Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




 Eventos

Conhecer os públicos da ciência em Portugal

terça-feira, 10.12.2019
Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar
“Conhecer os públicos da ciência em Portugal” é o tema do seminário com Ana Delicado, marcado para o dia 10 de dezembro, pelas 18h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

O que sabe o público de ciência? Que público consome ciência e como? Que atitudes têm o público perante a ciência? Estas são algumas das questões (e preocupações) que têm norteado a investigação sobre as relações ciência e sociedade. Estes estudos baseiam-se em metodologias muito diversas, como inquéritos por questionário, entrevistas, consultas públicas, ou estudos de caso, e têm chegado a resultados bastante variados, por vezes paradoxais.

O seminário, organizado pelo Mestrado em Comunicação de Ciência, o Seminário Permanente em Ciência com e para a Sociedade e o Núcleo de Estudos de Comunicação, Ciência e Ambiente do CECS, irá focar-se sobretudo nos públicos da ciência em Portugal, mas procurando, sempre que possível, traçar comparações com o contexto europeu.

Ana Delicado trabalha na área dos estudos sociais de ciência. É atualmente investigadora auxiliar do ICS de Lisboa e vice-coordenadora do Observa. É docente do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, do Programa Doutoral em Sociologia OpenSoc e do mestrado em Cultural Científica e Divulgação das Ciências. Tem desenvolvido múltiplas atividades de envolvimento do público com as ciências sociais.
Em termos associativos, pertence à Associação Portuguesa de Sociologia, à European Sociological Association e à EASST European Association of Studies of Science and Technology. Foi delegada nacional à Ação COST TU 1401 “Renewable Energy and Landscape Quality (RELY)”.

Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular

De quarta-feira, 11.12.2019 até quarta-feira, 11.12.2019
Sala de Atos (sala 1104) do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Composição do Júri:
Presidente: Reitor da Universidade do Minho
Vogais: Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira;
Doutor José Carlos Bernardino Carvalho Morgado, Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);
Doutora Isabel Maria Torre Carvalho Viana, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Filipa Barreto de Seabra Borges, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Ensino à Distância da Universidade Aberta.

Género e Comunicação: que desafios?

De segunda-feira, 9.12.2019 até quarta-feira, 11.12.2019
Universidade do Minho
Estas ações visam alertar para a necessidade de uma prática profissional sensível ao género. Cientes do lugar preponderante que os meios de comunicação social ocupam nos processos de construção identitária, importa fomentar nos/as profissionais de comunicação uma atitude crítica-reflexiva sobre as, não raras vezes veiculadas, mensagens e imagens estereotipadas do ponto de vista das relações e dos papéis de género, quer nos conteúdos relacionados com o entretenimento, quer mesmo nos conteúdos jornalísticos.

Simultaneamente, pretende-se sensibilizar para a importância de se produzirem trabalhos jornalísticos que ponham em evidência e desocultem um conjunto realidades relacionadas com a desigualdade de género, dando visibilidade e expressão a questões políticas, sociais, económicas e culturais, com que mulheres e homens se deparam.

A iniciativa terá lugar nos dias 4 e 11 de dezembro em Lisboa, e nos dias 9 e 11 de dezembro, em Braga.

Programa e local da ação em Braga aqui

Participação gratuita com inscrição formalizada aqui

Curso Aeronáutica e Espaço

De segunda-feira, 9.12.2019 até sexta-feira, 13.12.2019
CEiiA - Matosinhos
Análise da estrutura da indústria – os Modelos de Porter e Fine – aplicados ao Ecossistema Global Negócios da Indústria Aeroespacial: o seu papel estratégico; o perfil do setor; e os principais atores players da indústria. Áreas de oportunidade do setor: aviação civil e a indústria do transporte aéreo; indústria espacial; e indústria de defesa. Os pilares do Setor Aeroespacial. A Indústria Aeroespacial e seu contexto em Portugal, na Europa e no Mundo. Uma visão de futuro: as principais tendências do setor Aeroespacial. As Aeronaves Não-tripuladas, os eVTOLs e tilt-rotors no setor Aeronáutico e o NewSpace no setor Espacial abrindo os novos envelopes de projeto, operação, negócios. Propostas para o controle de espaço aéreo para as décadas a seguir: os vertiparks (vertiportos) e o controle de espaço aéreo nas áreas urbanas das grandes cidades.

Os participantes no curso receberão um certificado de participação emitido pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e pelo Instituto de Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A Escola de Engenharia da Universidade do Minho possibilitará a creditação desta formação no âmbito da sua oferta futura de cursos de pós-graduação neste domínio. Esta creditação está condicionada à criação de cursos neste domínio.

Corpo Docente:
ITA
- Prof. Donizeti de Andrade e Prof. Richard Rigobert Lucht
EEUM – Prof. Gustavo Rodrigues Dias

A inscrição no curso deve ser realizada em http://bit.ly/cursosAeroespacial até ao dia 06/12/2019

O curso tem um limite de 25 vagas e está condicionado à inscrição mínima de 10 participantes. A seleção dos participantes será feita de acordo com a adequação do perfil do candidato e ordem de inscrição.

O custo de participação é de 700€ por aluno.

Horas de contacto: 32h
Dezembro 9-13, 2019

Horário:
segunda-feira 9 Dezembro – 14:00h-20:00h
terça-feira 10 Dezembro – 14:00h-20:00h
quarta-feira 11 Dezembro – 14:00h-20:00h
quinta-feira 12 Dezembro – 14:00h-20:00h
sexta-feira 13 Dezembro – 09:00h-13:00h / 14:00h-18:00h

Local: CEIIA -Matosinhos

Língua de Instrução: Inglês/português

Organização Conjunta:
Escola de Engenharia da Universidade do Minho -
https://www.eng.uminho.pt
Instituto de Tecnológico de Aeronáutica -
http://www.ita.br
Ceiia -
https://www.ceiia.com

Com o apoio:
Stratosphere S.A. -
https://stratosphere-technologies.com

Informações: aeroespacial@eng.uminho.pt

Inscrição: http://bit.ly/cursosAeroespacial

Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019)

De terça-feira, 29.01.2019 até terça-feira, 31.12.2019
Escola de Ciências da Universidade do Minho
A Tabela Periódica, enquanto ícone da química, representa o carácter central desta ciência nas suas interfaces com as restantes áreas do conhecimento científico e das tecnologias. A celebração decretada pelas Nações Unidas é uma oportunidade para mostrar a centralidade da química e o seu papel na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde. As celebrações devem também servir para promover a consciencialização da sociedade para o papel da química enquanto ciência promotora do desenvolvimento e bem-estar e motivar as novas gerações para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias.

A Escola de Ciências da Universidade do Minho junta-se às comemorações do IYPT2019, propondo uma série de atividades que terão lugar ao longo do ano de 2019 e que poderão ser consultadas neste link https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Ano-Internacional-da-Tabela-Peri%C3%B3dica.aspx