Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Eventos




Eventos

Acolhimento aos novos Estudantes do Instituto de Educação – 2024 - 1.º ciclo

De segunda-feira, 26.08.2024 até quinta-feira, 31.10.2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A primeira semana (26 a 29 de agosto) é dedicada às matrículas e os dias seguintes a atividades de integração dos estudantes, ligadas ao contacto com diversos contextos académicos.
O Núcleo de Estudantes de Educação (NEDUM) e o Núcleo de Estudantes de Educação Básica (NEEBUM), estarão durante a primeira semana, disponíveis para contacto com os novos estudantes para divulgar o programa de acolhimento, em articulação com os Embaixadores da Reitoria e a AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho).

Guia de Acolhimento IE UMinho 2024
No dia 6 de setembro de tarde, às 09h30, tem lugar o encontro no auditório multimédia do IE (edifício 13) para contacto com a Presidência, diretores de Curso e Núcleos de Estudantes.

A data e hora da cerimónia de boas-vindas do Reitor será divulgada em breve.

Na tarde do dia 6 de setembro, entre as 15h00 e as 16h30, está prevista uma sessão organizada pela Unidade de Apoio às Actividades de Ensino, designada "Recursos e plataformas de apoio à aprendizagem da UMinho"
Modalidade Online: li
nk a ser divulgado em breve

Projeto da investigadora do ICVS Cristina Cunha premiado pela Fundação La Caixa

De terça-feira, 20.09.2022 até quinta-feira, 31.10.2024
O projeto premiado procura identificar os fatores que predispõem à aspergilose pulmonar invasiva. Para tal, os investigadores procurarão fatores específicos que alterem o equilíbrio entre o hóspede e a sua microbiota pulmonar e predisponham certas pessoas imunodeprimidas a desenvolverem a doença. Os resultados do estudo poderão ser utilizados para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento desta grave complicação, bem como o prognóstico dos doentes.

Aspergillus
é um fungo transmitido pelo ar que está presente em todo o lado, tanto no exterior como no interior, cujos esporos respiramos diariamente. Na maioria das pessoas saudáveis, este fungo não provoca infeção nem problemas de saúde de nenhum tipo. No entanto, algumas pessoas – em especial as que apresentam imunodepressão porque, por exemplo, receberam um transplante, padecem de um tumor, estão sob cuidados intensivos ou, até, sofrem de COVID-19 – podem desenvolver aspergilose pulmonar invasiva, uma doença que pode ser grave e potencialmente mortal. Em todo o mundo, 30 milhões de pessoas por ano apresentam risco de infeção, embora apenas sejam diagnosticados 300 000 novos casos anuais de infeção. Mas por que motivo só algumas pessoas são infetadas? Apesar dos grandes avanços dos últimos anos na luta contra esta infeção oportunista, tanto o diagnóstico como o tratamento da aspergilose continuam a representar um importante desafio para a medicina.
O CaixaHealth Research 2022 dará um impulso de mais de 23 milhões de euros a 33 novos projetos de investigação biomédica em Portugal e Espanha. Além de Cristina Cunha mais 12 projetos nacionais foram premiados.

3ª edição do Curso de Formação em Mediação Familiar | 1ª edição em Mediação em Contexto de Julgados de Paz

De sexta-feira, 23.02.2024 até sábado, 26.10.2024
Campus de Gualtar, Braga
A presente formação aborda temáticas como os Meios Alternativos de Resolução de Conflitos, as estratégias de gestão de conflitos, as técnicas de comunicação positiva e construtiva, as técnicas de coaching aplicados à mediação, a inteligência emocional e a Programação Neurolinguística na construção do perfil do mediador, as especificidades do processo de mediação familiar e da mediação nos Julgados de Paz, a competência, organização e funcionamento destes tribunais, os princípios da mediação de conflitos, o papel dos advogados, solicitadores e outros participantes no procedimento, a audição de crianças e jovens no âmbito do processo, a violência doméstica, o enquadramento legal e cultural da mediação, os temas de Direito da Família e Sucessório, bem como as questões psico-sociais envolventes na mediação.

Esta formação dá acesso aos concursos públicos para ingresso no Sistema Público de Mediação Familiar e Julgados de Paz, para o ingresso na Lista de Mediadores (Privados) organizada pelo Ministério da Justiça e para o exercício privado da Mediação abordada no âmbito deste curso.

Está incluída uma sessão para efeitos de Estágio.

CARTAZ

CALENDARIZAÇÃO
O curso tem início no dia 23 de fevereiro e termo no dia 26 de outubro de 2024.

HORÁRIO
Sextas-feiras: 18h - 22h | Sábados: 9h - 13h . 14h30 - 16h30

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO
Frequência do último ano de qualquer licenciatura e o domínio da língua portuguesa.

PROPINA
Pagamento total ou parcial - 1.450€ ou 8 x 190€

LOCAL
Sala 1.38 Escola de Direito da UMinho . Braga

COMISSÃO CIENTÍFICA
Anabela Quintanilha | Maria João Castelo Branco | Cristina Dias | Rossana Martingo Cruz

ORGANIZAÇÃO
Escola de Direito da UMinho | Centro de Estudos Jurídicos do Minho | MediarMais

DÚVIDAS E INSCRIÇÕES
info@mediarmais.pt

Investigador do ICVS da Escola de Medicina vence bolsa da Fundação “la Caixa”

De sexta-feira, 24.11.2023 até domingo, 24.11.2024
Este projeto tem a colaboração do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia e esta junção entre especialistas em biologia e tecnologia promete impulsionar a inovação e o desenvolvimento de soluções avançadas para a regeneração de lesões da espinal medula.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, se registem entre 40 e 80 casos de lesões da espinal medula por um milhão de habitantes. Embora a taxa de sobrevivência destas pessoas tenha aumentado exponecialmente nas últimas décadas, este tipo de lesão continua a provocar perturbações neurológicas com enormes repercussões na vida dos indivíduos afetados.

Apesar de existirem alguns tratamentos que permitem a recuperação parcial das funções neuronais, tirando partido de uma propriedade intrínseca do sistema nervoso central denominada neuroplasticidade, nenhum deles consegue atualmente reparar totalmente as áreas danificadas.

“Uma lesão na espinal medula pode por exemplo acontecer devido a um acidente de carro ou até num mergulho para uma zona com pouca profundidade, onde o osso da coluna vertebral parte-se e vai esmagar a espinal medula. Uma das consequências deste tipo de lesões é que a informação gerada no nosso cérebro não será transmitida eficazmente pela espinal medula, essa informação vai ficar retida na zona da lesão e, como tal, torna-se impossível os músculos do nosso corpo receberem “as ordens” para andar. Todos os nossos orgãos situados abaixo do nível da lesão são também afetados, podendo por exemplo levar à incapacidade de controlar orgãos como a bexiga ou o intestino”, explica Nuno Silva. “Todo o trabalho da minha equipa foca-se nesta problemática e vai desde perceber porque é que não há uma regeneração da medula após estas lesões, até ao desenvolvimento de novos tratamentos, como é o exemplo deste projecto que visa desenvolver um dispositivo que vai combinar várias terapias”, realça o investigador.

Nuno Silva expressou ainda a sua gratidão à Fundação La Caixa pelo apoio financeiro concedido e ao ICVS/Escola de Medicina pela infraestrutura e suporte que lhe permitiram alcançar esse reconhecimento. Agradecendo também à sua equipa e colaboradores pelo trabalho árduo e dedicação contínua à investigação científica. Esta conquista reforça o compromisso contínuo da universidade com a excelência em investigação científica e contribui para a reputação crescente da Universidade do Minho como uma instituição de referência na área da saúde e ciências da vida.

Inaugurado o Espaço Ciências, Artes e Humanidades da Escola de Medicina

De sexta-feira, 26.01.2024 até sexta-feira, 7.03.2025
A cerimónia contou com um momento musical de alunos da Escola de Medicina e uma intervenção do Professor Jorge Correia Pinto. Seguido de expressão poética de Tiago Moita, uma performance da Professora Adriana Henriques e as intervenções do Professor José Manuel Mendes e Professora Cecília Leão sobre as Oficinas de Leitura e Escrita.

Este espaço foi imaginado para funcionar em complemento, com os laboratórios, as salas de aula e os locais de trabalho. É, portanto, um espaço destinado à construção e expansão do pensamento individual ou em partilha. A Escola convida a todos a conhecerem e frequentarem este espaço onde se espera que seja encontrada inspiração, conforto nos momentos de dúvida, criatividade para levantar novas hipóteses e, claro, para celebrar descobertas e novas conquistas.

Assim como mencionado pelos vários intervenientes desta inauguração este é um local que abre portas e faz jus ao seu com nome e inspira todos a falar sobre ciência, arte e humanidade.
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024