Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




 Eventos

III Jornadas UM Futuro com Ciência - Contributos da Psicologia Vocacional

quinta-feira, 30.01.2020
Escola de Ciências da Universidade do Minho, Edifício 6, Campus de Gualtar, Braga
Esta terceira edição das jornadas constitui uma oportunidade de atualização para todos os que desenvolvem a sua atividade no âmbito da especialidade em Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Regulamento no 107-A/2016), assim como na direção e coordenação de escolas. O contacto com profissionais de diversas áreas das Ciências e com especialistas em Psicologia da Carreira permitirá partilhar conhecimentos que podem ser úteis ao trabalho em equipa no contexto escolar e a intervenções psicológicas vocacionais com jovens estudantes.

DESTINATÁRIOS
> Psicólogos a exercer funções em Serviços de Psicologia e Orientação em Escolas públicas e/ou privadas e noutros contextos (por exemplo, Centros de Explicações e Gabinetes de Psicologia), recém-graduados em Psicologia, estagiários curriculares e profissionais em Psicologia da Educação, que desenvolvam intervenções vocacionais com jovens do ensino básico e secundário;
> Diretores de Agrupamento e Coordenadores de Escolas.

OBJETIVOS
> Resumir a literatura mais recente sobre Exploração Vocacional e identificar recomendações cientificamente sustentadas para o papel da escola e para as intervenções psicológicas vocacionais, com foco na área das Ciências;
> Identificar as principais áreas de oferta educativa e parcerias da Escola de Ciências da Universidade do Minho, em termos dos seus cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, podendo conhecer iniciativas que, ao longo do ano letivo, permitem aos jovens explorar possíveis percursos académicos e profissionais em Ciências;
> Identificar valores, competências e interesses, bem como atividades e funções associados à profissão de cientista/investigador e transferir esse conhecimento para as práticas na escola e na intervenção psicológica vocacional com jovens;
> Reconhecer as diferentes opções de saída profissional das formações nas áreas das Ciências Exatas e naturais.

Jornadas acreditadas pela DGAE (DGAE/01-54/17) e pela Ordem dos Psicólogos.

Data: 30 de janeiro de 2020, das 09h00 às 17h30.

Programa disponível em
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Jornadas-UM-Futuro-com-Ciência.aspx
Taxa de inscrição: 10€ (dez euros).
Inscrições até 31 de dezembro de 2019 através do formulário disponível em
Número limitado de inscrições.

Reunião do Conselho Geral da UMinho

segunda-feira, 27.01.2020
Largo do Paço, Braga
Reunião do Conselho Geral da UMinho a 27 de janeiro, às 10h00, na sala de reuniões da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, sendo aberta ao público.

- Emissão via streaming em www.youtube.com/watch?v=OOIC_Pl7ALY

AGENDA

Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
1. Aprovação da ata número 4/2019, referente à reunião do dia 21/10/2019;
2. Calendarização das reuniões ordinárias do Plenário para o ano de 2020;
3. Outros assuntos.

Assuntos de iniciativa do Reitor
1. Plano de Atividades e Orçamento da UMinho para 2020;
2. Plano de Atividades e Orçamento dos Serviços de Ação Social da UMinho para 2020;
3. Proposta de fixação do valor das propinas a praticar nos cursos conferentes de grau da UMinho para o ano letivo de 2020/2021;
4. Participação da UMinho na Associação Built CoLAB - Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro;
5. Proposta de extinção da Associação Casa do Conhecimento;
6. Alienação de terreno no Campus de Azurém;
7. Alteração da designação da Escola de Arquitetura para Escola de Arquitetura, Arte e Design;
8. Alteração da designação do Instituto de Letras e Ciências Humanas para Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas;
9. Informações.

+Info: www.conselhogeral.uminho.pt

Estudante Internacional - Condições de Acesso 2020/2021

De segunda-feira, 30.09.2019 até quinta-feira, 8.10.2020
Universidade do Minho
Estudante Internacional: condições de ingresso para o ano letivo de 2020/21

mais informações: https://www.uminho.pt/PT/ensino/estudanteinternacional/Paginas/default.aspx

I Jornadas Doutorais em Sociologia

De quinta-feira, 30.01.2020 até sexta-feira, 31.01.2020
Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar
Realizam-se nos dias 30 e 31 de janeiro de 2020, as I Jornadas Doutorais promovidas no âmbito do curso de doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho. As jornadas constituem-se como espaço de partilha de resultados de projetos científicos levados a cabo no âmbito de teses de doutoramento em Sociologia já concluídas ou em preparação.

Dirige-se a todos os doutorados e estudantes do curso que possam estar a exercer atividades na academia e fora desta, nas mais variadas organizações e setores de atividade. É igualmente bem-vinda a partilha de reflexões sobre os contributos que representa uma tese de doutoramento em Sociologia para a formação de profissionais e para o desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade.

As jornadas são organizadas pelo Núcleo de Estudantes do Doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho e contam com a colaboração da comissão diretiva do curso e do Departamento de Sociologia. O evento decorre em Gualtar, na Universidade do Minho e abre-se à apresentação de projetos sobre a forma de comunicação, poster ou outra (multimédia ou performance).

As propostas de comunicação, devem ser enviadas através do formulário disponível online até dia 20 de dezembro.

Formulário: https://forms.gle/MoqaP4NNUaJuHS5g8


A entrada é livre.

Convite
O núcleo de estudantes de doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho, a Comissão Diretiva do Curso e o Departamento de Sociologia têm o prazer de convidar V. Exa. para as I Jornadas Doutorais em Sociologia, a ter lugar nos dias 30 e 31 de janeiro de 2020, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho.

As jornadas constituem-se como espaço de partilha de resultados de projetos científicos levados a cabo no âmbito de teses de doutoramento em Sociologia já concluídas ou em preparação.
Além de apresentações de projetos, o programa integra, para o dia 30, uma sessão dedicada à discussão das principais tendências na formação doutoral e alguns dos desafios mais importantes que importa considerar, em termos institucionais e individuais. Participam nesta sessão a Professora Margarida Correia Neves, coordenadora do Colégio Doutoral da Universidade do Minho e a Professora Sónia Sousa, investigadora do CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, cujo percurso profissional envolve investigação aprofundada sobre a formação doutoral.

Convidamos todas as pessoas ligadas a docência e investigação a participar, incluindo estudantes do 1º e 2º ciclo de estudo.

A Organização

Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros

De segunda-feira, 22.07.2019 até quinta-feira, 30.04.2020
Universidade do Minho
Os processos de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras encontram-se, desde 1 de janeiro de 2019, regulados pelo Decreto Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, cuja aplicação está regulamentada pela Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro.
O reconhecimento é solicitado na plataforma nacional RecON, através de formulário próprio disponibilizado na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) anexando os documentos solicitados em formato digital.
Pela submissão do pedido, são devidos os emolumentos, conforme previsto na Tabela de Emolumentos da UMinho.
Após o pagamento dos referidos emolumentos, o pedido será analisado e alvo de tramitação na UMinho, até à decisão final, comunicada ao Requerente.
Esta informação não dispensa a consulta da página da DGES e legislação aplicável.

mais informações:
https://www.ese.uminho.pt/pt/estudar/cconselhopedagogico/reconhecimentodegrausediplomasestrangeiros/Paginas/constituicaojuri.aspx