Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




 Eventos

Curso de Wushu Kungfu 2017/2018

De quarta-feira, 25.10.2017 até sexta-feira, 22.06.2018
Instituto Confúcio, campus de Gualtar, Braga
Organizado pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho, o curso de Wushu Kungfu decorre entre 25 de outubro de 2017 a 22 de junho de 2018 (60 sessões), às quartas e sextas-feiras, entre as 10h30 e as 11h30, sendo ministrado pelos professores Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego.

O que é o Wushu Kungfu?

Desporto chinês com milhares de anos de história e milhões de praticantes em todo o mundo, o Wushu conta com mais de 150 federações filiadas na IWUF. É candidato a modalidade olímpica e encontra-se em grande crescimento nacional e internacional em todas as suas vertentes.

O Wushu Moderno de competição desenvolveu-se a partir do Wushu Tradicional e apresenta-se na forma de desporto olímpico moderno, com a combinação perfeita entre práticas ancestrais e princípios modernos de desporto.

Inscrições
Através do preenchimento da ficha de inscrição, que pode ser entregue presencialmente no Instituto Confúcio da UMinho, no campus de Gualtar, ou enviado por email para confucio@confucio.uminho.pt.
Número mínimo e máximo de alunos: 10-15 pessoas.


+info:
www.confucio.uminho.pt

Colóquios de Física 2017/18

segunda-feira, 28.05.2018
Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga
Iniciativa do Centro de Física das universidades do Minho e Porto, contando com peritos nacionais e internacionais. Entrada livre.

PROGRAMA

22 de novembro de 2017 | 15h00 | Anfiteatro da Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga
- "Ondas Gravitacionais: um prémio Nobel, 100 anos depois", por Carlos A. R. Herdeiro (Departamento de Física, Universidade de Aveiro)

06 de dezembro de 2017 | 15h00 | Anfiteatro da Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga
"Fissão e fusão nucleares: das bombas à energia quase gratuita", por Nuno Castro (LIP Minho e Dept. Física da UMinho)

(...)

04 de abril de 2018 | 14h30 | Sala EC 2.30 da Escola de Ciências, campus de Azurém, Guimarães
"Low friction and wear resistance thin films for high temperature applications", por Filipe Fernandes (Centro de Física da UMinho e UPorto, Dept. Física da UMinho)

11 de abril de 2018 | 15h00 | Anfiteatro do Dep. Física da Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga
"Electron-phonon interactions in quantum wire/quantum well Ge/Si and Si/Ge nanowires", por Carlos Trallero-Giner (Centro Latinoamericano de Física, Brasil, e Faculdade de Física da Universidad de Habana, Cuba)

02 de maio de 2018 | 15h00 | Anfiteatro do Dep. Física da Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga
"Effective Methods for Advanced PCB Routing", por Miguel Ferreira (LIP)

23 de maio de 2018 | 14h30 | Anfiteatro do Dep. Física da Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga
"Física Médica", por Ana Rita Figueira (Centro Hospital de São João e Sociedade Portuguesa de Física), Joana Vale (Radioncologia Júlio Teixeira SA, Lenitudes e Escola Superior de Saúde de Aveiro), Anabela Dias (Instituto Português de Oncologia do Porto e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e Bernardo Almeida (Centro/Departamento de Física da UMinho)

28 de maio de 2018 | 11h30 | Auditório da Escola de Ciências, campus de Gualtar, Braga
"Ciências da Visão", por José Manuel González-Méijome (Centro/Departamento de Física da UMinho), Tiago Monteiro (Hospital de Braga), José Salgado Borges (Clinsborges e Hospital Trofa Matosinhos) e Jorge Jorge (Centro/Departamento de Física da UMinho)

+Info: www.fisica.uminho.pt

Cursos livres do Instituto Confúcio da UMinho em 2017/18

De segunda-feira, 4.09.2017 até sábado, 30.06.2018
Instituto Confúcio, campus de Gualtar, Braga
O Instituto Confúcio da Universidade do Minho abre de 11 de setembro a 4 de outubro as inscrições para os cursos livres de Chinês Turístico e Comercial e de Língua e Cultura Chinesas. O primeiro decorre de 14 de outubro a 16 de junho de 2018, ao sábado, das 10h00 às 13h00; o segundo realiza-se de 11 de outubro a 11 de junho de 2018, à segunda e quarta-feira, das 18h00 às 20h00, também no campus de Gualtar, em Braga.

Curso de Chinês Turístico e Comercial

Níveis: Básico I e II | Intermédio I e II | Avançado I e II
- Programa Básico I | Iniciação - Dota os alunos com um conhecimento geral da Língua Chinesa e de como esta difere de outras línguas de escrita alfabética, assim como ao nível da gramática e do sistema fonético monossilábico e tonal. Na fase de iniciação, o aluno dominará um universo de vocabulário, e expressões para situações comunicacionais básicas, preparando-se assim para mais tarde abordar temas e vocabulário no âmbito do turismo e comércio.
- Básico II, Intermédio I e II e Avançado I e II (mínimo de 5 inscrições) - Desenvolve a capacidade comunicacional, tanto ao nível da compreensão auditiva e expressão oral, como da compreensão de textos, bem como aprofundar conhecimento e sensibilidade culturais.

Curso Livre de Língua e Cultura Chinesas
Níveis: Básico I e II | Intermédio I
- Programa Básico I - Iniciação - Dota os alunos com um conhecimento geral da Língua Chinesa e de como esta difere de outras línguas de escrita alfabética, assim como ao nível da gramática e do sistema fonético monossilábico e tonal. Na fase de iniciação, o aluno dominará um universo de vocabulário e expressões úteis a situações comunicacionais básicas, devendo progredir na abordagem de temáticas que relevam do quotidiano chinês, assim como de ambientes profissionais. A abordagem sobre a geografia, história e cultura chinesa é fulcral para a ultrapassagem de barreiras comunicacionais interculturais. Para este fim, o curso proporcionará unidades culturais.
- Básico II e Intermédio I - Desenvolve a capacidade comunicacional, tanto ao nível de compreensão auditiva, como expressão oral e compreensão de textos. Serão também aprofundados conhecimentos sobre cultura chinesa.

+info: www.confucio.uminho.pt

Sarau Cultural da UNAGUI

sexta-feira, 1.06.2018
Auditório nobre, campus de Azurém, Guimarães
Sarau Cultural da UNAGUI (Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade de Guimarães) a 1 de junho, no auditório nobre da UMinho, em Guimarães.

+Info: facebook.com/unagui.u3i

Curso Avançado "Cirurgia Ginecológica Laparoscópica"

De quinta-feira, 24.05.2018 até sábado, 26.05.2018