Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




 Eventos

Docente do ICS é comissário da exposição “1820. Revolução Liberal do Porto”

De quinta-feira, 20.02.2020 até domingo, 6.09.2020
Until 6th September | Porto
A iniciativa assinala os 200 anos da Revolução Liberal, num programa do Município do Porto com meia centena de eventos, como colóquios, livros, congresso internacional, concertos, visitas e cinema.

A mostra documental destaca em especial fontes portuenses dos 40 dias que abalaram a História de Portugal e do Brasil. Para Lopes Cordeiro, a peça principal é a ata da Câmara de 24 de agosto de 1820, cheia de rasuras a preto, devido aos partidários de D. Miguel após a reviravolta absolutista. “O pronunciamento militar fez-se às 5 da manhã no Campo de Santo Ovídio (hoje Praça da República) e às 8 horas estava toda a gente na Câmara, onde se leu a proclamação da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, que inaugurava um novo regime”, explica, surpreendido que este documento estivesse quase esquecido, apesar de então transcrito na imprensa local, divulgado em panfletos e republicado em jornais de Lisboa quando a capital aderiu ao movimento.

A exposição evoca também os principais antecedentes da revolta: a ida da corte para o Brasil em 1807; a invasão napoleónica do Porto e o desastre da Ponte das Barcas em 1809; a criação pelo príncipe regente D. João VI do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em 1815; a conspiração de 1817 e a execução do general Gomes Freire de Andrade, que acicatou a revolta contra a presença inglesa e o governo do marechal Beresford; e a constituição da associação secreta Sinédrio, no Porto, para lançar a revolução. A vitória definitiva do liberalismo foi em 1833, com a derrota miguelista no cerco do Porto, mas Lopes Cordeiro focou a exposição até 4 de julho de 1821, quando o rei desembarcou em Lisboa. “Estavam cumpridos dois objetivos: a corte regressou e já havia documento provisório da Constituição”, observa Lopes Cordeiro, que lança em abril de 2020 um livro com centenas de páginas que superam largamente a função de catálogo da exposição.

+Info: www.publico.pt/2020/01/14/culturaipsilon/noticia/porto-celebra-200-anos-revolucao-liberal-pais-1900362
www.porto.pt/noticias/porto-tem-vasto-programa-de-comemoracoes-para-assinalar-o-bicentenario-da-revolucao-liberal-de-1820
www.cm-porto.pt/cultura/noticias?id=50512, 1820.porto.pt

Doutoramento - CANDIDATURA Online | 10 a 30 de julho de 2020

De sexta-feira, 10.07.2020 até quinta-feira, 30.07.2020
Institute of Education - University of Minho, Braga, Portugal
2ª Fase - 10 a 30 de julho de 2020

Candidatura a doutoramento
ESTUDOS DA CRIANÇA
CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DA CRIANÇA – Especialidades (com Curso de Doutoramento)
> Educação Artística (Educação Musical, Educação Dramática, Comunicação Visual e Expressão Plástica)
> Educação Especial (Inclusão e Necessidades Educativas Especiais, Intervenção precoce)
> Educação Física e Saúde Infantil (Educação Física e Lazer, Saúde Infantil)
> Infância, Cultura e Sociedade (Sociologia da infância, Direitos da criança, Políticas Públicas para a Infância, Literatura para a Infância)
> Infância, Desenvolvimento e Aprendizagens (Matemática Elementar, Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, Psicologia do desenvolvimento e da educação).

Candidatura - 10 a 30 de julho 2020
As Candidaturas são realizadas On-Line no Portal Académico em:
Contactos: Tel. (+351) 253 601 287 | E-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt

DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - Especialidades com Curso de Doutoramento (2020-2021)
> Desenvolvimento Curricular
> Literacias e Ensino do Português
> Organização e Administração Escolar
> Psicologia da Educação
> Sociologia da Educação e Política Educativa
> Tecnologia Educativa
> Supervisão Pedagógica

Candidatura – 10 a 30 de julho de 2020
As Candidaturas são realizadas On-Line no Portal Académico em: https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Doutoramentos/
Contactos: Tel. (+351) 253 601 287 | E-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt


DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - Especialidades sem Curso de Doutoramento (TUTORIAL)
> Desenvolvimento Curricular
> Educação em Ciências
> Educação em História e Ciências Sociais
> Educação em Línguas Estrangeiras
> Educação Matemática
> Filosofia e História da Educação
> Literacias e Ensino do Português
> Organização e Administração Escolar
> Psicologia da Educação
> Sociologia da Educação e Política Educativa
> Supervisão Pedagógica
> Tecnologia Educativa

Candidatura em qualquer época do ano
Contactos: Tel. (+351) 253 601 287 | E-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros

De segunda-feira, 22.07.2019 até quarta-feira, 30.09.2020
Universidade do Minho
Os processos de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras encontram-se, desde 1 de janeiro de 2019, regulados pelo Decreto Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, cuja aplicação está regulamentada pela Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro.
O reconhecimento é solicitado na plataforma nacional RecON, através de formulário próprio disponibilizado na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) anexando os documentos solicitados em formato digital.
Pela submissão do pedido, são devidos os emolumentos, conforme previsto na Tabela de Emolumentos da UMinho.
Após o pagamento dos referidos emolumentos, o pedido será analisado e alvo de tramitação na UMinho, até à decisão final, comunicada ao Requerente.
Esta informação não dispensa a consulta da página da DGES e legislação aplicável.

mais informações:
https://www.ese.uminho.pt/pt/estudar/cconselhopedagogico/reconhecimentodegrausediplomasestrangeiros/Paginas/constituicaojuri.aspx

Projeto “Rede Aproximar – Projeto de Apoio à População Idosa”

De sábado, 9.05.2020 até segunda-feira, 31.08.2020
Instituto de Educação - Universidade do Minho
O Instituto de Educação, Universidade do Minho, no âmbito da sua missão na área de conhecimento da Educação e domínios afins, mobilizando uma equipa de docentes, estudantes e investigadores do Mestrado em Educação - Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, desenvolveu um projeto de intervenção socioeducativa e comunitária destinado à população idosa em situação de isolamento social, agravado em consequência da pandemia COVID-19. Com recurso a tecnologias da informação e comunicação o Projeto, através da rede social Facebook, visa desenvolver atividades em 4 áreas: i) estimulação cognitiva; ii) estimulação motora; iii) cultura, arte e tradição; iv) educação ao longo da vida.

O Projeto está disponível no Facebook (https://www.facebook.com/projeto.rede.aproximar).

Curso Online de Verão de Língua e Cultura Portuguesas com inscrições abertas

De segunda-feira, 6.07.2020 até sexta-feira, 31.07.2020
Online & campus de Gualtar, Braga
O BabeliUM - Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, no âmbito de consórcio de cinco universidades portuguesas (Nova de Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra e Minho) e com outorga de certificação sob os auspícios do Instituto Camões, tem abertas as inscrições para o Curso Online de Verão de Língua e Cultura Portuguesas, agendado para 6 a 31 de julho de 2020. A formação tem uma componente letiva de 72 horas (32 horas de aulas à distância e 40 horas de trabalho autónomo), a par de várias atividades culturais, como visitas de estudo virtuais ou tertúlias.

O curso marcado para o BabeliUM oferece o nível intermédio de proficiência em língua portuguesa (B2/B2+) e visa dotar os participantes de competências linguísticas, ao mesmo tempo que lhes dá a conhecer aspetos da cultura e da língua portuguesas. Funcionando integralmente em regime de e-learning, pode ser frequentado por estudantes interessados em aprofundar conhecimentos de português, num nível intermédio (B2), em qualquer ponto do mundo, tendo uma taxa de frequência de 480 euros.

+Info: babelium.ilch.uminho.pt, portbabelium@ilch.uminho.pt, (+351) 253601662 /4171


UMinho: Registrations now open for the Online Summer Course of Portuguese Language and Culture

The registrations are now open for the Online Summer Course of Portuguese Language and Culture at BabeliUM – Language Centre of the Institute of Arts and Humanities, which will run from the 6th July to the 31st July. The course, designed in cooperation with a consortium of five Portuguese Universities (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho) that will issue a joint certificate under the auspices of Instituto Camões, has 72 hours (32hours of online classes and 40 hours of autonomous work) and various cultural activities, such as field trips or discussion groups.

The course that will take place at BabeliUM offers the intermediate level (B2/B2+) and is designed to allow students to acquire not only language skills, but also cultural ones. This Course, offered as an e-learning program, is open to any student living anywhere in the world who wishes to improve their knowledge of Portuguese at an intermediate level (B2) and will have a tuition fee of €480.

Registration and details on the Course are available at http://www.babelium.uminho.pt/ple_curso_verao_en.php, by email portbabelium@ilch.uminho.pt or by telephone 253601662 or 253604171. All those who wish to learn Portuguese are more than welcome to join us!