentação na Videoteca do Parque da Ponte, em Braga, entre 3 e 30 de julho, de segunda a sábado, das 9h00-13h00 e 14h00-18h00. Entrada livre.

Iniciativa do grupo STOL - Science Through Our Lives, ligado à Escola de Ciências da UMinho, e da CCVV, com 20 fotos originais e um "slide show" de 43 fotografias de autores formados em Biologia, Engenharia Biológica e Ciências da Educação, acompanhados com textos inéditos inspirados nas imagens, associando por vezes a natureza e a tecnologia, desvendando o ambiente natural de Vila Verde e sensibilizando para a sustentabilidade do mundo que nos rodeia.

Autores: Alexandra Fernandes, Pedro Alves, Adelino Silva, Maria João Pereira, João Louro, André Filipe, Lúcia Pereira). Equipa mentora: Alexandra Nobre, José Ismael Graça, Lurdes Maia e Paula Vilas Boas.

Verão no Campus faz dez anos e e atrai 340 alunos do secundário

De segunda-feira, 23.07.2018 até sexta-feira, 27.07.2018
Braga e Guimarães
A Universidade do Minho acolhe na próxima semana cerca de 340 alunos do ensino secundário em 22 atividades lúdico-pedagógicas ligadas às ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes. O programa, intitulado “Verão no Campus” (VnC), assinala o seu décimo aniversário e já chegou a cerca de 3500 jovens de quatro continentes.

Esta edição começa na segunda-feira, dia 23, às 11h00, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, com a presença da vice-reitora da UMinho para a Educação, Margarida Casal, e da diretora do Departamento Pedagógico da Associação Académica, Catarina Ferreira. A sessão de encerramento realiza-se na sexta-feira, a partir das 16h30, no Parque das Oliveiras, também em Gualtar, prevendo-se o discurso do reitor Rui Vieira de Castro, a entrega dos diplomas aos participantes e vários momentos de animação.

O VnC pretende auxiliar os alunos do 9º ao 12º anos na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação. Em termos práticos, será possível, por exemplo, produzir hambúrgueres elétricos, aprender primeiros socorros, auscultar a atividade do cérebro, fazer cultura in vitro de células vegetais, simular um julgamento penal, idealizar uma empresa de sucesso e desenvolver maquetes com máquinas de desbaste. Os futuros universitários serão acompanhados por docentes, investigadores e estudantes da UMinho (“monitores”), tendo a oportunidade de descobrir as particularidades das diferentes áreas do conhecimento, conhecer as cidades de Braga e Guimarães, conviver com colegas de diversas regiões do país e do estrangeiro e aprender enquanto se divertem.


Os dez anos de VnC já trouxeram à UMinho mais de 3500 jovens de quatro continentes, incluindo países como França, Itália, China, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha e Portugal. Foram promovidas 275 atividades e envolvidos cerca de 900 cientistas e 400 monitores.
A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem (GCII) da UMinho, tendo o apoio dos municípios de Braga, Guimarães, Barcelos e Viana do Castelo, do jornal "Correio do Minho" e da "RUM - Rádio Universitária do Minho".

+Info: www.uminho.pt/veraonocampus, facebook.com/events/175813499800807
www.uminho.pt/PT/ensino/futurosestudantes/programa-verao-no-campus/Paginas/default.aspx

Seminários do Doutoramento em Química Aplicada

quarta-feira, 25.07.2018
Anfiteatro do dept. Química, Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga

9 de fevereiro | 11h00
"Processing of information at the molecular scale", por Uwe Pischel (CIQSO - Center for Research in Sustainable Chemistry & Department of Chemistry, Universidade de Huelva, Espanha)
Resumo (em inglês): A brief introduction into the field of molecular logic and information processing will be presented as well as selected examples in order to illustrate the results of the research group along these lines. Among them is the realization of all-photonic switching with photochromic devices and the photo-controlled release of guests from supramolecular assemblies in aqueous solution.

13 de abril | 14h30
"Eletricidade de origem na radiação solar: barata e limpa", por Adélio Mendes (Dept. Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Resumo: Qual a eletricidade mais barata? A resposta é óbvia, a produzida a partir do carvão. Dados recentes desmentem esta afirmação consolidada em anos e anos de experiência. Verdade ou especulação? E o armazenamento? Será que posso cortar as minhas relações comerciais com a EDP e ganhar com isso? A sessão segue questões do género numa abordagem simultaneamente técnico-científica e socioeconómica.

08 de maio | 14h30
"Nucleic Acids Sensors and Actuators", por João Carlos Lima (LAQV-REQUIMTE, Departamento de Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)
Resumo: Strategies for the development of useful sensing platforms with fluorescent reporters must rely on a complete knowledge of the photophysical parameters. Examples of development of such platforms applied to the sensing of specific DNA sequences are exemplified. We will explore in particular the challenge of monitoring and controlling multiple events (multiplexing) occurring simultaneously with different chromophores/fluorophores that can be individually addressed for probing or triggering a particular event.

25 de julho | 11h30
"Superfícies superhidrofóbicas inspiradas nas folhas de plantas", por Verónica de Zea Bermudez (Departamento de Química, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
A produção de superfícies sintéticas superhidrofóbicas inspiradas na superfície de folhas e pétalas de plantas tem enorme interesse. Características superhidrofóbicas, tais como auto-limpeza, anti-congelamento, anti- embaciamento, anti-incrustação, oferecem excelentes perspetivas para o desenvolvimento de novos materiais com alto interesse tecnológico e alto valor acrescentado para aplicações no setor de revestimentos para as indústrias automóvel, aeronáutica, aeroespacial, naval, têxtil e de construção civil.

+Info: www.quimica.uminho.pt

Ciclo de Seminários NIPE

De quarta-feira, 25.07.2018 até quarta-feira, 25.07.2018
EEG | Room 0.04, 13h15
O Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE) da EEG-UMinho promove um ciclo de seminários em 2017/18. A próxima sessão terá lugar no dia 25 de julho de 2018 e será apresentada por Fernando Alexandre (NIPE - Universidade do Minho), Miguel Portela (NIPE - Universidade do Minho) e Miguel Rodrigues (CICP - Universidade do Minho).

O Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE) da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho organiza um ciclo de seminários em 2017/18, tal como nos anos anteriores. As sessões são (salvo as exceções indicadas) às quartas-feiras, às 13h15, na sala de executivos da Escola de Economia e Gestão da UMinho, em Braga. A coordenação cabe às professoras Cristina Amado, Florinda Silva e Natália Pimenta Monteiro.


PROGRAMA

25 de julho de 2018
Fernando Alexandre (NIPE - Universidade do Minho)
Miguel Portela (NIPE - Universidade do Minho)
Miguel Rodrigues (CICP - Universidade do Minho)
Asymmetric regional dynamics: from bust to recovery


REALIZADOS

18 de julho de 2018
Cesário Mateus (Universidade de Greenwich)
Use of Active Peer Benchmarks in assessing UK mutual fund performance and persistence

04 de julho de 2018
João Cerejeira (NIPE - UMinho)
Pedro Camões (CICP - UMinho)
Where or whom to contract? An Empirical Study of Partisan Connections in Public Procurement at Municipal Level

20 de junho de 2018
Avanidhar Subrahmanyam (UCLA Anderson School of Management)
A Protocol for Factor Identification


14 de junho de 2018
Badi Hani Baltagi (Syracuse University)
40 years of Panel Data Forecasting

07 de junho de 2018
Alan Sangster (University of Sussex)
Pacioli, Venice, Education, and Bookkeeping in the 15th century

30 de maio de 2018
João Granja (University of Chicago Booth School of Business)
Going the Extra Mile: Credit Cycles and Distant Lending

23 de maio de 2018
Susana Peralta (Nova SBE)
Central Government Performance and Local Election outcomes: A randomised experiment

09 de maio de 2018
Rikard Eriksson (Umeå University)
Co-worker networks and agglomeration externalities

18 de abril de 2018
Magnus Lodefalk (Örebro University School of Business)
The Effects of Export Credit Guarantees on Firm Performance

04 de abril de 2018
Markus Reisinger (Frankfurt School of Finance & Management)
Sequencing Bilateral Negotiations with Externalities

21 de março de 2018
Andrea Gamba (Warwick Business School)
07 de março de 2018
Amil Dasgupta (London School of Economics)
Governed by the Herd: Institutional Investors and the Threat of Exit

28 de fevereiro de 2018
Ana Fontoura Gouveia (Banco de Portugal)
Fear the walking dead: zombie firms, spillovers and exit

21 de fevereiro de 2018
Theodore Khoury (Portland State University)
Understanding Institutional Voids and Entrepreneurship

14 de fevereiro de 2018
Roberto Decourt (UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Informational Asymmetry Index

07 de fevereiro de 2018


24 de janeiro de 2018
Tiago Sequeira (Universidade Beira Interior)
10 de janeiro de 2018
Sofia Amaral (Universidade de Essex)
13 de dezembro de 2017
Pedro Brinca (Nova SBE)
The Nonlinear Effects of Fiscal Policy

06 de dezembro de 2017 - Cancelado
Atsuyoshi Morozumi (Universidade de Nottingham)
Electoral systems and fiscal policy volatility in established democracies (com Francisco Veiga e Linda Veiga)

22 de novembro de 2017
Pedro Neves (Universidade da Beira Interior)
The Production of Knowledge: A Meta-Regression Analysis

18 de outubro de 2017
Marta Silva (Banco de Portugal)
11 de outubro de 2017
Thomas Greeve (Universidade de Cambridge)
An optimal and efficient prior-free mechanism - a case from the energy sector

04 de outubro de 2017
Frank Bohn (Radboud University, Netherlands)
What Do Recession Expectations Do to Political Budget Cycles? Countercyclical Policy Responses and Procyclical Changes in Deficits (com Jan-Egbert Sturm)

20 de setembro de 2017
Sujiao (Emma) Zhao (Banco de Portugal)
6 de setembro de 2017
Luca David Opromolla (Banco de Portugal)
Goods and Factor Market Integration: A Quantitative Assessment of the EU Enlargement (com Lorenzo Caliendo, Fernando Parro e Alessandro Sforza)