PubhD UMinho #32

quinta-feira, 22.11.2018
Barhaus, Rua Dom Gonçalo Pereira n 58, Braga
Em Novembro duas jovens investigadoras apresentam os seus projetos sobre o Linfoma de Hodgkin e educação não formal em contexto de bairro social.

Está curioso? Então apareça no Barhaus no dia 22 de Novembro, pelas 21h15. E enquanto bebe um copo, pode questionar as oradoras sobre o trabalho que realizaram.

► Ana Rita Gomes (Saúde)
´'O linfoma de Hodgkin de A a Z'

Inês Saavedra (Educação)
'Brincar com a ciência nos bairros sociais'

A entrada é livre.

O movimento PubhD foi promovido pela primeira vez em Nottingham em Janeiro de 2014. Chegou a Portugal em Outubro de 2015 e, três meses depois, as cidades de Braga e Guimarães acolheram a versão PubhD UMinhho, numa iniciativa do STOL-Science Through Our Lives – um projecto do Departamento de Biologia da Universidade do Minho vocacionado para a comunicação e divulgação de ciência. Desde Setembro de 2018 o PubhD UMinho passou a realizar-se exclusivamente em Braga, e com esta, já conta com 32 sessões e a participação de 70 investigadores.

Mais informações:
stol@bio.uminho.pt
Formulário para inscrição de investigadores interessados em divulgar o seu projeto numa próxima sessão - https://stolscience.com/contemcomigo/

Edições anteriores - https://www.uminho.pt/PT/siga-a-uminho/Paginas/Detalhe-do-evento.aspx?Codigo=47931

Curso Avançado "Acupuntura Médica"

De sábado, 13.10.2018 até sábado, 22.06.2019

Seminários Internacionais do ICVS | Ciclo Outono 2018

segunda-feira, 19.11.2018
Escola de Medicina, campus de Gualtar, Braga
"ICVS International Seminars - 2018 Autumn Series” com início a 21 de setembro, no auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina da UMinho, em Braga. Organização do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da UMinho. Seminários abertos à comunidade académica e científica, permitindo aos participantes interagir e discutir com palestrantes reconhecidos internacionalmente nas ciências da vida e da saúde.

PROGRAMA

- 21 de setembro | Kristin A. Hogquist, Universidade do Minnesota, EUA: "Thymic selection of soldiers and peacekeeper"

- 12 de outubro | Andreas Lüthi, Instituto Friedrich Miescher para a Investigação Biomédica, Suíça: "Ensemble coding of behaviour in amygdala circuits"

- 19 de novembro | Adriano Aguzzi, Universidade de Zurique, Suíça: "The biology of prion diseases"

+Info: www.icvs.uminho.pt

A Escola de Medicina dá as boas-vindas aos novos estudantes

De segunda-feira, 10.09.2018 até segunda-feira, 30.09.2019
A Escola de Medicina dá as boas-vindas aos novos alunos do curso e da academia, depois de revelados os resultados da 1ª fase de candidaturas. As 120 vagas disponíveis no curso de Medicina da Universidade do Minho foram todas ocupadas, contribuindo para os quase 3.000 alunos colocados em Gualtar e Azurém.

Medicina continua no topo da tabela minhota, com a média mais elevada do último colocado (18,05 valores), sendo também o 10.º curso com a última nota mais alta a nível nacional.

Durante esta semana – até dia 14 de setembro – os novos alunos terão de se matricular na Universidade do Minho, sendo necessários o cartão de cidadão e o boletim de vacinas. Depois de inscrito é só esperar pelo início da vida universitária.

Se tiveres alguma dúvida sobre todo o processo, contacta-nos e nós ajudamos-te. Bem-vindos à Escola de Medicina.

Semana C&T2018

De segunda-feira, 19.11.2018 até domingo, 25.11.2018
PEQUENOS CIENTISTAS: "VAMOS ESPREITAR O MUNDO DOS MICRÓBIOS"
Os mais pequenos vão poder viajar pelo mundo dos microorganismos - os nossos maiores aliados!

WORKSHOPS DE BIOTECNOLOGIA
Aprender com as “mãos na massa”: um conjunto diversificado de experiências na área da Biotecnologia e Bioengenharia vai permitir que os jovens vistam o papel de “Engenheiros Biológicos”, ainda que apenas por algumas horas.

CIENTISTA POR 1 DIA
Queres ser cientista?! Não percas a oportunidade de acompanhar o dia de trabalho de um investigador no Centro de Engenharia Biológica – Universidade do Minho.

"CEB NA ESCOLA"
Os investigadores vão à escola partilhar as suas descobertas e experiências com os alunos - os cientistas do futuro.

OPEN DAY @ CEB
No Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, vai ser possível ver de perto a investigação que se desenvolve no Centro de Engenharia Biológica – Universidade do Minho. Neste dia de portas abertas à comunidade, vem embarcar na aventura do conhecimento da Biotecnologia & Bioengenharia!

Observações: As atividades são gratuitas mas de inscrição obrigatória (até 5 de novembro), com exceção do Open Day, onde todos estão convidados a participar!

+ info: https://www.ceb.uminho.pt/Events/Details/3217