Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




 Eventos

PubhD UMinho #37

quinta-feira, 23.05.2019
Barhaus, Rua Dom Gonçalo Pereira n 58, Braga
A sessão de maio do PubhD UMinho traz para a mesa do Barhaus, em Braga, dois comunicadores: um trabalha com cientistas, outro com moda e criatividade. O que os une é mais do que aquilo que os separa, mas é para ouvir falar das diferenças que o público será chamado a participar. Encontro marcado para o dia 23 de maio, pelas 21h15. Entrada gratuita.

Nuno Passos - Ciências da Comunicação
"Entre cientistas e jornalistas venha o comunicador e resolva"

Valesca Bender - Engenharia Têxtil
"Criatividade e inovação para encontrar novos caminhos"

O PubhD é um movimento internacional dedicado à divulgação informal da ciência e do trabalho científico. As sessões ocorrem em bares e pubs e envolvem a participação de cientistas e investigadores, com trabalho concluído ou em conclusão. A ideia foi lançada em 2015 na cidade de Nottingham (Reino Unido) e logo depois chegou a Portugal (primeiro Lisboa, depois Braga e Guimarães). Atualmente há grupos dinamizadores do PubhD em todo o país e na Europa. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL-Science Through Our Lives (Departamento de Biologia da Universidade do Minho) e já soma 36 sessões tendo nele já participado 78 investigadores, nacionais e estrangeiros.

Mais informações:
https://stolscience.com/pubhd/
stol@bio.uminho.pt
Formulário para inscrição de investigadores interessados em divulgar o seu projeto numa próxima sessão - https://stolscience.com/contemcomigo/

Edições anteriores - https://www.uminho.pt/PT/siga-a-uminho/Paginas/Detalhe-do-evento.aspx?Codigo=47931

A Escola de Medicina dá as boas-vindas aos novos estudantes

De segunda-feira, 10.09.2018 até segunda-feira, 30.09.2019
A Escola de Medicina dá as boas-vindas aos novos alunos do curso e da academia, depois de revelados os resultados da 1ª fase de candidaturas. As 120 vagas disponíveis no curso de Medicina da Universidade do Minho foram todas ocupadas, contribuindo para os quase 3.000 alunos colocados em Gualtar e Azurém.

Medicina continua no topo da tabela minhota, com a média mais elevada do último colocado (18,05 valores), sendo também o 10.º curso com a última nota mais alta a nível nacional.

Durante esta semana – até dia 14 de setembro – os novos alunos terão de se matricular na Universidade do Minho, sendo necessários o cartão de cidadão e o boletim de vacinas. Depois de inscrito é só esperar pelo início da vida universitária.

Se tiveres alguma dúvida sobre todo o processo, contacta-nos e nós ajudamos-te. Bem-vindos à Escola de Medicina.

Congresso Internacional "Paisagens sonoras"

De quinta-feira, 23.05.2019 até sábado, 25.05.2019
Bom Jesus, Braga – Portugal | ILCH - CEHUM
À paisagem sonora, enquanto construção de identidade e processo civilizacional têm sido atribuídos valores afetivos, estéticos e patrimoniais.
O Congresso Paisagens Sonoras Históricas é dedicado à reflexão sobre o significado atual da interação entre os seres humanos, a natureza e a música ao longo dos tempos na construção de paisagens sonoras culturais e históricas.

Numa abordagem que se pretende pluridisciplinar, o congresso terá como um dos seus objetivos principais promover abordagens no campo dos Estudos Musicais em diálogo com outras áreas de estudo nomeadamente a História, a Literatura, a Filosofia, a Arquitetura, as Artes Visuais, entre outras. O Congresso contará com especialistas coordenadores de projetos de Investigação em Historical Soudscape ativos em Espanha (Sevilha e Granada em cooperação com a European Association for Digital Humanities) e Portugal (Universidade de Évora), entre outros convidados especialistas nos campos da Musicologia, História, Literatura e Performance Musical.
Para submeter uma proposta de comunicação, deverá enviá-la até ao dia 15 de abril de 2019 sob a forma de um resumo de 200-300 palavras, acompanhado de uma breve nota biobibliográfica, para o email: coloquiosoundscape@protonmail.com As comunicações não ultrapassam os vinte minutos. Os textos das comunicações serão submetidos à revisão por pares (peer review). Os que forem selecionados farão objeto de uma publicação. Línguas de comunicação: Português, Francês, Inglês, Espanhol.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM - 2018/2019

De quarta-feira, 3.10.2018 até sexta-feira, 31.05.2019
ESE - UMINHO
A Escola Superior de Enfermagem disponibiliza, para o presente ano letivo, a oferta de um programa de atividades de promoção de competências transversais, o qual tem como objetivo principal dotar os estudantes de competências de natureza mais genérica que complementem as competências de natureza científica e técnica.
Estas competências, não estando diretamente relacionadas com a natureza dos programas curriculares, são reconhecidas como essenciais para o sucesso do percurso académico dos estudantes e para que os mesmos estejam melhores preparados para atuar num mundo globalizado, em constante e rápida mudança.
O programa contempla várias edições das ações propostas de forma a poder contemplar diferentes disponibilidades.
A inscrição é obrigatória estando disponível no programa que se anexa.
Apela-se à participação de todos os estudantes!
A participação será certificada pelo Conselho Pedagógico.

CBMA Advanced Courses 2019

De segunda-feira, 1.04.2019 até sexta-feira, 12.07.2019
CBMA - Centro de Biologia Molecular e Ambiental, Campus de Gualtar, Braga
February 4- April 9 (Fridays only)
Introduction to entrepreneurship
Organizers: Raul Machado
April 1-11
Mammalian and yeast cells as complementary models to understand programmed cell death and autophagy
Organizers: Manuela Corte-Real and Maria João Sousa
April 8-18
Invasion Ecology
Organizers: Ronaldo Sousa
May 6-17
River Restoration and Ecosystem Services
Organizers: Cláudia Pascoal, Fernanda Cássio, Cláudia Carvalho-Santos and Giorgio Pace
May 6-17
Host-fungus interactions and virulence
Organizers: Teresa Lino-Neto
May 20-31
Oxidative stress and antioxidants
Organizers: Alberto Dias
May 20-31
Cancer therapy: from basic research to clinic
Organizers: Ana Preto
June 3-14
Protein Degradation and Trafficking in Health and Disease
Organizers: Sandra Paiva
June 3-14
Bionanoparticles: challenges and therapeutic opportunities
Organizers: Andreia Gomes and Paula Sampaio
June 3-14
Ecology of Coastal and Transition Waters
Organizers: Pedro Gomes
July 1-12
Advances in microbial genomics and bioinformatics
Organizers: Pedro Santos and Pedro Castro