Unidades de I&D FCT

Portal UMinho > PT > Investigação > Unidades de I&D FCT

Unidades de I&D FCT

​A Universidade do Minho tem 32 Unidades de Inve​stigação​ (UIs), dos quais 11 foram classificados na última avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e tecnologia (FCT), recorrendo a Painéis de avaliação Internacionais, como Excecionais (1) ou Excelentes (10). Nestes centr​os trabalham mais de 40% dos investigadores da UMinho. A Universidade tem ainda 11 Unidades de Investigação classificadas como Muito Bons, significando que mais de 60% dos investigadores da UMinho trabalham em UIs Muito Bons, Excelentes ou Excecionais, abrangendo as áreas de Ciências Exatas, Ciências Naturais, Ciências da Saúde, Ciências da Engenharia e Tecnologias, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

A Universidade participa também em 3 Laboratórios Associados, sendo um deles totalmente baseado na Universidade​ do Minho​:​​
  • ICVS/3Bs, composto exclusivamente por Unidades de I&D da Universidade do Minho (o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, da EMed, e o Grupo de Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos – 3B's, do I3Bs​);​
  • LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), que desenvolve atividades em colaboração com o CERN, através LIP – MINHO da EC;
  • INESC-TEC, através do CI HASLab (High Assurance Software Laboratory) da EE.​​​​​​​​​​​​​​​​​​