Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




Eventos

Provas de Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor

De sexta-feira, 17.05.2024 até sexta-feira, 21.05.2100
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Vogais:
Doutora Ana Paula Loução Martins, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Sílvia Correia Monteiro, Investigadora Auxiliar do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo da Dissertação Mestrado:
Esta investigação teve como finalidade conhecer as atitudes de futuros e atuais educadores de infância e de professores acerca da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em contexto escolar regular. Para a sua concretização, seguimos uma metodologia quantitativa e recolhemos os dados a partir de uma amostra de 103 participantes, através de um questionário desenvolvido para o efeito. Para a análise dos dados recorremos à estatística descritiva e inferencial, que permitiu concluir que: a) a maioria dos participantes não considera ter conhecimentos científicos necessários para educar crianças com necessidades educativas especiais; b) a maioria dos participantes selecionou a definição que considera a inclusão como relativa a todos e cada criança, e não aquelas definições que consideravam apenas as crianças com NEE; c) metade dos participantes consideram que são os membros da sociedade quem tem uma atitude menos positiva perante a inclusão; d) a variável género não teve um impacto nas atitudes perante a inclusão. Estas conclusões aprovisionam uma reflexão para os investigadores, educadores de infância, professores, pais e a
comunidade em geral. Palavras-chave:
Atitudes; Educadores de Infância; Inclusão; Necessidades Educativas Especiais;
Palavras-chave: Atitudes; Educadores de Infância; Inclusão; Necessidades Educativas Especiais;

Candidatura para Estudantes Internacionais 2025/2026 - Mestrado Integrado em Medicina

De terça-feira, 11.02.2025 até quinta-feira, 31.01.2030
.

"20 Anos Depois" – A Essência do Tempo na Expressão Humana

De quarta-feira, 5.03.2025 até quinta-feira, 5.03.2026
A escolha do preto e branco acentua a dramaticidade e a profundidade das imagens, destacando texturas, linhas e expressões que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. A ausência de cor reforça a atemporalidade da obra e permite ao espetador concentrar-se na essência pura da emoção humana. A luz, meticulosamente trabalhada, desenha os rostos e cria sombras que evocam não apenas a passagem dos anos, mas também a resiliência e a força presentes em cada indivíduo retratado.

Cada imagem é um fragmento de tempo, um instante congelado que encapsula a complexidade da experiência humana. A composição cuidadosa, a justaposição entre a suavidade e a dureza dos traços, e a interação entre o olhar do retratado e o do espetador criam uma narrativa visual pulsante e envolvente. O trabalho de Pereira Lopes vai além da simples documentação: ele oferece um espelho onde todos podemos reconhecer a inevitabilidade da transformação e a beleza da impermanência.

Enquanto curadora e artista plástica,Adriana Henriques, encontra nesta série fotográfica a mesma "essência" que marca o seu percurso: "a busca pela memória, pelo instante que se dilui no tempo, pela emoção que transcende a imagem". Assim como nas suas próprias obras, onde fragmentos e gestos compõem a história, aqui cada fotografia é um diálogo entre o passado e o presente, entre o visível e o sentido.

A disposição das fotografias na exposição foi pensada para criar um percurso sensorial, conduzindo o visitante por um caminho onde cada rosto se torna uma paisagem emocional, cada ruga uma metáfora para as experiências vividas. O silêncio do passadiço ecoa as histórias contidas em cada retrato, permitindo um espaço de contemplação e introspecção.

Professor Emanuel Carvalho-Dias realiza primeira cirurgia com Robot Davinci

De quarta-feira, 9.04.2025 até sexta-feira, 12.06.2026
Nos últimos anos, vários sistemas robóticos têm sido desenvolvidos, sendo que o melhor robô cirúrgico da atualidade é conhecido como DaVinci. Pela primeira vez na região do Minho foi realizada uma cirurgia assistida pelo sistema robótico DaVinci que consistiu na remoção total da próstata de dois doentes com cancro da próstata. Esta cirurgia decorreu no Hospital de Braga e foi executada pelo Professor Emanuel Carvalho-Dias, Urologista e Professor de Fisiologia e Urologia da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Esta Cirurgia inaugura uma nova Era da Cirurgia no Minho e contribuirá para que os jovens Médicos se continuem a fixar no Hospital de Braga.

Celebrações dos 50 Anos da Escola de Engenharia da UMinho

De quarta-feira, 17.09.2025 até terça-feira, 31.03.2026
Guimarães e Braga
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) vai comemorar o seu cinquentenário com duas dezenas de atividades abertas à academia e ao público até março de 2026. O programa, disponível em eng.uminho.pt, propõe concertos, debates, exposições, feiras de emprego e tecnologia, lançamentos de livros, convívios e ações solidárias, sobretudo em Braga e Guimarães.

As celebrações arrancaram a 16 de abril, às 21h30, com um espetáculo no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, a cargo da Orquestra do Departamento de Música da UMinho e do pianista Ângelo Martingo, sob a direção de Vítor Matos. O reportório incluiu “Concerto do Imperador”, de Beethoven, e “Sinfonia do Novo Mundo”, de Dvořák. Os bilhetes podiam ser levantados gratuitamente (até dois por pessoa) na secretaria da EEUM em Braga e Guimarães e, a partir de 12 de abril, no CCVF.


“Estamos a celebrar meio século como um pilar no desenvolvimento tecnológico e científico, que tem sido marcado por inovação, rigor académico e compromisso na formação de engenheiros capazes de responder aos desafios do presente e do futuro, contribuindo assim para o progresso da sociedade e a criação de soluções sustentáveis que melhoram a nossa qualidade de vida e do planeta”, diz a presidente da comissão do cinquentenário da EEUM, Maribel Yasmina Santos.

O programa comemorativo previu ainda para abril o lançamento do Livro de Graduação da Escola de Engenharia, com testemunhos online dos seus diplomados. Para maio/junho houve uma sessão de acolhimento aos novos membros da EEUM e o debate “Engenharia & Futuro”, seguindo-se em junho a exposição “Engenharia e Arte” e um piquenique com jogos e música popular nos jardins do campus de Azurém, em Guimarães.


Em setembro realiza-se um encontro de bandas e grupos musicais da UMinho e, ainda, uma mostra de spin-offs, start-ups e interfaces, que contribuem para esta academia ser líder na inovação e nas patentes. A sessão solene dos 50 anos da Escola de Engenharia é a 3 de outubro, às 16h30, no campus de Azurém. Até final do ano estão agendados um jantar comemorativo, o debate “Estratégias para o Futuro do Ensino Superior”, o livro “Memórias da Escola de Engenharia – Apresentação da História do Campus de Azurém” e uma campanha solidária.

Para 2026, propõe-se a mesa redonda “Engenharia e Ética na IA” em janeiro, os “Dias do Emprego” e a “Cerimónia de Graduação” em fevereiro, ficando para março o debate “O Papel da Engenharia na Sustentabilidade e nas Alterações Climáticas” e o concerto de encerramento, no Theatro Circo, em Braga.


A EEUM é a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs). Tem 263 docentes de carreira, 132 investigadores doutorados e mais de 100 técnicos. No último ano letivo integrou cerca de 7800 estudantes, distribuídos por 15 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 36 mestrados e 20 programas doutorais.


PROGRAMA


2025

ABRIL
- dia 16, 21h30 | Concerto Inaugural, com a Orquestra do Departamento de Música da UMinho, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães (programa, vídeo e fotos)

MAIO
- dia 09 | Sessão de Acolhimento aos novos membros da Escola de Engenharia (fotos)
- dia 12 | Lançamento do Livro de Graduação da Escola de Engenharia (www.livrograduacao.eng.uminho.pt)
- dia 28, 15h30 | Protocolo com a Ordem dos Engenheiros e debate “Engenharia & Futuro”, no auditório A1 do campus de Gualtar, Braga (programa, vídeo, fotos)

JUNHO
- dia 05, 16h00 | “Engenharia e Arte” com exposição e apresentação de livro, na Biblioteca da UMinho no campus de Azurém, Guimarães (fotos)
- dia 27, 12h30 | Piquenique da Comunidade da Escola de Engenharia (convívio, jogos e música popular), nos jardins do campus de Azurém, Guimarães (fotos)

SETEMBRO
- dia 17 | Mostra de Spin-offs, Start-ups e Interfaces da Escola de Engenharia, na nave central do campus de Azurém, Guimarães (programa, vídeo, fotos)
- dia 19 | Encontro de bandas e grupos musicais da UMinho, na Garagem Avenida, Guimarães (cancelado)

OUTUBRO
- dia 03, 16h30 | Cerimónia do 50º Aniversário da Escola de Engenharia, no auditório nobre do campus de Azurém, Guimarães, seguindo-se um Jantar Comemorativo (programa, vídeo, fotos)
- dia 19 | Debate “Estratégias para o Futuro do Ensino Superior”, no auditório nobre do campus de Azurém, Guimarães (fotos)

DEZEMBRO
- Campanha Solidária da Escola de Engenharia, no campus de Azurém, Guimarães e no campus de Gualtar, Braga

2026

JANEIRO
- dia 06, 16h00 | Iniciativa “Engenharia e Arte”, na Biblioteca Geral da UMinho no campus de Gualtar, Braga (fotos)
- dia 07, 16h00, Azurém | Apresentação do "Livro de Memórias da Escola de Engenharia", na Biblioteca Geral da UMinho no campus de Azurém, Guimarães (fotos, livro, vídeo)
- Debate “Engenharia e Ética na Inteligência Artificial”, no auditório A1 do campus de Gualtar, Braga (cancelado)

FEVEREIRO
- dia 04, 10h00 | Dia do Emprego, na nave central do campus de Azurém, Guimarães (fotos, vídeo)
- dia 5, 09h30 | Open Day Mestrados, na nave central do campus de Azurém, Guimarães (vídeo)
- dia 07 | Cerimónia de Graduação, no auditório nobre do campus de Azurém, Guimarães (fotos, vídeo)

MARÇO
- Debate “O Papel da Engenharia na Sustentabilidade e Alterações Climáticas”, no auditório nobre do campus de Azurém, Guimarães
- Concerto de Encerramento, no Theatro Circo, Braga

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2026