Investigação

Portal UMinho > PT > Investigação

Investigação

A Universidade do Minho (UMinho) é hoje claramente uma Universidade de Investigação. Isso reflete-se na posição que tem vindo a assumir nos principais rankings internacionais, nomeadamente no Academic Ranking of World Universities, o principal ranking ligado à investigação científica.

É também muito claro o aumento do número de publicações científicas, e dos diversos indicadores científicos da UMinho, ao longo dos últimos anos, bem como do número de citações, e os investigadores da UMinho que são considerados investigadores altamente citados, e com maior número de citações e índices h, nas suas áreas científicas. Em 2022 a UMinho publicou 3500 artigos indexados na SCOPUS.

A UMinho é o centro de saber com um nível de investimento captado mais elevado no períodos do QREN e do Portugal 2020 com 84 M€ de investimento, representando 24% do total dos Centros de I&D e Instituições de Ensino Superior ["Redes e Dinâmicas de Transferência de Conhecimento em Portugal", ANI, 2020]. Segundo dados do portal Mais Transparência, a UMinho integra a lista dos beneficiários com maiores financiamentos recebidos do Portugal 2020, sendo a 1.ª universidade dessa lista, com 171 M€ para 589 projetos. A UMinho tem hoje cerca de 650 projetos em curso, no valor de cerca de 150 M€.

A UMinho apresenta um grande número de projetos em curso financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Agência Nacional de Inovação (ANI). A UMinho tem também vindo a captar projetos no âmbito dos Programas Regionais, ON2 e NORTE 2020.

Os projetos em execução com financiamento europeu enquadram-se em vários programas, sendo o Horizonte 2020 a principal fonte de financiamento. No final de 2019, a Universidade do Minho era a 3.ª instituição portuguesa com mais participações e a 2.ª que mais financiamento tinha captado no quadro do Horizonte 2020, com 72 participações e 32.4 M€ de financiamento respetivamente, incluindo 12 Bolsas Avançadas do European Research Council (ERC). Para além dos projetos com financiamento da UE, a UMinho tem em curso um conjunto de outros projetos internacionais, destacando-se as cooperações bilaterais ERA-NET e as parcerias com o MIT e Texas - Austin, a Fundacion "La Caixa", a National Ataxia Foundation, entre outras.

A UMinho participa ainda em diversas parcerias internacionais promovidas pelo governo Português, nomeadamente o Programa MIT (Massachusetts Institute of Technology) – Portugal, o Programa CMU (Carnegie Mellon University) – Portugal, o Programa UT Austin (University of Texas at Austin) – Portugal.

Consulte as edições anuais do livro de "Investigação e Inovação" e conheça melhor as nossas unidades de investigação e o trabalho que realizam.