Exposição "Be My Quarentine" no Museu Nogueira da Silva

De sábado, 5.06.2021 até sábado, 4.09.2021
Até 4 de setembro | Av. Central, Braga
A exposição "Be My Quarentine: mapear tempos e espaços de isolamento" é apresentada de 5 de junho a 4 de setembro, no Museu Nogueira da Silva, uma unidade cultural da UMinho no centro de Braga. A mostra - que esteve inicialmente prevista para janeiro - reúne 30 propostas multidisciplinares em vídeo, dança, artefactos e fotos, entre outros, a representar períodos de confinamento de 41 participantes isolados em diferentes pontos do mundo, em diálogo comum. A iniciativa, de entrada livre, é lançada pela Space Transcribers, uma associação sem fins lucrativos de Braga liderada por Daniel Duarte Pereira e Fernando P. Ferreira e integrada numa rede internacional de arquitetos, urbanistas e artistas.

Em abril de 2020, a Space Transcribers lançou uma open call para fomentar o debate sobre o momento crítico em que vivemos devido à covid-19, nomeadamente o distanciamento humano e espacial gerado pela quarentena obrigatória. Isso captou interessados de múltiplas áreas a documentar, arquivar e representar criticamente, segundo as experiências pessoais, assuntos sobre tempos e espaços de isolamento. A metodologia da Space Transcribers explora ações site-specific na forma de oficinas, eventos, exposições e publicações.

Plano de Contingência COVID-19 - 19 de abril

De domingo, 18.04.2021 até terça-feira, 31.08.2021
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Neste quadro, a Presidência do Instituto disponibiliza algumas informações e recomendações sobre medidas específicas de prevenção e higienização nas salas de aula e nas partes comuns do edifício do Instituto:

- antes da entrada no edifício devo desinfetar as mãos (solução antissética de base alcoólica disponível no átrio e acessos pelas garagens) e colocar a máscara;
- todas as salas pedagógicas estão equipadas com álcool-gel para a desinfeção das mãos e dos materiais, antes e depois de cada utilização (apagadores e marcadores);
- as salas de aula, assim como a BCE e salas dos doutorandos, estão equipadas com a capacidade máxima (indicada na porta de acesso a cada sala), sendo proibido acrescentar cadeiras ou mesas – centralmente está estabelecido um plano de higienização e limpeza de acordo com a lotação de cada sala (Circular PRT-PC-2/2020); · se pretender medir a temperatura, existe um termómetro de infravermelhos sem contacto disponível na receção do instituto;
- na entrada principal do IE foi instalada uma máquina de venda de produtos de desinfeção e de higienização, nomeadamente máscaras, luvas e álcool-gel;
- se algum aluno sentir sintomas da COVID-19, quando estiver na Universidade, deverá informar o respetivo professor que, por sua vez, informa o Diretor de Curso ou o Presidente do Conselho Pedagógico;
- qualquer utente com sinais ou sintomas deve informar a chefia direta (Presidente do IE ou Presidente do CP do IE).

Agradecemos, antecipadamente, indicação de dificuldade e sugestões.
O IE manterá em funcionamento o “Grupo de Crise” para acompanhar a situação.

A Presidência do IE

Seminário com Michael Vlassopoulos (University of Southampton)

De quarta-feira, 23.06.2021 até quarta-feira, 23.06.2021

BabeliUM promove época de exames para avaliar competências linguísticas

De segunda-feira, 14.06.2021 até sexta-feira, 16.07.2021
Campus de Gualtar, Braga
O BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho promove de 14 de junho a 16 de julho a época de exames para a avaliação de competências em línguas. O objetivo é certificar a competência linguística em todos os idiomas disponibilizados pelo BabeliUM, mediante um teste de domínio e de acordo com os níveis definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

É possível certificar competências para as línguas de Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Galego, Inglês, Italiano, Japonês, Russo e Português Língua Estrangeira. Constituído por duas partes, o exame avalia a compreensão oral e escrita, a expressão escrita e a interação e expressão oral.

UMinho abre concurso especial para maiores de 23 anos

De segunda-feira, 7.06.2021 até segunda-feira, 28.06.2021
Até 28 de junho | Online

Os interessados em ingressar na Universidade do Minho através do concurso especial para maiores de 23 anos podem candidatar-se de 7 a 18 de junho, no Portal Académico. O concurso destina-se a indivíduos maiores de 23 anos que não possuam habilitação de acesso ao ensino superior, conforme despacho RT-44/2021.

Os candidatos devem realizar - e ser aprovados em - duas provas escritas. Uma prova obrigatória de Língua Portuguesa, obrigatória, realiza-se no dia 7 de julho, e uma prova específica, que depende do curso pretendido, e que se realizará no dia 9 de julho. Haverá, ainda, uma prova de apreciação curricular e entrevista, que terá lugar entre 6 e 10 de setembro. Todas as provas serão realizadas no campus de Gualtar, em Braga. A lista de seleção e seriação de candidatos será divulgada a 22 de setembro.

As candidaturas são realizadas através do Portal Académico, em alunos.uminho.pt/PT/candidatos/m23 . Os interessados devem proceder ao preenchimento do boletim de candidatura, indicando até seis cursos com vagas neste âmbito e por ordem decrescente de preferência, e apresentar, entre outros, o certificado de habilitações, além do currículo académico e profissional, acompanhado dos respetivos comprovativos relevantes.

Mais de meia centena de cursos ao dispor

Para este concurso, a UMinho disponibiliza 146 vagas em 57 cursos, abrangendo as Escolas de Arquitetura, Arte e Design, de Ciências, de Direito, de Economia e Gestão, de Engenharia, de Letras, Artes e Ciências Humanas e de Psicologia e os Institutos de Ciências Sociais e de Educação. Os interessados podem obter mais informações no pdf abaixo ou através do email m23@usga.uminho.pt .