Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




 Eventos

NOVOS PRAZOS PARA ENTREGAR TESES DE DOUTORAMENTO, DISSERTAÇÕES, TRABALHOS DE PROJETO E RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DE MESTRADO

De terça-feira, 19.01.2021 até sábado, 31.07.2021
Universidade do Minho
Esta determinação consta do Despacho RT-06/2021, de 19 de janeiro, que estabelece uma prorrogação excecional o abrigo da Lei do Orçamento de Estado.

Recomenda-se a leitura integral do Despacho, disponível AQUI



Os prazos das provas públicas previstos no calendário escolar do ano letivo de 2020/21 é também revisto pelo Despacho RT 22/2021. Este despacho não se aplica aos estudantes abrangidos pelo Despacho RT-06/2021, de 19 de janeiro.

Recomenda-se a leitura integral do Despacho, disponível AQUI







Fazer a ponte entre a Sociologia e a Gestão de Recursos Humanos: contextos e desafios

De quarta-feira, 10.03.2021 até segunda-feira, 12.04.2021
Plataforma Zoom
Neste ciclo de aulas abertas, em formato online, convoca-se a sociologia como um lugar de reflexão e domínios de intervenção profissional, na articulação com a área de conhecimento da gestão de recursos humanos (GRH). Para melhor ilustrar a diversidade de contextos e desafios que se colocam hoje, e no futuro, face à responsabilidade empresarial, compromisso ambiental e multiculturalidade, organizam-se três sessões com convidados especialistas neste domínio.

Sessão 1.
10 de março, 4ª feira, das 11h às 12:30h
Amélia Lopes
GRH – Uma perspetiva de contexto(s)

Sessão 2.
22 de março, 2ª feira, das 15h às 16h
Alexandra Rocha
GRH - Plataformas digitais: desafios práticos

Sessão 3.
12 de abril, 2ª feira, das 15h às 16h
Irene Ribeiro
GRH – Atração e retenção do talento nas organizações


O ciclo destina-se aos estudantes da UC Opção IV – Organizações e Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Licenciatura em Sociologia. Toda a comunidade académica está convidada a juntar-se às sessões, seguindo o link de acesso ao ciclo.


Apoio
Direção de curso em Sociologia






Seminário com Cristina Tealdi (Heriot-Watt University)

De quarta-feira, 14.04.2021 até quarta-feira, 14.04.2021
11h00
We aim to identify winners and losers of a sudden inflow of low-skilled immigrants using a general equilibrium search and matching model in which employees, either native or non- native, are heterogeneous with respect to their skill level and produce different types of goods. We estimate the short-term impact of this shock for Italy in each year in the period 2008-2017 to be sizeable and highly asymmetric. In 2017, the real wages of low-skilled and high-skilled employees were 8% lower and 4% higher, respectively, compared to a counter-factual scenario with no non-natives. Similarly, employers working in the low-skilled market experienced a drop in profits of comparable magnitude, while the opposite happened to employers operating in the high-skilled market. Finally, the presence of non-natives led to a 10% increase in GDP and to an increment of approximately 70 billion e in government revenues and 18 billion e in social security contributions. We argue that these results help rationalise the recent surge of anti-immigrant sentiments among the low-income segment of the Italian population.

Sociedade, Temporalidades e Poder: Olhares Globais. Além da Pandemia Covid 19

De quinta-feira, 4.02.2021 até quinta-feira, 22.07.2021
Plataforma Zoom
A pandemia covid19 marca-nos a história e marca-nos a vida, em todas as esferas. Marca-nos também a ciência e o modo de pensar a sociedade, nos seus desafios e potencialidades. Como num sistema, a pandemia covid19 é e será. Os seus efeitos refletir-se-ão no passado e no futuro. Alguns dos pontos cardeais que antes reuniram os interesses dos teóricos sociais, voltam a ser enfatizados com toda a veemência: entre eles, a relação entre estrutura e agência; mudança, permanência e tempo e, finalmente, individuo e sociedade.

Como num tempo de revolução, estruturalmente em crise, as sociedades e, nelas, os atores humanos, debatem-se em busca de discernir aonde, a quem e a quê se agarrarem; como manter a confiança e os eixos de continuidade. As Ciências Sociais têm um papel fundamental nesta procura e identificação de novas formas de validar as instituições e a vida orgânica e social dos sujeitos sociais. No caminho, são as Ciências Sociais que podem ajudar a identificar e exorcizar as desigualdades remanescentes e as emergentes, assim como as explosões e as ruturas que se seguirão ao tempo da contenção e resguardo, e observadas por todos os lados do social, numa sociedade digitalizada, individualizada e ferida. Neste sentido, este ciclo de seminários responde a três objetivos principais:

I. reunir um conjunto de investigadores dedicados a questões diversas que interessam particularmente do ponto de vista sociológico ao tempo pós-pandemia;
II. contribuir para o reforço do debate num plano transnacional e, muito particularmente, ibero-americano;
III. realçar a centralidade dos conceitos de poder, dominação e tempo para entender a sociedade e as feridas que a pandemia abre e os acidentes a que conduz.

Saiba toda a programação até julho aqui.

Este ciclo de seminários realizados online (via plataforma zoom) dirige-se a toda a comunidade.

Abertura de Concurso para Professor Auxiliar - Artes Visuais

De terça-feira, 16.03.2021 até terça-feira, 27.04.2021
Para mais informações (prazos, condições, etc) por favor consulte o Edital n.º 312/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 51, de 15 de março de 2021.
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021