PubhD UMinho #41

quinta-feira, 24.10.2019
Barhaus, Rua Dom Gonçalo Pereira n 58, Braga
O PubhD é um movimento internacional de divulgação informal da ciência, lançado em Nottingham (Reino Unido) em 2015 e que chegou a Portugal pouco depois. Tem como principais características a realização de conversas informais sobre projetos de investigação, em bares, limitando os oradores à comunicação criativa sem apoio de suportes multimédia e sujeitando-se eles às perguntas do público leigo no assunto. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL, um grupo de Comunicação de Ciência do Dep. Biologia-UMinho e já contou com a participação de 86 investigadores nas mais diversas áreas perfazendo, com esta, 41 sessões. Entrada gratuita.

Mais informações:
stol@bio.uminho.pt
Formulário para inscrição de investigadores interessados em divulgar o seu projeto numa próxima sessão - https://stolscience.com/contemcomigo/

Edições anteriores - https://www.uminho.pt/PT/siga-a-uminho/Paginas/Detalhe-do-evento.aspx?Codigo=47931

Curso de Inglês 2019 - Teste de Diagnóstico

De segunda-feira, 14.10.2019 até sábado, 19.10.2019
Anfiteatro do Centro Multimédia do Instituto de Educação da UMinho
Terminadas as candidaturas ao Curso, passamos à fase seguinte: a aferição do nível que poderão frequentar (para que possamos definir as duas turmas que funcionarão este ano).
Relembra-se que o curso é oferecido apenas a estudantes do IE, isto é, estudantes que estejam inscritos neste ano letivo, em cursos do IE, seja de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento.
Também se relembra que, de acordo com o regulamento, após a prova de aferição os candidatos serão seriados de acordo com os seguintes critérios: têm prioridade os estudantes de licenciatura e que ainda não tenham frequentado nenhuma edição do curso. Em seguida, têm prioridade os estudantes de mestrado e finalmente os estudantes de doutoramento.
Em cada um dos casos respeitar-se-á a ordem de candidatura.

Em caso de dúvidas envie um e-mail para: testeinglesie@gmail.com

Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019)

De terça-feira, 29.01.2019 até terça-feira, 31.12.2019
Escola de Ciências da Universidade do Minho
A Tabela Periódica, enquanto ícone da química, representa o carácter central desta ciência nas suas interfaces com as restantes áreas do conhecimento científico e das tecnologias. A celebração decretada pelas Nações Unidas é uma oportunidade para mostrar a centralidade da química e o seu papel na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde. As celebrações devem também servir para promover a consciencialização da sociedade para o papel da química enquanto ciência promotora do desenvolvimento e bem-estar e motivar as novas gerações para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias.

A Escola de Ciências da Universidade do Minho junta-se às comemorações do IYPT2019, propondo uma série de atividades que terão lugar ao longo do ano de 2019 e que poderão ser consultadas neste link https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Ano-Internacional-da-Tabela-Peri%C3%B3dica.aspx

Reunião do Conselho Geral da UMinho

segunda-feira, 21.10.2019
Largo do Paço, Braga
Reunião do Conselho Geral da UMinho a 21 de outubro, às 9h30, na sala de reuniões da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

AGENDA (provisória)

- Análise do Concurso Nacional de Acesso 2019/2020

+Info: www.conselhogeral.uminho.pt

De quinta-feira, 24.10.2019 até sexta-feira, 25.10.2019
Campus de Gualtar | CP II
+ informação

O Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Escola de Economia e Gestão, acolhe a 8th International Conference on Social Responsibility, Ethics and Sustainable Business. Neste evento abordar-se-á como o marketing e/ou as lógicas de mercado se relacionam com a motivação de responsabilidade social corporativa, práticas de sustentabilidade, orientação para a comunidade e lógicas societais. É importante, ainda, analisar quais e como os mercados e as organizações abordam ideias, princípios, práticas e agendas de sustentabilidade. Convidamos à submissão de trabalhos que abordem estas e outras áreas relacionadas.

Data limite para submissão de artigos: 01 de julho de 2019